O primeiro circuito gastronômico de Rio do Sul, o Rio de Sabores, apresenta 13 pratos inéditos, desenvolvidos com ingredientes locais que exploram a diversidade e a qualidade dos produtos cultivados na região. Até o dia 14 de julho, moradores e turistas estão convidados a conhecer e avaliar as criações culinárias dos chefs locais. A cada quatro pratos avaliados, o cliente ganha um brinde exclusivo do festival.
Toda a dinâmica do Rio de Sabores faz parte da metodologia Cocriando Sabor e Saber, aplicada pelo Sebrae/SC em diferentes cidades do estado. Em Rio do Sul, os 13 estabelecimentos que participam do Rio de Sabores passaram por diversas capacitações num período de quatro meses para oferecer ao público uma experiência gastronômica única.
O responsável pelo apoio técnico aos estabelecimentos, chef e consultor gastronômico William Aimar, explica que foram realizadas várias capacitações práticas e treinamentos específicos. “O processo foi conduzido de forma cocriativa, pesquisando as culinárias, aperfeiçoando os empratamentos e interagindo com o grupo, para promover o encontro dos sabores da cultura e dos produtores locais de Rio do Sul”, conta Aimar.
Os estabelecimentos participantes foram orientados a desenvolver pratos que transmitissem sua marca e destacassem a riqueza da culinária local. “Foi muito gratificante oferecer este apoio técnico”, considera o chef e consultor.
Para o empresário Amyl Peron Goetten de Lima, sócio-administrador de um dos estabelecimentos participantes, o processo desafiou os empresários a “sair da caixinha”. Segundo ele, “tudo que tira o conforto e balança a gente dessa forma traz muito crescimento. Toda a equipe se movimentou e aprendeu, desde como melhorar o atendimento até a criação dos pratos e o entendimento sobre o festival. Isso fez com que a gente ficasse mais forte a cada processo”, detalha Amyl.
Até agora, o momento mais marcante em toda a trajetória, segundo o empresário, foi a noite de lançamento do Rio de Sabores, em 19 de junho. “Foi um momento muito especial para todos; depois de meses de trabalho, ver o festival tomando forma foi incrível”, considera.
Ele também já observa o resultado na prática, atendendo a novos clientes cativados pela proposta do circuito. “Muitas pessoas relatam que conhecem circuitos em outras cidades e chegam querendo experimentar e participar do Rio de Sabores também”, comemora.
Para Amyl, a expectativa é aumentar as vendas, obter engajamento nas redes e garantir o circuito para o próximo ano. “Está sendo muito legal e motivador este festival”, diz.
Avaliação do público
Para incentivar a participação do público no circuito, o Rio de Sabores conta com uma plataforma própria, em que o cliente avalia os pratos servidos no festival. A cada quatro avaliações feitas, o brinde é uma taça com a logomarca do evento. A promoção é válida enquanto durar o estoque de taças desta primeira edição. “Com isso, queremos reunir a percepção dos clientes ao longo dos 25 dias do Rio de Sabores”, explica Ana Paula Rosenbrock, gestora de projetos do Sebrae Regional Vale.
A realização do circuito coloca Rio do Sul no mapa dos roteiros gastronômicos de Santa Catarina. “Essa integração é um passo importante para a cidade, que passa a ser reconhecida também pela capacidade de oferecer experiências gastronômicas de alto nível. Com essa primeira edição, Rio do Sul dá exemplo de como eventos bem planejados podem impulsionar o turismo e a economia local, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura regional”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo José Fiamoncini.
O Circuito Gastronômico Rio de Sabores é uma realização da Prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e do Sebrae Santa Catarina, e tem como apoiador o aplicativo Aiqfome.
Festival Rio de Sabores
Quando: de 20 de junho a 14 de julho
Onde: nos 13 estabelecimentos participantes
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).