Orquestra Filarmônica Catarinense homenageia Johann Sebastian Bach

Compartilhe esta notícia:

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta o concerto “Em Bach Nós Cremos” no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, no dia 25 de julho, às 20h. O evento celebra a obra do lendário compositor e cravista alemão Johann Sebastian Bach, com a regência do maestro Frederico Mussi, conhecido por sua vasta experiência na Alemanha e no Brasil, e atual maestro da Kantorei St. Thomas de Leipzig. A entrada é franca e pode ser reservada no link. No dia, também serão recolhidos alimentos não perecíveis para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O repertório, além da conhecida Suíte Orquestral No. 3 de Bach, também inclui obras de outros compositores contemporâneos do mestre alemão, com destaques para a Passacaglia para 2 Violas de Händel, o popular Adágio em Sol Menor de Albinoni/Giazotto, a Sinfonia em Si Bemol Maior No.2 de Carl Philipp Emanuel Bach, filho do compositor homenageado. Bach exerceu grande influência musical durante seu tempo, mas também teve seu conjunto de obra eternizado como os pilares da Música Ocidental, por isso também será executado o Concerto Grosso do compositor brasileiro Cláudio Santoro, uma homenagem à genialidade desse que foi um dos mais importantes autores de todos os tempos.

Concerto acontece no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis, com regência do maestro Frederico Mussi e possui entrada franca. Foto: Murillo Medina

Nascido no período barroco tardio, Bach é considerado uma das maiores mentes musicais do Século XVIII, contemporâneo de outros gigantes como Händel, Vivaldi e Albinoni, que também fazem parte do programa.

Bach não apenas contribuiu com obras de imenso valor artístico e técnico, mas também influenciou profundamente os estilos e práticas musicais que se seguiram. Sua habilidade em combinar técnica e expressão emocional estabeleceu padrões que perduram até os dias de hoje.

Frederico Mussi, maestro responsável pela regência, possui uma formação robusta que inclui um Bacharelado em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Mestrado em Musicologia pela Universidade de Leipzig e Bacharelado em Regência Coral/Orquestral pela Escola Superior de Música e Teatro “Felix Mendelssohn Bartholdy” em Leipzig. Sua trajetória profissional é marcada pela atuação na Alemanha e no Brasil, incluindo seu atual papel como maestro da Kantorei St. Thomas de Leipzig.

“O concerto ‘Em Bach Nós Cremos’ não só celebra a grandiosidade de Johann Sebastian Bach, mas também destaca a importância da música clássica em nossa cultura. Estamos orgulhosos em poder proporcionar um mergulho no universo musical de um dos maiores compositores de todos os tempos”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

A orquestra tem o incentivo das empresas Agricopel, Celesc, Ciser, Havan, Grupo Novo Brasil e Imperatriz por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e das empresas Ciser, Diamante, Engie, Multilog, Portobello, Distlé por meio da Lei Rouanet, e apoio da Fundação Galeto’s e Instituto Pedra Branca.

Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC)

Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso. 

A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) nasce com uma proposta revolucionária para disseminar a música de concerto integrando continuamente ações educativas, sociais e conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza  a prática de música de câmara, com programas  musicais diversificados e promove o desenvolvimento abrangente dos músicos. 

Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *