Aconteceu neste fim de semana, sexta e sábado (24 e 25), no ExpocentroBC Júlio Tedesco, a 30ª edição da BNT Mercosul. A edição celebrativa teve como destaque a homenagem ao Rio Grande do Sul — o Estado não iria participar do evento, mas ganhou um espaço especial para divulgar que o turismo gaúcho continua e que precisam do público mais do que nunca.
O evento reuniu 6.363 participantes, um crescimento de 12% no número de acessos em relação ao ano anterior; foram mais de 360 marcas expositoras e 150 representantes de operadoras, destacando-se como um dos principais encontros do turismo nacional. Idealizada por Geninho Goes é realizada pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a edição de 30 anos contou com a presença de profissionais de 251 cidades brasileiras e 50 cidades estrangeiras, reunindo profissionais de 5 países da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
Durante os dois dias, foram realizadas 24 capacitações com seis destinos em destaque – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Maranhão e Blumenau – proporcionando aos agentes conhecimento especializado sobre os atrativos turísticos oferecidos. Ao todo, foram 2.895 profissionais capacitados em destinos diferentes. Além disso, a Rodada de Negócios, realizada no sábado pela manhã, possibilitou a realização de 1.470 contatos comerciais, fomentando parcerias e expandindo o networking entre operadores e fornecedores.
Na cerimônia de abertura, agentes e operadores de viagens gaúchos chegaram entoando o hino do Rio Grande do Sul, que foi novamente cantado pelo cônsul do RS em Balneário, Osmar Fernandes. Claudia Mara Borges, diretora de Planejamento e Competitividade do Estado do Rio Grande do Sul, agradeceu muito pelo apoio recebido através do evento, porque não participariam da feira após o desastre ocorrido no Estado. Ela pontuou que entenderam junto com Geninho que a participação foi fundamental para divulgar que o turismo gaúcho continua e inclusive citou Blumenau, com a Oktoberfest tendo nascido após uma enchente. “Houve bloqueio das estradas e aeroporto, mas sem impacto aos atrativos. Fizemos qualificação das operadoras para venderem o destino Rio Grande do Sul e pedimos que continuem vendendo porque o turismo continua. Por isso, estamos usando a frase ‘Abrace, sinta e viva o RS’”, destacou
Geninho Goes, idealizar da BNT, destacou que o evento que mais promove o turismo brasileiro chegou nos 30 anos. “Nasceu em Balneário Camboriú, na Barra Sul, em um pavilhão de madeira, foi para o Beto Carrero, aconteceu em lona de circo, foi para Itajaí e voltou em 2023 para onde nasceu. Quanta coisa boa aconteceu nesses 30 anos. Agradeço todos os locais que nos abraçaram”, disse.
Já a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, apontou a importância do Convention organizar a BNT pelo quarto ano e elogiou a chegada da 30ª edição, que também homenageou o RS. “Estado que viveu essa triste situação e comoveu tanto Balneário, nossa cidade abraçou e está junto no recomeço. Agradeço ao Geninho por ser um grande exemplo mais uma vez. O Convention de BC nunca seria o mesmo sem a BNT do nosso lado e Balneário ganha com tudo isso que acontece, entre essa parceria da associação Convention e empresa BNT”, comentou.
Milton Zuanazzi, Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, destacou os 30 anos da BNT ‘em uma casa [Centro de Eventos] dessa magnitude’. “Continuará crescendo com esse equipamento e trazendo bons negócios, nessa feira consolidada no mercado brasileiro”, disse.
O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, falou sobre o quanto a BNT auxiliou no desenvolvimento do turismo catarinense e celebrou que ainda há muito pela frente. Inclusive, na coletiva de imprensa, Geninho Goes já antecipou que a edição 2025 acontece em 30 e 31 de maio e que já há contrato firmado com o Expocentro para as cinco próximas edições.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, destacou que reconhece o trabalho de Geninho, que já foi seu secretário de Turismo, e que chegar em 30 anos de BNT foi um desafio. “A nossa cidade e SC devem muito ao trabalho do Geninho, o coração se motiva porque fazer turismo não pode ser sobre entregar o que não tem, tem que entregar alma e coração. O turismo jamais vai parar de ser mola propulsora das boas experiências, e é o que cidade, estado e país precisam – entregamos da alma para que as pessoas possam absorver e ter experiência. Em cima disso homenageamos o RS, estado ao qual devemos muito, o povo gaúcho que veio fazer turismo e aqui resolveram ficar e investir”, pontuou.
A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Ministério do Turismo, Governo Federal, Balneário Camboriú, Blumenau, Costa Verde & Mar, Grupo Oceanic, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catariana. Media Partner: Mercado & Eventos.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).