Com a segunda indústria mais poluidora do mundo, o segmento da moda apresenta diversos processos prejudiciais ao meio ambiente. Contaminação do solo, uso excessivo de água e descarte incorreto ou desnecessário, foram alguns fatores prejudiciais ao meio ambiente que a pesquisa da Global Fashion Agenda apresentou. Segundo a pesquisa, cerca de 92 toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano. A projeção do estudo é que até 2030 aconteça um aumento de 60% neste número, ou seja, atingindo 140 milhões de toneladas descartadas durante o ano.
Com um grande e recente investimento no mapeamento de processos internos, a Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento, localizada em Blumenau (SC), ampliou não só a produção total da empresa, como também proporcionou novas funcionalidades aos produtos têxteis, cuidando sempre com a sustentabilidade dos seus produtos. O mapeamento fez com que a organização identificasse procedimentos que não apresentavam resultados relevantes, desperdícios internos e potenciais melhorias para o rendimento geral da Huvispan. Além disso, a empresa vem investindo fortemente a sua presença em eventos com a intenção de dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no dia a dia.
A Huvispan Têxtil já está confirmada como expositora em três feiras neste ano: a Febratex, O Negócio da Moda (ONDM) e a N Marinho Trends. Segundo a Analista de Marketing da Huvispan, Larissa Reigato Barros, a participação nos eventos foi escolhida de forma criteriosa. “Neste ano, selecionamos a dedo os eventos dos quais iremos participar como expositores. Cada um dos eventos é focado em um tipo de público, permitindo que nos comuniquemos com todos e, aos poucos, entendamos quais tipos de eventos fazem mais sentido para participarmos”, explica Barros.
De acordo com a Analista de Marketing, cada evento têxtil possui sua especificidade, por isso as preparações são diferentes. “Neste ano, estaremos estreando na ONDM. Já na N Marinho Trends e na Febratex, participamos outras vezes. Cada evento possui um pós-atendimento específico. Para a Febratex, por exemplo, que é voltada para indústrias e demais empresas do ramo, acabamos fazendo mais networking, e nosso pós-atendimento é dedicado à agradecimentos pelas participações, novos pedidos e algumas prospecções. No caso da N Marinho, como é um evento voltado para estilistas, tratamos mais sobre tendências e inovações que podem potencializar suas criações”, detalha.
Importância de expor em feiras
As feiras reúnem um público diversificado, que vão desde compradores e investidores, aos próprios profissionais da indústria, permitindo que as empresas alcancem um mercado mais amplo e estabeleçam conexões valiosas.
Além disso, as feiras têxteis apresentam um panorama do setor, no qual as empresas podem observar as tendências, entender as demandas dos consumidores e ajustar suas estratégias de negócios de acordo com o que o mercado necessita.
“Acreditamos que, por sermos uma empresa B2B, uma das nossas estratégias de marketing é estar presente nos lugares onde nossos clientes estão. As feiras são eventos em que muitos empresários e tomadores de decisão pausam suas agendas para conhecer novidades sobre o mercado e investir em networking”, alega Larissa Reigato Barros.
Huvispan apresenta H-Green, marca focada na sustentabilidade têxtil
Em busca de soluções para uma indústria têxtil mais sustentável, a Huvispan Têxtil criou em 2023, a marca H-Green, projeto de malha sustentável, que fornece tecido de poliamida 100% reciclado. A Huvispan irá apresentar em seu estande as produções desenvolvidas na empresa de maneira geral. Entre as atividades realizadas que serão exibidas, está a H-Green. Estar inserido nestes eventos, também é uma oportunidade para demonstrar ao mercado a eficácia das soluções sustentáveis, fomentando uma indústria menos poluente, e para alcançar clientes que contribuam para a expansão da moda sustentável.
“Estaremos presentes como Huvispan, mas em todos os eventos também teremos um espaço para a nossa marca focada em sustentabilidade, a H-Green. Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com nossos clientes e parceiros, ouvindo melhor as dores e necessidades dos nossos consumidores”, afirma.
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