Meio Ambiente inspira a nova coleção de Cama e Banho da Atlântica

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Atlântica está lançando a sua Coleção de Inverno 2025. O Parque Atlântica, área de mata nativa e 20 nascentes, preservadas pela empresa, em Brusque-SC, onde está a sua sede, inspirou a nova temporada de lançamentos. Nascentes dá nome à campanha da nova coleção.

“Nascentes são o ponto de partida, onde a vida começa seu curso. Assim como a água cristalina, que brota da terra, as criações da Atlântica são inspiradas pela força da natureza e pela busca por um futuro sustentável”, explica Susy Ogliari, diretora executiva da marca, 100% brasileira e que tem em seu DNA a responsabilidade social e ambiental, desde sua fundação, há 45 anos. “Nascentes é um convite à renovação, ao respeito pelas raízes e à preservação ambiental. Com a força das Cores do Brasil, cada peça da coleção reflete esse propósito”, conclui Susy.

Linha Aura Natural – da Atlântica Cama e Banho. Divulgação

A nova linha de produtos de Cama e Banho será lançada na Abup Show, que acontece de 2 a 5 de Fevereiro, no Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo-SP. “A ABUP é um evento de destaque no calendário da moda casa. Já recebemos a confirmação da visita de centenas de clientes que querem conhecer as nossas novidades. Isso nos enche de entusiasmo e reforça nossa confiança no potencial da feira como uma plataforma estratégica para fortalecer parcerias e gerar novos negócios,” comemora Susy.

Confira alguns destaques dentre os lançamentos:

AURA NATURAL

A Linha de Toalhas Aura Natural é o exemplo máximo da filosofia da Atlântica no desenvolvimento de uma cadeia produtiva sustentável, que não gere impactos negativos ao ecossistema. As toalhas dessa coleção são ecofriendly, 100% algodão certificado e não passam por tingimento.

Com o mínimo possível de processos na fabricação, os produtos em algodão cru exaltam a maciez e a qualidade características dessa matéria-prima. Sem o tingimento, a linha emprega 55% menos água em sua fabricação. O algodão é proveniente das iniciativas Better Cotton Initiative e Algodão Brasileiro Sustentável, que promovem o plantio sustentável. “A linha consolida a nossa gestão na sustentabilidade ambiental, o que era percebido apenas internamente e não chegava aos consumidores”, enfatiza a estilista Larissa Hort.

Conforto também é um ponto alto dessa linha. As toalhas de rosto (48cm x 80cm) e Banhão (75cm x 1,50m) são encorpadas, com 520 g/m² de fio penteado. Elas são pré-lavadas e pré-encolhidas, o que proporciona maior maciez, volume e durabilidade das peças, que não vão encolher nas lavagens domésticas.

SOFISTACATA PREMIUM

No portfólio de cama, o destaque é para a Linha Sofisticata Premium, de qualidade e acabamento superiores. Em fio penteado, as peças são produzidas no Brasil, com a garantia de procedência das melhores matéria-primas e processos de produção. Em malha 30/1, 100% Algodão e com 140 g/m², garantem maciez e conforto. Com acabamento nobre, as Fronhas têm 4 abas, o Sobre Lençol vem com dobra feita, o Edredom e o Cobre Leito têm dupla face estampadas, o que confere mais de uma opção de composição da cama. A nova coleção apresenta três lançamentos de estampas, em todos os tamanhos, do solteiro ao king:

Algodoeiro: O greige dá o tom dessa nova linha. Mistura de nuances entre o cinza e o bege, a tonalidade ganha cada vez mais espaço na moda e na decoração, como uma opção versátil para quem busca por cores neutras. Ramos da flor do algodão estampam as peças. A elegante vira traz o design das tramas do algodão, dando a impressão de uma textura.

Milano: Essa linha tem uma atmosfera mais urbana e contemporânea. A estampa geométrica vem num degradê de cinza, que vai do prata ao chumbo. A vira das peças remete ao linho.

Valência: A nova coleção também tem a opção mais feminina e romântica. A linha Valência vem em tons de rosa. A Flor do Tamarindo Rosa, um símbolo de delicadeza e elegância, estampa as peças. A vira é composta por poás, sobre a superfíce toda rosa.

A família Sofisticata Premium conta ainda com as linhas Elos, Magnólia, Canto dos Pássaros, Jardim de Rosas e Nativa, sucesso de coleções anteriores, que foram mantidas em linha. Para os adeptos de um décor minimalista, há a opção de linhas de coordenados Lisos, sem estampas.

Sobre a Atlântica Cama e Banho

Tecelagam Atlântica foi fundada em 1979, por Antonio Ogliari, em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Importante pólo econômico do país, a região destaca-se pela tradição têxtil, uma das heranças da colonização alemã. Atualmente, os negócios da família englobam desde a fiação, tinturaria e beneficiamento até a produção final, com coleções completas de Cama e Banho, que atendem aos consumidores mais exigentes em todo o país.

Além dos produtos alinhados às mais novas tendências internacionais do setor, a Atlântica, desde a sua fundação, destaca-se por uma gestão com responsabilidade social e ambiental. Dentre as inúmeras ações, destaca-se um processo de reflorestamento, que hoje soma quase 1 milhão de m² de área reflorestada, com mais de 300 mil árvores, o que contribui para minimizar o impacto ambiental, inerente ao processo de beneficiamento. A empresa também adquiriu terras, para preservar uma área de 200 mil m² de mata nativa, onde existem 20 nascentes. Assim nasceu o Parque Atlântica.

Recentemente, a Atlântica recebeu o Selo Ouro do Programa ABVTEX, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que atesta a responsabilidade socioambiental e o cumprimento de condições de trabalho dignas.

Algumas ações da Atlântica na gestão ambiental:

– Destinação responsável de todo o rejeito que é gerado no processo produtivo.

– 100% dos materiais utilizados na tinturaria são reciclados e rastreados para destinação correta (papelão, plástico, têxtil).

– Utilização de insumos isentos de metais pesados na tinturaria (altamente prejudiciais à fauna e à flora, capazes de oferecer risco aos trabalhadores e consumidores finais).

– Reaproveitamento de água, proveniente do tratamento de efluentes, com padrões de qualidade superior aos exigidos pelo CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente. 

– Sistema de secagem de lodo, residual químico proveniente do tratamento de efluentes, reduzindo em até 80% o material líquido contaminante, diminuindo significativamente o impacto ambiental.

– Participação no programa “EU RECICLO”, que conecta marcas com recicladores e promove a logística reversa das embalagens dos produtos que chegam ao consumidor final.

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