Apesar do clima frio e seco desidratarem a pele, o inverno é o período ideal para a realização de protocolos estéticos, principalmente daqueles que exigem que os pacientes fiquem longe do sol ou que não estejam com a pele bronzeada. Em razão disso, os consultórios dermatológicos apresentam aumento de demanda nos meses mais frios do ano.
Os protocolos para melasma, manchas solares e rejuvenescimento, como Morpheus8 e Fotona, são os mais recomendados para a estação. Pensando nisso, convidamos a médica dermatologista Nadine Vandresen para tirar as principais dúvidas sobre tratamentos e cuidados para a pele no inverno.
Qual a principal queixa por parte dos pacientes durante a estação? Quais tratamentos são recomendados no inverno?
No inverno, os pacientes se queixam de melasma, rugas profundas, manchas solares e estrias, E esse época do ano é a melhor estação para cuidar da pele, pois não nos expomos ao sol, o frio faz com que o inchaço se torne menor e a cicatrização é acelerada. Pensando nisso, podemos realizar procedimentos mais potentes para o rejuvenescimento, como o Morpheus8, uma radiofrequência microagulhada que gera aumento da produção de colágeno e consequentemente trata a flacidez, melhora de rugas, textura e manchas. Pode ser utilizado também no corpo para o tratamento da flacidez, celulite e estria. Outro protocolo recomendado para estimular colágeno é o laser Fotona, ele gera um efeito lifting e melhora poros, textura, rosácea e trata de vasos, acne, cicatrizes e estrias. Já o Zye laser é excelente para melasma e manchas solares, no rosto ou em outras áreas do corpo, ele também pode ser um forte aliado nos poros, rosácea, acne, depilação e estrias.
Há algum protocolo que deve ser feito exclusivamente no inverno?
Os protocolos ideais para o inverno aliam o Morpheus8, o Fotona e Zye aos bioestimuladores de colágeno, como a terapia regenerativa com Exossomos e Evo PDRN, eles irão rejuvenescer a pele com um período de recuperação mais curto. É importante ressaltar que os protocolos e escolhas das tecnologias injetáveis são individuais e personalizados.
Quais as vantagens do inverno em relação ao verão para determinados protocolos?
Durante o inverno, a exposição e a radiação solar é menor e além disso, temos a tendência de permanecer em lugares fechados e com a pele coberta. Junto a isso, no frio, os vasos sanguíneos ficam menos dilatados fazendo com que ocorra menos inchaço e o processo de cicatrização do corpo é mais acelerado.
Quais cuidados caseiros são indispensáveis com a pele durante o inverno?
Além dos protocolos realizados no consultório é necessário também alguns cuidados no dia a dia. Mesmo no inverno, é fundamental o uso de protetor solar, junto a isso, é recomendado que o banho não seja muito quente, pois pode aumentar a oleosidade capilar e causar seborreia, além de desidratar a pele do rosto e do corpo, para evitar esse ressecamento é necessário hidratar a pele com frequência e ingerir bastante água. O inverno permite o uso de ácidos, como tretinoína e os alfa hidroxiácidos, que são mais potentes para o ganho de colágeno e o tratamento de rugas. É fundamental também realizar skincare específico para seu tipo de pele e usar hidratante para os lábios, pois é uma região que resseca muito, eu recomendo aqueles que também possuem protetor solar na fórmula. Outra região que costuma desidratar é o pé, no mercado há diversos hidratantes específicos para essa região. Outro fator muito importante é manter uma alimentação saudável e uma rotina de atividade física. Também é necessário tomar cuidado com o excesso de doces e bebidas alcoólicas como o vinho, que são mais consumidos nessa estação.
Sobre a Clínica Nadine Vandresen
Idealizada pela médica dermatologista Nadine Vandresen, a Clínica Nadine Vandresen tem sede em Brusque (SC). Graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Nadine Vandresen foi destaque em 2023 durante evento da Galderma, em matéria veiculada na revista Forbes Brasil. A Galderma ainda apontou os 30 maiores profissionais da estética em franco desenvolvimento no Brasil, e Nadine foi a única de Santa Catarina na lista. Nadine Vandresen também é dermatologista titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. A Clínica Nadine Vandresen é referência no sul do país por seus protocolos exclusivos, associando as principais tecnologias do segmento como o Ultraformer MPT, Tesla Former, Zye Laser, Fotona, Bodytite Inmode, Morpheus, Cooltech e Venus Freeze, que podem ser associados ai nda ao Beauty Drips – procedimento exclusivo no Sul do país. Todos voltados para promoção de bem estar, autoestima, beleza e saúde. Segundo a médica, o grande diferencial é saber identificar o melhor tratamento para cada paciente, que possuem necessidades completamente individuais, com tratamentos personalizados e exclusivos. O corpo clínico é formado por Sulamita Okayama, cirurgiã plástica e especialista em rejuvenescimento íntimo interno e externo, e Camila Zompeiro, médica dermatologista especialista em tricologia médica.