A 37ª Oktoberfest vai até o dia 23 de outubro, com atrações já tradicionais e muito esperadas, como o concurso da nova realeza da festa, as brincadeiras de chope em metro, apresentações de grupos folclóricos e participação de Clubes de Caça e Tiro.
Elencamos algumas curiosidades sobre a festa que valem a pena conhecer:
Blumenau já teve 2 Oktoberfests ao mesmo tempo: Isso aconteceu em 1993 quando algumas pessoas estavam descontentes com a organização da festa oficial. Diziam que a festa já não era a mais mesma de quando começou e decidiram até dar um slogan para a festa paralela: “A Oktoberfest dos Bons Tempos”. O evento ocorreu no outlet center Celeiro do Vale e para concorrer com a festividade que ocorria na PROEB, hoje Vila Germânica, chamaram o famoso cantor alemão Fredy Quinn e venderam chopp mais barato. Mesmo assim, o evento acabou não emplacando, permanecendo apenas na primeira edição.
Nada a ver com enchente: Muitas passagens históricas recebem alguns “enredos” que nem sempre condizem com a realidade, isso geralmente acontece para vender a história de superação de um povo e dar valor superestimado ao evento. Com a Oktoberfest Blumenau não foi diferente. Quem acredita que a festa foi pensada para dar um pouco de alegria aos blumenauenses num momento pós-enchente, sinto muito em quebrar o encanto, mas não foi bem assim que aconteceu. A festa já estava mapeada há anos e era promessa de campanha de vários prefeitos, porém, somente Dalto dos Reis teve comprometimento para tirá-la do papel. A enchente acabou jogando contra, mas não foi o suficiente para postergá-la ainda mais.
O prefeito que trouxe a Oktoberfest não gosta de chopp: Não é surpresa que o atual prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, não toma chopp com álcool. Ele é abstêmio há 30 anos. A surpresa mesmo fica por conta de Dalto dos Reis que em entrevista ao Blumencast, disse que não gostar da principal bebida alemã. Ele ainda revelou que os brindes feitos após a sangria do barril à época de prefeito, eram com refrigerantes de guaraná.
Bastidores dos desfiles: Os desfiles sempre foram um show à parte, uma espécie de Oktoberfest a céu aberto na Rua XV de Novembro. Nas primeiras edições, Beto Carrero vinha com sua trupe e seus animais. Artistas famosos como Tony Ramos, Glória Menezes e Tarcísio Meira também já agregaram valor ao desfile. O Planetapéia, que hoje é uma das atrações mais aguardadas, começou com Nerino Furlan em uma bicicleta adaptada para quatro lugares furando o cerco e entrando no desfile sem permissão. Outra figura audaciosa foi Luiz Cé, o criador do Vovô Chopão, que também havia sido barrado,esperou uma lacuna para entrar no desfile. E quem teria coragem de tirar um dos símbolos da Oktoberfest? Bem que dizem que uma dose de ousadia compõe a fórmula do sucesso.
Sorteios de automóveis: Uma das curiosidades que poucos vão lembrar, é dos sorteios de automóveis nas primeiras edições da Oktoberfest Blumenau. O ingresso da festa, vinha com um número no canhoto, que ao ser depositado em uma urna, passava a concorrer automóveis zero quilometro. Se você conhece alguém que já foi sorteado com um carro na Oktoberfest, entre em contato com a gente. Queremos conhecer sua história.
André Cantoni, um apaixonado pela História de Blumenau, é apresentador do podcast Blumencast, que tem crescido e conquistado cada vez mais audiência do público blumenauense. O Blumencast traz personalidades marcantes da nossa cidade abordando temas como história, jornalismo, política, humor, conteúdo digital, viagens e muito mais! Uma verdadeira memória digital de Blumenau e Região tem sido formada com esse canal. Você encontra conteúdo do Blumencast no Youtube, Instagram e Plataformas de Áudio.