A Fenarreco, maior festa de Brusque, em Santa Catarina, localmente conhecida por sua gastronomia típica e músicas germânicas, foca na produção sustentável, visando melhorias ambientais, econômicas e sociais na região. Dentre as práticas sustentáveis, por meio da parceria com a Veolia, empresa líder em soluções ambientais, os resíduos plásticos gerados durante os 10 dias de evento serão valorizados e transformados em energia verde para alimentar os fornos de cimenteiras no estado.
“Com a iniciativa, a Veolia contribui para o desenvolvimento sustentável não apenas em Brusque como em toda a região e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente. Estamos satisfeitos em nos tornarmos parceiros nessa festa com uma ação de grande impacto social, econômico e ambiental”, afirma Hanokh Yamagishi, Diretor da Regional Sul da Veolia Brasil.
Na prática
De 10 a 20 de outubro, dias em que acontece o evento, a Veolia disponibilizará 40 lixeiras para a separação dos resíduos comuns e recicláveis e ficará responsável também pela coleta dos materiais. Os conteúdos recicláveis serão segregados, de modo que os plásticos gerados no evento sejam coprocessados para blendagem, tornando-se combustível para usinas, na produção de cimento.
Em 2023, a festa gerou cerca de 200 mil pratos e copos de resíduos plásticos que neste ano deixarão de ser descartados e serão valorizados, em um modelo de economia circular.
Sobre a Veolia
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).