Na quarta-feira (20), com uma programação de mais de 10 horas de conteúdo relevante ao setor imobiliário e da construção civil, a ZAH Empreendimentos estreou com sucesso de público a primeira edição do Zahitgeist, plataforma na qual arte, bem-estar e sustentabilidade se encontram para definir novas formas de viver.
O summit estabeleceu uma oportunidade de conhecimento, conexão e networking, impulsionando uma evolução progressiva e consciente nesse mercado disputado, especialmente no litoral catarinense. Nem a chuva espantou os mais de 550 profissionais, que foram recebidos em duas plenárias com uma bolsa exclusiva e garrafas de metal, ambos os itens com possibilidade de serem personalizados por artistas locais presentes no evento.
Manhã repleta de insights
A abertura do evento na Plenária Futuro foi marcada pela palestra de Alana Xavier, gerente de contas chave da WGSN, trazendo insights sobre o futuro do lar em 2030, abordando 10 tendências e previsões no setor. “É importante considerar o consumidor e a forma como o seu comportamento tem se alterado nos últimos anos. Sabendo que a ZAH Empreendimentos tem olhado para essas mudanças, percebemos que estamos no caminho certo para oferecer produtos que vão ter aderência com as novas gerações”, salienta Alana.
Na sequência, os quatro sócios da ZAH, Ricardo Zanella, Rivael H. dos Santos, Fernando Corrêa e Cláudio Benedito da Silva contaram um pouco mais sobre o jeito único de construir da empresa. Um dos pontos altos da manhã foi a avant premiére do curta-metragem Amazônia, parceria da construtora com o escritório Troost & Pessoa Architects, dos arquitetos Laurent Troost e Vitor Pessoa, que irá incorporar elementos amazônicos em um novo empreendimento no litoral de Santa Catarina.
“Foi um grande desafio atender ao pedido do Ricardo de trazer a Amazônia para Santa Catarina. Como podemos trazer a floresta para cá? Nosso caminho foi sentir e materializar a experiência da Amazônia de forma mais sutil, por meio de sensações”, comenta Laurent sobre o projeto já premiado com o Excellence Award for Nature Sensitive Architecture 2024, e primeiro projeto de seu escritório fora da região amazônica. O arquiteto belga também subiu ao palco da Plenária Essência no período da tarde para falar sobre construções do amanhã e a relação entre arquitetura e natureza.
A última palestra da manhã trouxe o paisagista Alex Hanazaki, comentando como seu escritório se adaptou às demandas contemporâneas, discorrendo que “saímos de um momento onde a sociedade teve um grande susto, uma pandemia, e naquele momento se mostrou clara a necessidade de conexão do ser humano com a natureza, com as áreas externas. Tínhamos medo de estar fora de casa, e no pós-pandemia vemos um movimento arquitetônico resgatando valor para áreas ao ar livre, uma evidente preocupação em oferecer edifícios mais orgânicos para as cidades”.
Tarde de negócios e reflexões
No intervalo do almoço, o público pôde conferir todos os detalhes da CAZAH, espaço cultural e gastronômico que exprime a verdadeira experiência do lifestyle da ZAH Empreendimentos, materializando os três pilares da construtora: arte, bem-estar e sustentabilidade. A tarde começou com palestra de Romeo Busarello trazendo provocações sobre os negócios do futuro, e um conselho inquietante para os corretores, “vocês precisam levar os olhos para passear, é preciso ter repertório, não é somente pensar fora da caixa, mas fazer fora da caixa”. Na sequência da Plenária Futuro, Juliano Custódio, da EQI Investimentos, abordou investimentos nas décadas porvir e Caio Esteves desvendou os segredos de Place Branding, as cidades como marcas; enquanto na Plenária Essência, Felipe Grossl e Leandro Stechinski, da Agência Exit, debateram sobre branding como modelo de gestão.
O nome mais esperado do Zahitgeist, Roberto Justus, empresário e CEO da SteelCorp, empresa que tem como premissa revolucionar o cenário da construção civil no Brasil, solucionando problemas e entregando projetos mais rápidos, limpos, modernos e ecologicamente corretos, apresentou os benefícios e vantagens competitivas da utilização do steel frame em projetos que visam mitigar os impactos e tornar as construções mais resilientes frente às mudanças climáticas. “Existe uma resistência muito grande em sair da zona de conforto para evoluir na construção civil. Os sócios da ZAH entenderam que é preciso adotar modelos tecnológicos para ocupar um espaço relevante neste mercado”, pontua Justus.
Para Ricardo Zanella, sócio-fundador da ZAH Empreendimentos e diretor de conceito da empresa, “nem nos meus sonhos mais audaciosos eu imaginei que viveria um dia como este, sou muito grato por tudo que estamos concluindo junto com meus sócios, nossas equipes e com essa comunidade de profissionais que enxergam o futuro como nós enxergamos”, adiantando que as próximas edições do Zahitgeist serão ainda maiores.
Sobre a ZAH Empreendimentos
A ZAH Empreendimentos surgiu para quebrar paradigmas e criar espaços que impactam a vida positivamente em todas as formas. Para a ZAH, o luxo não está no valor, está nos valores. Por isso, três pilares sustentam todas as suas construções, desde a criação do conceito e concepção do projeto à entrega das chaves aos proprietários e investidores: arte, sustentabilidade e bem-estar. Inspirada por todas as formas artísticas, a empresa busca um olhar mais sensível sobre a vida, que é traduzido de forma única em cada um de seus empreendimentos. O propósito da empresa é encontrar o equilíbrio entre a vida urbana contemporânea e a reintegração das pessoas com a natureza, tendo a saúde e o conforto no centro de tudo. A natureza é uma obra de arte por si só. O papel da incorporadora é construir com responsabilidade, harmonizando as demandas do mundo atual.
Por meio da construção de empreendimentos de alto valor e além do padrão, com arquitetura biofílica de alta tecnologia, a empresa prioriza o desenvolvimento sustentável e aplica essa filosofia em todos os projetos, pensando não apenas no futuro imediato, mas acima de tudo, em deixar um legado para as próximas gerações, transformando espaços de vida em obras de arte.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).