De 5 a 28 de abril, o primeiro e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a grande e democrática comunidade botequeira a eleger o melhor buteco do país, com o lema “Somos Todos Buteco”.
Com esse slogan de campanha o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 2ª edição de Blumenau, reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”. De Norte a Sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 botecos.
História e dinâmica do Concurso
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Trata-se de um concurso, não de um festival: com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco da cidade e depois o melhor do país. Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de boteco no Brasil.
Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.
Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do circuito. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o campeão nacional, melhor boteco do Brasil.
Mais que um concurso, uma chave de impacto socioeconômico
O Comida di Buteco tem e pratica a missão “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco: extensão da sua casa”. Tem como denominador comum nos participantes a presença do dono no local: comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias, sendo lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.
O ano de 2023 foi quebrou recordes para a história do concurso, que atingiu o marco histórico de 1 milhão de votos. Mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos botecos, com mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do sistema do CdB. Nas redes sociais, quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso, com 10 milhões de pageviews do site. Os circuitos também tiveram mais de 150 mil turistas presentes, com uma geração de empregos superior a 10 mil vagas.
Novidades para 2024
Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos, e neste ano o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos desta edição do Comida di Buteco. Serão mais 1.100 receitas em todo o Brasil de norte a sul, com renovação, muito sabor e histórias de família!
Patrocinadores 2024
O Comida di Buteco é 100% viabilizado através do patrocínio deempresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Em 2024, o concurso conta com apresentação da Seara, Eisenbahn como cerveja oficial, patrocínio do Santander/Getnet, Coca-Cola e apoio da McCain, Zero Cal, Chandon, Reserva 51 e Piraquê, além do apoio institucional da Prefeitura de Blumena, Ibis Blumenau e Ibis Budget Blumenau, Abrasel, NEOOH, Sympla e Boxnet. Confira abaixo cada um dos patrocinadores.
EISENBAHN
Eisenbahn, uma das pioneiras cervejarias artesanais do Brasil, firma mais uma vez sua parceria com o Comida di Buteco, um verdadeiro tributo à culinária raiz e à autenticidade dos butecos brasileiros. Em consonância com o tema “SOMOS TODOS BUTECO”, Eisenbahn se destaca como a escolha ideal para acompanhar a comida de qualidade que esse evento representa. Com a filosofia de que “Comida de qualidade merece uma cerveja de qualidade”, Eisenbahn, premiada com mais de 100 prêmios internacionais, reafirma seu compromisso em proporcionar uma experiência artesanal única. Desde 2002, a marca se dedica a utilizar os melhores ingredientes, cuidando minuciosamente de cada detalhe na produção, visando democratizar o acesso à cerveja de qualidade no Brasil. Que Eisenbahn, com sua qualidade reconhecida, seja a escolha preferida para todos os apreciadores durante o Comida di Buteco 2024, elevando a experiência gastronômica a um patamar excepcional.
PIRAQUÊ
“Focada no segmento de biscoitos e snacks premium, Piraquê valoriza receitas autênticas. Desde 2021, a marca é parceira do Comida di Buteco. A intenção é convidar o público para experimentar o original a partir de um portfólio com criações pensadas para o evento. Em 2021, a parceria trouxe para as gôndolas snacks com base de biscoito nos sabores Pão de Alho, Pimenta e Calabresa. Já em 2023, Piraquê apresentou os sabores Filé Aperitivo, Pepperoni e Anéis de Cebola, integrando o segmento de salgadinhos à base de trigo.”
SANTANDER
“O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil.Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta, transporta, vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2024 do Comida di Buteco, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.
COCA-COLA
“Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”, completa Ted Ketterer, Head De Marketing Da Coca-Cola Brasil.
MC CAIN (todos os circuitos)
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo oitavo ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.
ZERO CAL (todos circuitos)
Zero-Cal é a marca líder no mercado de adoçantes e há 20 anos a mais lembrada pelos consumidores. A parceria entre Zero-Cal e o Comida Di Buteco nasceu em 2017, com o intuito de reforçar que seu drink do happy hour pode ser mais doce, e claro, zero açúcar. Zero-Cal acredita que é possível levar uma vida bem-humorada, leve e otimista e oferece produtos especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam aproveitar as delícias do dia a dia, com um portfólio completo, do tradicional ao natural, para todo o tipo de paladar.
SYMPLA
Este é mais um ano de parceria com Comida di Buteco e, dessa vez, com novidades. A Sympla traz, para esta edição, uma série de novos conteúdos para o público. A ideia é fornecer as principais informações sobre os participantes, localização dos bares e até mesmo algumas receitas de petiscos que já foram premiados. Com isso, esperamos ajudar as pessoas a viverem a melhor experiência possível no circuito de butecos.
A geografia botequeira de Norte a Sul do Brasil
Estamos presentes em 27 circuitos e em mais de 40 municípios: no Sudeste, em Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e Araguari, Juiz de Fora, Poço de Caldas, Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano); em São Paulo: capital, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto; e no Rio de Janeiro: capital, Niterói, Baixada – Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João do Meriti. No Norte, no Amazonas: Manaus; e no Pará: Belém e Ananindeua. No Nordeste, na Bahia: Salvador; no Ceará: Fortaleza; e Pernambuco: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. No Centro-Oeste, no Distrito Federal: Brasília, Taguatinga, Guará e Águas Claras; e Goiás: Goiânia e Aparecida de Goiânia. E, por fim, no Sul, no Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Maringá; Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau e Joinville; e Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Canoas.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: Comida di Buteco 2024 irá iniciar no dia 5 de abril em Blumenau – Jornal Floripa