RIO estará no Congresso Brasileiro do Mecânico para ampliar oportunidades de negócios

Compartilhe esta notícia:

Em busca de ampliar o relacionamento com clientes, distribuidores e mecânicos, a RIO – Riosulense (Rio do sul/SC) tem participado dos principais eventos do setor automotivo de 2024. Seu próximo destino é o Congresso Brasileiro do Mecânico, dia 19 de outubro, no Expor Center Norte/Pavilhão Amarelo (SP/SP). A empresa estará no estande localizado na rua B e levará conteúdo sobre “Componentes de Motores”, em palestra proferida por Livia de Oliveira, Analista de Desenvolvimento de Produto da RIO, às 15h, no Box Técnico C. 

Marca global, a RIO está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina. “Essa é a terceira vez que participamos do evento, voltado sobretudo para aplicadores e mecânicos em busca de aperfeiçoamento em cursos. Queremos nos aproximar desses profissionais para identificar as necessidades em relação à nossa marca, levantar dúvidas sobre os produtos e, assim, abrir caminhos para novas oportunidades”, ressalta Ornelio Kleber, CEO da RIO.

Equipe da RIO no Congresso Brasileiro do Mecânico 2023. Da esquerda para Direita: Eduardo Amorim – Coordenador de Vendas Norte e Nordeste; Rafael Maia – Supervisor de Vendas São Paulo; Karina Costa- Promotora de Vendas; Mariana Contesoto – Coordenadora de Marketing; Marcelo Berri – Engenheiro, Desenvolvedor de Produtos; e Oziano Chagas – Supervisor de Vendas Norte e Nordeste. Divulgação

Segundo ele, São Paulo representa a maior fatia de mercado da RIO, pois é a região onde está a maior frota do País. “Costumamos receber em nosso estande muitos clientes de todo Brasil, mas o maior público é sempre de São Paulo. São clientes que temos contato no dia a dia, por meio dos promotores de venda, e o evento ajuda a ampliar o relacionamento e a proximidade com o nosso público”, acrescenta.

Crescimento – Desde 2022 são realizados investimentos na RIO para expansão da marca nos mercados onde atua – automotivo (veículos leves e pesados) e agrícola –, aumentando a capacidade produtiva total da empresa em aproximadamente 25%. “A meta é atender a todos os motores do mercado, por isso, nos dedicamos ao aumento das linhas de produto e ao complemento das linhas já oferecidas”, ressalta Ornelio.

Para atingir essa meta, a empresa investiu só este ano 10% de seu faturamento bruto na aquisição de máquinas, e, também, na automação de linhas de produção, com a instalação de robôs colaborativos, assim compondo o centro de usinagem mais completo. Em outra frente, está ampliando as estruturas de logística, com galpões para armazenagem de materiais e produtos, principalmente pela ampliação de portfólio tendo ao longo do ano diversos lançamentos de produtos. Seu amplo parque fabril hoje possui 27.000 m2 construídos e área total de 1.000.000 m2.

Além disso, a empresa projeta fechar 2024 com um crescimento acima de 20%. Para alcançar esse objetivo, é fundamental para a RIO, entre outras estratégias, também participar de feiras e eventos de aftermarketing. Neste ano, participou da AUTOPAR (PR), AUTOP (CE) e Expo Peças (GO), além de algumas feiras de exportação. Também são destaque as estratégias de atuação específicas para os diferentes mercados de atuação da empresa. “No setor automotivo, a RIO tem avançado constantemente a participação no mercado de montadoras, tanto no crescimento de projetos com os atuais clientes, quanto no desenvolvimento de projetos para novos clientes”, explica Ornelio.

Segundo ele, paralelamente, a empresa espera dobrar, nos próximos três anos, a participação do segmento de máquinas agrícolas nos negócios, passando dos atuais já representativos 7% para 14%. Também, está em pleno crescimento no aftermarket, buscando sempre lançar produtos – o que tem levado a um crescimento de 20% de vendas ao ano.

Atualmente com 900 colaboradores, a RIO fornece 21 famílias de produtos, somando mais de 8 mil itens no portfólio. Entre outros itens em grande ascensão nas vendas, destacam-se bronzinas, eixo de comando, kit de distribuição, parafuso de cabeçote, juntas para motor, anel de pistão e válvulas.

A RIO também tem forte presença nas exportações, que representam 10% de seu faturamento, e exporta para mais de 25 países da América Latina e da Europa, e, também, para os Estados Unidos. E ainda está sempre presente em feiras internacionais, como a “Latin Tyre & Auto Parts Expo”, no Panamá; e “Automechanika”, de Frankfurt.

Conteúdos exclusivos – Preocupada em levar informação de qualidade ao setor, a RIO lançou recentemente a “Garagem do Expert”, plataforma onde mecânicos e retificadores podem assistir a videoaulas gratuitas. Faz parte a participação em fórum para sanar dúvidas técnicas e receber certificação.

1 comentário em “RIO estará no Congresso Brasileiro do Mecânico para ampliar oportunidades de negócios”

  1. Pingback: RIO estará no Congresso Brasileiro do Mecânico para ampliar oportunidades de negócios – Agência 6 – Jornal Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *