Para mostrar a diversidade de linhas, reunindo itens compatíveis com dezenas de fabricantes e diferentes modelos de motocicletas do mercado latino-americano, a Vedamotors – formada por capital 50% nacional e 50% italiano, como a Divisão Brasil do Grupo Athena -, estará na “Feria 2 Ruedas”, um dos maiores eventos mundiais desse segmento no qual a empresa marca presença há mais de uma década, que será realizado de 2 a 5 de maio, em Medellín, na Colômbia.
“Somos uma empresa global e exportamos os nossos produtos para 19 países da América Latina. O nosso objetivo é estreitar o relacionamento com os atuais clientes e, também, apresentar a nossa marca e o nosso DNA de Fábrica para os agentes do mercado como um todo, sejam distribuidores, lojistas, mecânicos e motociclistas da Colômbia e demais países presentes”, afirma Raissa Bazzani Felippe, diretora de Relacionamento da Vedamotors.
Os números do setor reforçam as boas expectativas em relação ao evento. De acordo com dados abertos de agências governamentais de mobilidade, sobre o setor de duas rodas na América Latina, depois do Brasil, que soma uma frota acima de 32 milhões de motos, a Colômbia é o segundo mercado, com 10,5 milhões de motos em circulação – número equivalente a 58% do parque circulante do país, considerando todos os tipos de veículos.
“A Colômbia é um mercado em crescimento contínuo, no qual já atuamos há anos. Além disso, desenvolvemos projetos e alternativas para melhorar nossa competitividade e ganhar cada vez mais participação”, completa Eziel Maciel, Diretor Executivo da empresa. Segundo ele, o mercado colombiano figura entre os principais destinos das exportações da Vedamotors, que representam hoje cerca de 5% do faturamento anual. “O objetivo é aumentar gradualmente essa representatividade, englobando o mercado da América Latina como um todo, mas dando atenção especial à Colômbia, considerando o potencial desse mercado”, explica.
Para isso, um dos destaques do portfólio a ser apresentado na “Feria 2 Ruedas” será a linha de juntas, feitas com matéria-prima que oferece alto desempenho e durabilidade, facilitando o trabalho de mecânicos e atendendo às expectativas dos motociclistas. “A qualidade dessas peças é um grande diferencial frente aos principais concorrentes”, reforça Maciel.
Além das juntas, os participantes poderão conhecer as linhas de borrachas e guarnições, metal motor e produtos de performance que, segundo o executivo, serão fundamentais no processo de expansão da marca entre os países latino-americanos. Raíssa acrescenta que a equipe que participará da feira também ressaltará a agilidade da Vedamotors no desenvolvimento de protótipos e a capacidade de produção da fábrica: “Temos parcerias com oficinas mecânicas colombianas que, depois de conhecer as juntas que fabricamos, passaram a utilizar exclusivamente nossas peças”.
Além disso, é importante destacar que as marcas e modelos de motos variam bastante de país para país: enquanto no Brasil a Honda domina o segmento de motos, na Colômbia, o destaque são marcas como Bajaj, AKT e Yamaha. “Por isso, a Vedamotors busca evoluir o portfólio, desenvolvendo produtos para atender diferentes realidades e, assim, ampliar as possibilidades de negócio”, completa Raissa.
Equipe variada – Para atender à diversidade de visitantes, o time da Vedamotors que irá ao evento reúne executivos, representantes de vendas, que atendem o mercado da América Latina; de exportações, que se relacionam com esses clientes cotidianamente, e, também, profissionais com alto conhecimento técnico sobre produtos.
Para atrair ao estande e encantar os visitantes da “Feria 2 Ruedas”, especialmente os colombianos, pessoas verdadeiramente apaixonadas por motos, a Vedamotors, além de expor os produtos, oferecerá algumas experiências. Entre elas, um motor de moto aberto para mostrar o funcionamento da parte mecânica. “Certamente, irá impressionar até mesmo os mais experientes mecânicos, que trabalham com essas peças no seu dia a dia”, afirma Fernanda Wetzstein, Gerente de Marca e Experiência. Além disso, uma moto off-road cedida por um mecânico, parceiro da empresa em Medellín, estará em exposição, para que as pessoas tirem fotos simulando manobras radicais.
Com a expectativa de atrair 80 mil visitantes, a “Feria 2 Ruedas” reunirá os principais fabricantes de motos e os mais importantes players do mercado,
totalizando 450 expositores de 40 países, inclusive da Europa e da Ásia. “Mais do que uma excelente oportunidade de negócios, esta feira é um grande evento festivo, com inúmeras atrações, mobilizando apaixonados por motos, que chegam em caravanas com amigos ou levam toda a família. E nós estaremos lá, mais uma vez, para receber a todos com o jeito Vedamotors de ser”, resume Raissa.
Sobre a Vedamotors – A Vedamotors é uma empresa formada por capital 50% nacional e 50% italiano – como a Divisão Brasil do Grupo Athena, que atua fortemente no mercado de duas rodas, com presença também nos mercados agrícola, jardim e floresta, náutico e outros. Há 32 anos no mercado e com 250 colaboradores, a Vedamotors reúne mais de 10 mil produtos em seu portfólio e produz anualmente 120 milhões de peças. Atuando nos mercados industrial e de reposição, exporta para 19 países. Entre as 8 empresas do Grupo Athena, a Vedamotors ocupa o segundo lugar em faturamento, abaixo da unidade central, da Itália.
Sobre o Grupo Athena – Fundada em 1973 como uma pequena empresa artesanal, a Athena é hoje uma empresa internacional, que fabrica e distribui produtos em todo o mundo, com um volume de negócios global anual de 160 milhões de euros. O negócio começou no setor de juntas industriais e, ao longo dos anos, evoluiu para uma marca renomada em peças de reposição para motocicletas, automóveis e setor náutico, incluindo peças de corrida.
Recentemente, foram adicionados à indústria a distribuição de marcas de elevado prestígio nos setores de eletrônica de consumo, desporto e outdoor, aproveitando a rede da empresa para oferecer ao público um vasto leque de soluções. Atualmente, o Grupo Athena é composto por quatro divisões: Indústrias, Peças, Eletrônica e Sportech. O objetivo maior é entregar produtos de qualidade absolutamente superior, feitos com sólido know-how, configurados à medida e cuidadosamente selecionados.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).