Estudantes do 8º e 9º ano das oito escolas da rede municipal de ensino de Pomerode, por meio de uma iniciativa da prefeitura municipal da cidade, do SENAI e do LAB365, participaram do evento ’Tec Day’. O evento aconteceu nesta quinta-feira (07), no Pavilhão Municipal de Eventos, reunindo quase mil alunos dos períodos matutino e vespertino. Os estudantes tiveram uma experiência imersiva com a tecnologia por meio de demonstrações da equipe de robótica, exibições de robôs com LED, experiências com óculos de realidade virtual, entre outros.
Silvia De Pieri, gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, conta que o evento foi pensado para despertar um desejo maior desses alunos para a tecnologia, fazendo com que participem de forma mais animada e proativa desta fase inicial com o aplicativo Hellow. “A ideia é envolvê-los, utilizando o aplicativo como uma ferramenta de educação mais dinâmica, mostrando que o aprendizado pode ser sim inovador”, comenta.
Segundo o prefeito Ércio Kriek, o objetivo dessa iniciativa é proporcionar aos alunos cada vez mais contato com a tecnologia. “A tecnologia está presente em nossas vidas e nosso objetivo é proporcionar aos alunos da rede municipal de Pomerode um contato cada vez mais próximo com essas inovações. Além disso, queremos preparar esses jovens para o mercado de trabalho e estimular um espírito de empreendedorismo”.
Jorge Luiz Burger, secretário de Educação de Pomerode, ressaltou: “Com esse projeto, buscamos incentivar que os jovens utilizem a tecnologia de maneira mais benéfica tanto em seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Queremos ainda oferecer uma oportunidade para que os alunos se capacitem e quem sabe descubram na tecnologia um desejo de seguir uma carreira profissional na área”.
Sobre o Tec Day
O Tec Day é apenas o início de uma jornada que irá proporcionar que os alunos continuem explorando o mundo da tecnologia através do aplicativo Hellow, uma metodologia desenvolvida para despertar o interesse dos jovens pela área.
“O Tec Day vem contemplar os nossos alunos com um contato maior, uma troca de experiência com a tecnologia. E acredito que tudo isso faz com desperte neles um desejo maior pelo conhecimento da área”, enfatiza Marcos Conrado Hass, vice-prefeito de Pomerode.
A analista de transformação digital do LAB365, Aline Caron Maroz, falou um pouco sobre a sua expectativa para o evento e o que espera que esses jovens levem para casa e para sua vida após essa experiência. “A nossa expectativa é despertar o gosto da área para esses jovens. A ideia do evento é que a gente possa oferecer oportunidades principalmente relacionadas ao ensino e aprendizagem para que os alunos possam se transformar e evoluir”.
A aluna da escola EBM Dr. Amadeu da Luz, Maria Clara Mello Pacholok contou que sua experiência com o evento foi muito boa. “Foi muito legal, quero aprender mais sobre tecnologia. Hoje experimentei óculos de realidade virtual e me despertou mais interesse por esse mundo, gostei bastante”, expressou.
Projeto Hellow
O Hellow é um convite para os adolescentes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental conhecerem o mundo da tecnologia para além do que eles conhecem hoje no seu cotidiano. É um aplicativo que não apenas busca capacitar os estudantes para o mercado de tecnologia, mas também desafiá-los de maneira envolvente e dinâmica.
O projeto será oficialmente iniciado no dia 11 de março, com 1.000 alunos na fase inicial. O aplicativo classificará os participantes, e os melhores terão a oportunidade de participar de um curso de programação no contraturno escolar, que ocorrerá de abril a julho. A última etapa dessa jornada será um Hackathon, onde os alunos poderão aplicar todo o conhecimento adquirido para desenvolver uma aplicação prática.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).