O Festival das Cervejarias de Timbó (SC), que aconteceu de 11 a 14 de abril de 2024, foi a ocasião escolhida pela Berghain Cervejaria para lançar o rótulo que leva o nome da cidade. O que os criadores da receita não imaginavam é que duas semanas depois, esta mesma cerveja já conquistaria o lugar mais alto do pódio. A Timbó Lager é medalha de ouro no estilo German-Style Marzen na Copa Sul Americana de Cervejas, que teve seus vencedores conhecidos no dia 25 de abril.
De acordo com o cervejeiro João Krieger, o objetivo desde o desenvolvimento da receita era de que fosse um rótulo leve e com o equilíbrio como principal característica. “Buscamos apresentar bem o dulçor do malte e o amargor do lúpulo, de forma que a Timbó Lager fosse uma cerveja fácil de tomar, mas com conteúdo sensorial”, diz. O teor alcoólico da bebida é de 4,9% e o índice de amargor é de 15 IBUs (a medida vai até 120).
Ainda de acordo com João, a valorização da cidade no nome da cerveja é uma homenagem a todo o cenário cervejeiro de Timbó. “Nós somos um município de cerca de 40 mil habitantes com cervejarias muito unidas e produzindo rótulos com muita qualidade. Quando criamos esta receita, pensando em um produto que pode ser muito popular e difundir ainda mais a cultura cervejeira do município, logo entendemos que seria o rótulo ideal para se chamar Timbó”, afirma.
Este é o quarto prêmio da cervejaria. Também já foram reconhecidas St. Roque Tripel (medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2023), Hefe-Weiss (prata no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2018) e Bitter (bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2016).
O empreendedorismo está no DNA da família do fundador de João Krieger há muitas gerações. Foi com essa inspiração que, quando ele começou a fazer cerveja em casa, em 2010, o plano já era abrir uma cervejaria. Em 2014, a Berghain foi inaugurada. Hoje são 11 estilos comercializados em barris e quatro em garrafas. Mais informações estão no Instagram @berghaincervejaria.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).