De acordo com o levantamento “Panorama do Setor 2025”, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o país é o terceiro do mundo em produtos de cuidado com os cabelos. Celso Martins Júnior, consultor técnico da in-cosmetics Latin América, evento dedicado à matérias-primas, detalha 5 tendências deste segmento que devem guiar a indústria nos próximos meses e, consequentemente, atender novas demandas de consumo.
1 – Personalização de tratamentos
Para o especialista, apesar de já ser conhecido, o termo tem ganhado notoriedade cada vez maior à medida em que o conceito de saúde, beleza e bem-estar, assim mesmo, de forma integrada, se fortalece. “O consumidor procura por soluções melhores, conforto acessível, confiabilidade e segurança. Tendências do passado produziram intolerâncias e maiores taxas de alergenicidade, o que abriu espaço para a personalização e skinificação”, explica.
Celso também lembra que cuidar dos cabelos hoje tem um significado além dos fios. “Tudo começa no couro cabeludo. Limpar na dose certa e controlar a microbiota passaram a ser partes estratégicas dos rituais capilares. Além disso, os ingredientes atuais são derivados de biotecnologia, fontes renováveis e sustentáveis”, diz.
2 – Tecnologias
Laser, microagulhamento, alta frequência. O que não faltam são procedimentos estéticos ligados aos cabelos. Existem muitas combinações e variações possíveis, quando se fala de associações com os cosméticos, mas aqueles que são considerados invasivos, como o microagulhamento, que possuem demanda crescente, exigem atenção e cuidado especial.
“No caso dos invasivos, é fundamental que existam projetos de educação e preparação dos profissionais envolvidos. Já em relação às alternativas, vemos o avanço dos cosmocêuticos e na Tricologia e Terapia Capilar, o que chamamos de princípio da ação combinada, que é o uso de dois ou mais recursos para potencializar os resultados dos protocolos sugeridos para cada caso. Para isso, a escolha dos ingredientes é um pilar essencial, com o desafio de alinhar a função principal do ativo ao manejo da disfunção capilar a ser tratada”, esclarece.
3 – Beleza + Saúde
Atualmente, os consumidores têm buscado produtos que, além de aparência, ofereçam melhor desempenho e um bom custo-benefício, aumentando o nível de exigência e segurança do setor. “Isso tem exigido mais das empresas e dos próprios profissionais de desenvolvimento. É algo que fortalece o mercado e exige muito mais de cada um de nós, que estamos envolvidos no setor”, afirma.

De acordo com o especialista, alguns ingredientes e formulações se destacam na fusão entre a instrumentação estética e os tratamentos capilares de alto impacto. “Os exossomos de origem vegetal estão entre as melhores e mais novas tecnologias. Eles funcionam como qualificadores da condição de comunicação celular, melhorando a condição de mitose e as condições gerais do meio. Entendo ainda que a aplicação dos óleos essenciais, com dosagens específicas e bem controladas, pode conferir um comportamento terapêutico eficaz e muito agradável aos cabelos e ao couro cabeludo”, completa.
4 – Consciência Natural
Alguns ingredientes naturais têm se destacado no mercado de cuidados com os cabelos. A aplicação de subprodutos do café e de derivados da Oliva tem ganhado destaque pela efetividade. Na América do Sul, a abundância da Rosa Mosqueta tem sido destaque há muito tempo. Marcas internacionais já usam este recurso em seus produtos mais caros e sofisticados, tamanha é a contribuição em eficácia e desempenho. Entre os óleos essenciais, a Lavanda, o Alecrim e a Melalêuca continuam entre os mais vendidos, e os óleos essenciais de Bergamota e Limão Siciliano seguem ganhando espaço nos novos projetos de desenvolvimento.
O desafio do momento tem sido equilibrar o desejo do consumidor por produtos naturais com a eficácia e a estabilidade exigida pelas fórmulas profissionais. “A eficácia deve estar no conjunto da formulação e não apenas no ativo principal, visto de forma isolada. Saber combinar os ingredientes e compreender suas condições de estabilidade é fundamental para construir um produto de sucesso”, explica.
5 – Crescimento do público masculino
As novas barbearias e o mercado de hair care têm impulsionado o mercado de produtos para o público masculino no Brasil e no mundo. Até pouco tempo, por exemplo, os cuidados com a pele masculina eram um tabu, o que mudou com a chegada dos cosméticos para barba e cabelo.
Hoje, os produtos de hair care acompanham os cosméticos de skin care e muitas marcas masculinas já apontaram soluções e cuidados para o combate de foliculites, associando produtos para a ampliação dos protocolos pós-barba.
Esse novo nicho deve enfrentar, em breve, uma sequência de segmentações por representação de classes sociais. “Ainda vamos evoluir muito e novos produtos deverão nascer, como fruto de hábitos, moda e tendência”.
Para profissionais e marcas que querem acompanhar as novidades e se destacar no mercado de hair care, Celso Martins Júnior aponta que é essencial estudar a fundo as novas tecnologias, além de entender e interpretar as necessidades dos consumidores que, a cada dia mais, revelam problemas e disfunções capilares. “É preciso projetar com olhos no futuro. Cabelo é coisa séria e couro cabeludo um sistema complexo de ser entendido e compreendido”, conclui.
A in-cosmetics Latin América, o maior evento de matérias-primas para a indústria de beleza e cuidados pessoais da América Latina, acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Os interessados em participar do evento, podem se inscrever por meio do site: https://www.in-cosmetics.com/latin-america/pt-br.html

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