Sávio Jobim, diretor de arquitetura da ARCHITECTS OFFICE (AO), agência de arquitetura, urbanismo e interior design com sedes no Brasil e em Portugal, avalia que o segmento de luxo no mercado imobiliário vive um momento de “desconstrução de conceitos”, incorporando visões mais amplas sobre sofisticação e valorizando “coisas que o dinheiro não compra”. O arquiteto falou sobre o assunto durante talk realizado pela Dimas Construções na noite desta quinta-feira (23), em Florianópolis.
Com graduação e mestrado pela Universidade de São Paulo, e passagem por conceituados escritórios internacionais, a exemplo do Triptyque Architecture e o Bjark Ingels Group, Sávio Jobim acredita que a maneira como as pessoas desejam expressar uma “vida com luxo” está mudando, o que impacta diretamente as escolhas sobre como e onde morar.
“De certo modo, vivemos uma mudança de paradigma sobre o conceito de luxo na arquitetura, que faz parte de uma desconstrução de conceitos maior, observada na sociedade como um todo. É algo que começou a ganhar força a partir dos anos de 2016 e 2017, e que se intensificou com a pandemia. As pessoas passaram a valorizar outras vivências, com um apelo maior para o bem-estar, para a qualidade vida e o contato com a natureza, e menos extravagância”, sugere Sávio.
O evento em Florianópolis reuniu arquitetos, jornalistas e influenciadores no showroom do novo empreendimento da Dimas Construções, o D/Sense, que tem projeto assinado pela AO – o primeiro do renomado escritório na Capital catarinense. Localizado a poucos metros da Ponte Hercílio Luz, no Centro de Florianópolis, o residencial utiliza o conceito de ‘quiet luxury’, ou luxo silencioso, tendência que convida ao uso de materiais e peças nobres e de alto padrão, privilegiando soluções sustentáveis e promovendo equilíbrio e bem-estar.
Para Sávio Jobim, que, antes de atuar no projeto, conhecia a Ilha de Santa Catarina apenas como turista, a cidade apresenta características que favorecem o diálogo com esses novos conceitos. “Florianópolis está passando por uma transformação, com mais projetos que se integram à própria cidade, e acredito que essa mudança vai ao encontro de algo que é muito particular da Ilha – tem a ver com valorizar a natureza e as belezas que ela oferece, com viver uma vida mais tranquila, com espaço para a contemplação”.
Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções, parte de um grupo empresarial que começou em 1976 como uma revenda de carros, destaca que a empresa busca contribuir com as transformações de Florianópolis, criando e desenvolvendo produtos que valorizem a cidade e melhorem a qualidade de vida das pessoas. “Somos um grupo que nasceu aqui, uma empresa local que acompanha de perto a evolução da cidade ao longo das últimas quatro décadas, e que se preocupa em contribuir para tornar Florianópolis uma cidade melhor. Por isso, sempre que começamos a projetar um empreendimento, olhamos o entorno e estudamos se ele faz sentido para aquele local, para aquele bairro, se ele pode melhorar a vida das pessoas que moram ali”, diz.
Sobre a AO e a Dimas Construções
Fundada em 2021, a ARCHITECTS OFFICE é a agência de arquitetura, urbanismo e design de interiores liderada por Greg Bousquet no Brasil, e em Portugal com João Vieira. Com projetos em 14 estados brasileiros, além de criações no Peru, Chile e Portugal, a AO se destaca pelo ponto de equilíbrio entre o global e o local, o técnico e o artístico, o orgânico e o mineral, a cidade e a natureza. Já a Dimas Construções é uma das mais inovadoras e respeitadas construtoras de Santa Catarina, que vem se consolidando no mercado ao investir no que há de mais moderno no setor, apostando em tecnologia para oferecer um novo estilo de vida para as pessoas e melhorar as cidades onde elas vivem.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).