Blumenau terá exposição em céu aberto alusiva ao bicentenário da imigração alemã

Compartilhe esta notícia:

Dia 25 de julho é a data oficial da chegada do imigrante alemão no Brasil, e este ano será comemorado o seu segundo século. Depois dos sucessos das exposições – 200 anos de Dr. Blumenau e 200 anos de Fritz Muller, Luiz Bernardes apresenta seu novo projeto em céu aberto comemorando os 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil.

A grande exposição em céu aberto – uma homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil – é do artista blumenauense Luiz Bernardes. Divulgação

Serão duas exposições de composições e formatos distintos, uma nas varandas térreas da Prefeitura Municipal de Blumenau, com 39 painéis impressos em alta resolução sobre vinil aplicados nas paredes de vidros, e outra, nas grades de proteção da famosa Avenida Beira Rio, com 70 grandes painéis compostos de estrutura de ferro tubular e chapas de ACM, com imagens e textos impressos em alta resolução e qualidade. Os painéis contarão com iluminação individual com refletores de energia solar.

Luiz Bernardes e sua equipe, juntamente com as orientações e colaborações da professora Sueli Petry, contarão um tanto desta extraordinária saga alemã, desde seus sonhos, partidas, viagens e chegadas. Toda a evolução e contribuição deste povo para as terras brasileiras, na sua importância para a colonização, educação, religião, culturas sociais, políticas e econômicas, a grande contribuição para a agricultura, comércio indústria e tantos outros aspectos e setores.

Esta exposição projeta cultura e educação para nossas crianças, juventude, adultos, idosos, comunidade em geral e turistas, independentemente de sua formação cultural, e poderá ser vista ao vivo e a cores, 24 horas e todos os dias, inclusive podendo ser usada como material didático, de pesquisa e estudo.

Um resumo artístico-cultural da Colonização alemã, fora das telas do computador, em tempo real e disponível a todos. Esta exposição pode ser levada para ambientes internos e externos, centros culturais, tapumes de prédios, lugares públicos e privados.

São patrocinadores da exposição: Karsten, Fiedler Automação, Viacredi, Sindilojas, Fundação Hermann Hering, Altona, Memorial Funerário Mathias Haas, Tigre, Duas Rodas, Flamingo e Gráfica 43, Mix e Revista HALLO! Magazine.

A composição artística de Luiz Bernardes e sua equipe (Rafaela Hering Bell, Francisco R. Bernardes e Delnir Withoeft), tem a orientação e colaboração da Professora Sueli Petry, historiadora do Arquivo Histórico Ferreira da Silva de Blumenau, bem como outros colaboradores, entre eles, historiadores, professores, escritores e apreciadores de nossa rica cultura e tradição.

A abertura acontecerá a partir das 14:00hs, do dia 25 de julho de 2024, no pátio da Prefeitura Municipal de Blumenau, e todos estão convidados. Para mais informações acesse o perfil @imialemanhabrasil200anos.

Sobre o artista Luiz Bernardes

O artista plástico e designer, de 69 anos, já participou de exposições individuais e coletivas, regionais, nacional e internacionais. Criador da “Maibaum”, inaugurada nos 162 anos da cidade. Foi escolhido pela Revista Casa e Jardim como um dos 20 artistas plásticos do Brasil na arte da Decoração pela comemoração de seus 43 e 45 anos de edição especial em 1996 e 1997. Possui peças no Brasil e exterior. A partir de 2021, o artista passou a se dedicar a grandes exposições em céu aberto distribuindo da forma mais democrática possível cultura e memória cultural de forma acessível a todos. Para saber mais sobre a extensa obra do artista e suas produções atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *