Os produtos desenvolvidos através do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), o Sebrae e prefeituras de municípios do Vale do Itajaí serão expostos na Feincartes, em Florianópolis.
O programa se encaixa em um dos objetivos do CIMVI, que é promover ações para o desenvolvimento urbano e socioeconômico regional. Com a ação, a instituição buscou valorizar a cultura local e impulsionar o empreendedorismo.
A feira internacional acontece entre os dias 31 de maio e 9 de junho, no MC Eventos em São José, das 14h às 21h. As cidades participantes são Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
O projeto teve início em 2023. A programação preparou os artesãos com oficinas presenciais e on-line, pesquisas, trocas coletivas e consultorias individuais. Além do conhecimento técnico, os participantes ainda tiveram acesso a conteúdos sobre precificação de produtos e posicionamento de mercado.
Agora, os 415 produtos criados por 68 artesãos, terão um espaço em um estande na feira com 4 mil peças à venda.
Os produtos foram inspirados em temas e personalidades da história, cultura, fauna e flora, arquitetura e artefatos locais de cada cidade. A cultura dos imigrantes italianos e alemães, presente na região, também inspirou as coleções.
Nas artes, é possível identificar técnicas como a pintura Bauernmalerei e o bordado alemão, conhecido na região como bordado Casa Mayer. Também foram utilizadas técnicas criativas modernas como estampas digitais inspiradas nos bordados, nos jardins e nas diferentes paisagens da região. A madeira também foi um material muito utilizado, tanto em produtos utilitários como em peças artísticas e decorativas.
“Iniciativas como essa são muito positivas para a região, pois incentivam o empreendedorismo, geram um incremento na renda dessas famílias e consequentemente na autoestima dos artesãos”, destaca Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC.
A diretora de Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz afirma que o programa trouxe para os artesãos a oportunidade de aprimorar seus produtos e valorizar o próprio trabalho ao recriar a cultura, história e personagens que representam as etnias que colonizaram toda região.
“O CIMVI tem como principal objetivo a sustentabilidade, e essa parceria com o Sebrae possibilitou preservar um pouco da cultura que compõe o Vale Europeu”, comenta Arlete.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notíciase nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais:
Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: Produtos artesanais desenvolvidos em projeto do Sebrae/SC e CIMVI serão lançados em feira internacional – Agência de Notícias