No mês de maio, a dançarina Leticia Souza passa por Florianópolis, no dia 2, por Itajaí, nos dias 9 e 11 e finaliza em Joinville nos dias 17 e 18, apresentando o solo de dança “A Pequena Monstra: o retorno”. Com codireção dela e Neto Machado, a obra traz à cena uma reflexão das memórias de lutos e lutas vividas pela artista e que em muitos momentos se confundem com a história de todos que estão assistindo.
As apresentações são gratuitas e vinculadas ao Projeto A pequena monstra: circulação e difusão, sendo esta proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.
O espetáculo apresenta uma dança que usa os episódios vividos pela artista para reverberar em sua movimentação corporal. “É olhando para cada memória que conseguimos transformar nossos movimentos, compreender nossa existência e compartilhar nossas reflexões para o mundo, passando a olhar de maneira mais leve para o presente e futuro”, comenta Letícia.
Em Florianópolis, as apresentações prometem ser momentos de encontro com essa expressão artística singular. No Espaço 1 do Ceart – Udesc, localizado na Av. Me. Benvenuta, 1907, Itacorubi, as performances acontecerão na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, nos horários de 10h e 16h. Em Itajaí, o encontro será na Itajaí Criativa, localizado na Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, nos dias 9 e 11 de maio, às 19h. Já em Joinville, as sessões acontecem nos dias 17 e 18, às 20h, no Galpão de Teatro da Ajote. Rua XV de novembro, 1383. Todos os dias com ingressos gratuitos, disponíveis uma hora antes de cada sessão na recepção do espaço.
O projeto também conta com apresentações fechadas para adolescentes em cada cidade em datas adicionais que serão seguidas de uma roda de conversa onde serão abordados os processos de criação do espetáculo, levando em consideração o papel das mulheres na arte. As conversas serão mediadas pela pesquisadora Paula Gotelip, doutoranda em arte para infância e juventude.
Para complementar a experiência, Letícia disponibilizou um e-book (download aqui) onde conta sobre como suas experiências em dança, cicatrizes e memórias de lutos a acompanham durante os anos e como elas interferem seus processos criativos.
Sobre Letícia Souza
Letícia Souza é uma artista multifacetada, atuando como dançarina, atriz, curadora, gestora e produtora de projetos culturais colaborativos. Seus trabalhos já foram reconhecidos por importantes prêmios nacionais e estaduais, como o Prêmio Klauss Vianna de Dança e o Prêmio de Circulação e Difusão da Dança, ambos da FUNARTE/Ministério da Cultura do Brasil, e o Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura. Letícia é mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com pesquisa sobre as relações entre dança, memória e a cidade de Joinville. Autora do livro “A pequena monstra: escritas aleatórias para a sobrevivência.”
Agende-se
O que: Espetáculo solo A Pequena Monstra: o retorno em Florianópolis
Quando: 2 de maio, às 10h e 16h (quinta-feira)
Onde: Espaço 1 do Ceart – Udesc, localizado na Av. Me. Benvenuta, 1907, Itacorubi. Quanto: A distribuição gratuita dos ingressos será feita 1h antes de cada sessão, na Recepção Espaço 1
Classificação: Livre
Mais informações: (48) 99856-3730
O que: Espetáculo solo A Pequena Monstra: o retorno em Itajaí
Quando: Dias 9 e 11 de maio, às 19h
Onde: Itajaí Criativa. Rua Dr. Pedro Ferreira, 222
Quanto: A distribuição gratuita dos ingressos será feita 1h antes de cada sessão na recepção do espaço
Classificação: Livre
Mais informações: (48) 99856-3730
O que: Espetáculo solo A Pequena Monstra: o retorno em Joinville
Quando: Dias 17 e 18 de maio, às 20h
Onde: Galpão de Teatro da Ajote. Rua XV de novembro, 1383
Quanto: A distribuição gratuita dos ingressos será feita 1h antes de cada sessão na recepção do espaço
Classificação: Livre
Mais informações: (48) 99856-3730
Ficha técnica:
Uma dança de: Letícia Souza
Direção: Neto Machado
Figurinos e Elementos de cena: Karin Serafin
Trilha Sonora: Dimi Camorlinga
Iluminação: Flávio Andrade
Operação de Luz: Marcos Klann
Identidade Visual : Rodrigo Ascenção
Assessoria de Imprensa: Mariana Woj
Produção Executiva: Paula Gotelip
Coordenação de Produção e Gestão do Projeto: Letícia Souza
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).