As joias que adornaram o trio de soberanas da 19ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) venceram o Prêmio Bornancini, uma das principais distinções de design do Brasil, na categoria Design de Moda Profissional, subcategoria ‘sustentabilidade’. A premiação foi entregue na noite de sexta-feira, dia 22, à criadora das peças, a designer Patrícia Pedrotti, em cerimônia ocorrida no NAU Live Space, em Porto Alegre.
O conceito por trás do projeto Enojoias, criado por Patrícia, é inspirado no ciclo das videiras, simbolizando os diferentes estágios de crescimento e renovação que a planta passa ao longo do ano. “Cada joia foi pensada para transmitir essa essência cíclica e a ligação com a natureza, refletindo a continuidade e a vitalidade presentes na vitivinicultura”, explicou a vencedora do prêmio. Para criar as peças usadas pela então imperatriz do vinho, Ana Paula Côrtes Foresti, e damas de honra, Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai, Patrícia utilizou cristais de bitartarato de potássio, um subproduto natural da vinificação, além de metais banhados a ouro rosé.
Dessa forma, Patrícia conferiu uma conexão com o universo do vinho e também trouxe elegância e sofisticação às peças, que também dialogam com a identidade da região.
“Elas são produzidas localmente, valorizando a economia regional e o trabalho artesanal, reforçando o vínculo com a cultura da Serra”, disse Patrícia. Criadas para, junto aos vestidos das soberanas, compor um conjunto para narrar os hábitos e os costumes legados por imigrantes italianos no ofício do cultivo da uva e da elaboração do vinho na região, as enojoias emprestam mais do que detalhes para construir esse enredo. “O resultado é um design que não só conta uma história de tradição e sustentabilidade, mas também agrega valor estético às joias”, disse Patrícia.
Além da premiação para Design de Moda, o evento distinguiu peças nas categorias Branding, Design Gráfico, Design de Ambientes, Design de Embalagem, Design de Produto, Design Digital, Design Estratégico ou de Serviço, Projeto Conceito e Impacto Positivo, nas categorias estudante e profissional. Realizada a cada dois anos, a premiação foi instituída em 2006 por iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), em homenagem ao gaúcho José Carlos Mário Bornancini, um dos nomes referenciais do design no Estado. O objetivo da distinção é reafirmar o papel do design como propulsor de inovação e sustentabilidade, o destacando como promotor de soluções criativas que geram impacto positivo na sociedade.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).