Com faturamento bruto de R$ 420 milhões em 2023, a RIO – Riosulense S.A. (Rio do Sul/SC), marca global, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, projeta para 2024 um crescimento acima de 20%. Para atingir essa meta a empresa está investindo este ano 10% de seu faturamento bruto na aquisição de máquinas, lançamento de novos produtos e modernização de seu amplo parque fabril (com 27.000 m2 construídos, área total de 1.000.000 m2).
O CEO da empresa, Ornelio Kleber, explica que a consolidação da estratégia de crescimento e a expansão nos diversos mercados nos quais a empresa atua – automotivo (veículos leves e pesados), agrícola e aftermarket – é resultado de investimentos realizados desde 2022, que, segundo estimativas, poderão aumentar a capacidade produtiva total em aproximadamente 25%.
“Seguindo a estratégia de crescimento para os próximos anos, o nosso plano de investimento para 2024 é de aproximadamente 10% da receita bruta. A RIO tem consolidado um desempenho expressivo de mercado, assim, é normal que os investimentos neste ano superem o de anos anteriores”, acrescenta Kleber.
Ele destaca, ainda, que o desempenho altamente positivo é resultado de estratégias de atuação específicas para os diferentes mercados de atuação da empresa. No setor automotivo, a RIO tem avançado constantemente a participação no mercado de montadoras, tanto no crescimento de projetos com os atuais clientes, quanto no desenvolvimento de projetos para novos clientes. Paralelamente, tem fortalecido a participação e a ampliação de negócios no mercado agrícola, muito promissor. E, também, está em pleno crescimento no aftermarket, buscando sempre lançar novos produtos – o que tem levado a um crescimento de 20% de vendas ao ano.
“A RIO é reconhecida pela qualidade de seus produtos. Trabalhamos constantemente para manter a satisfação dos nossos clientes e parceiros, e o mercado tem respondido a isso com uma excelente aceitação dos lançamentos”. Atualmente com 900 colaboradores, a RIO fornece 21 famílias de produtos, somando mais de 8 mil itens no portfólio. Entre outros itens em grande ascensão nas vendas, destacam-se bronzinas, eixo de comando, kit de distribuição, parafuso de cabeçote, juntas para motor, anel de pistão e válvulas.
Exportações – Ornelio Kleber destaca também o papel das exportações que, atualmente, representam 10% do faturamento. “Estamos presentes em mais de 25 países da América Latina e da Europa, e, também, nos Estados Unidos, e continuamos trabalhando para desenvolver novos negócios nestes mercados”, diz o CEO da RIO.
Feiras 2024 – Em busca de ampliar o relacionamento com clientes, distribuidores e mecânicos, a RIO participará dos principais eventos do setor programados para 2024. O primeiro deles é a AUTOPAR, a ser realizada em Curitiba (PR), de 8 a 11 de maio, durante o qual fará o pré-lançamento dos seguintes produtos: bomba de óleo, bomba d’agua, eixo de comando linha pesada e balancim.
Em agosto, a empresa participará da Autop, em Fortaleza (CE) e, em setembro, da Expo Peças, em Goiânia (GO). “A RIO está se aproximando dos 80 anos de atividades, sem nunca se afastar dos seus valores, pois continua investindo nas pessoas, em tecnologia de ponta e na qualidade de seus produtos”, reforça Kleber. A meta da empresa é atender a todos os motores do mercado, por isso, se dedicará ao aumento das linhas de produto e ao complemento das linhas que já são oferecidas.
“Queremos atender nossos clientes com um portfólio completo para que todas as peças da montagem do motor sejam RIO. Por isso, é fundamental estar nas feiras, divulgando novidades e ampliando relacionamentos”, reforça Kleber. Segundo ele, haverá novidades durante todo o ano, com novas famílias de produto e, também, complementos de linha para abranger novos motores. Um exemplo são os complementos do Kit Corrente de Distribuição, com mais de 65 novos part numbers, os anéis de pistão para linha pesada, com mais 40 novas aplicações, e os parafusos de cabeçote, somando mais 50 novos itens.
Fórmula Truck – Também para divulgar a marca, a RIO está patrocinando desde o início do ano o piloto paranaense Douglas Torres, da Equipe Retibam Racing. A empresa fornecerá durante o ano camisas de cilindro, produzidas especialmente para o caminhão de corrida, guias de válvula com liga superior e sedes de válvula. Em contrapartida, o slogan da marca, “Se é Motor, é RIO”, estará estampado na testeira e na traseira do caminhão.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).