Despertar novas perspectivas em quem já é gestor ou naqueles que vislumbram uma carreira corporativa de sucesso. Esse foi o intuito que guiou a produção do livro “Offline – por trás dos bastidores”, idealizado por Marcella Zorzo e Sueli Campagnolo, que teve lançamento em Blumenau nesta quinta-feira (11). A obra traz a contribuição de 25 coautores que, a cada capítulo, discorrem sobre suas experiências como executivos e, principalmente, como lidam com colaboradores, clientes, fornecedores, conselheiros e diretores.
O executivo Bruno Brandão é um dos profissionais que agrega à publicação sua expertise de mais de 15 anos de experiência em grandes empresas locais. Adepto do intraempreendedorismo, ele elucida o conceito e exemplifica o quanto a prática tem trazido resultados para corporações, independentemente do segmento.
“O termo intraempreendedorismo é algo novo, mas que já se pratica há um bom tempo, com exemplos práticos recorrentes aqui na nossa região. Em linhas gerais: quem tem uma empresa é o empreendedor, aquele que investe no negócio, que tem o CNPJ. O intraempreendedor é o profissional que desenvolve a empresa, que não necessariamente é o dono. É aquela pessoa que geralmente ocupa um cargo de diretor, de CEO, que é o tipo de profissional que domina o negócio, que apresenta resultados, que faz a empresa crescer, presta contas para o conselho, aos acionistas. É o tipo de movimento que ocorre bastante em empresas familiares, quando a geração atual já não tem tanto interesse na corporação quanto os fundadores”, explica Bruno.
Ainda de acordo com ele, o intraempreendedor, por sua cadeira e modo de atuação, acaba atraindo para dentro das empresas outros profissionais com esse mesmo perfil, competência e capacidade de inovação para fazerem o negócio evoluir. “No livro, trago mais detalhes sobre essa prática e o quanto ela pode agregar nas empresas e a todos os que fazem parte dela”, afirma.
Além da lista de 10 dicas de ouro para empreendedores, Bruno também discorre sobre os conceitos de networking e netweaving, mostrando o quanto as conexões com e sem interesse são imprescindíveis para a perenidade das empresas. “Networking dispensa definições hoje em dia, mas o netweaving chega com uma pegada mais empática, mas não menos importante para o crescimento organizacional. Netweaving é dedicar tempo para conexões, sem um interesse concreto de obter algo em troca. É comunicação pura e simplesmente – e a comunicação é o pilar de fortalecimento de qualquer empresa”, comenta.
Bruno Brandão tem passagem por empresas como Cremer, Haco Etiquetas, Grupo Lince e atualmente é head comercial do Grupo Tex Cotton, indústria de vestuário infantil com quase quatro décadas de atividades e cinco marcas de produtos premium. No livro “Offline – por trás dos bastidores”, sua participação está no capítulo 12.
A obra está disponível nas principais livrarias da região. Os exemplares vendidos no lançamento tiveram o lucro doado para o Instituto Biss, de Blumenau, que desenvolve um trabalho com pessoas carentes.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).