Instituto Araxá promove segunda etapa do Programa de Participação Social em SC

Compartilhe esta notícia:

O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios avançou para sua segunda etapa, com formações realizadas nos dias 1º e 2 de fevereiro em três cidades catarinenses. Promovido pelo Instituto Araxá, o programa reuniu mais de 120 pessoas em atividades conduzidas nos municípios de Florianópolis, Tubarão e Araranguá, abrangendo lideranças comunitárias de diferentes regiões do estado.

Os encontros aprofundaram debates sobre políticas públicas, desafios territoriais, acesso à informação, comunicação popular, cidadania e democracia. O Programa prioriza a diversidade cultural dos participantes e recebeu representantes de comunidades rurais, indígenas, movimentos negros e quilombolas, movimentos de mulheres, população de rua, movimento estudantil, profissionais da educação, arte e comunicação.

Formações reuniram mais de 120 pessoas para debater políticas públicas e cidadania. Divulgação

As formações foram ministradas por Ademir Millo Motta da Silva, biólogo com especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFSC; Sonia Regina de Souza Fernandes, pedagoga e pesquisadora na área de Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores; e Diego Cabalheiro, presidente do Instituto Araxá e mestre em Administração. Além disso, o deputado estadual Marquito (PSOL) participou do encontro em Tubarão, compartilhando experiências e atuação na área de políticas públicas.

O Instituto Araxá tem mais de 10 anos de história em Itapema e região, promovendo e defendendo direitos, desenvolvendo projetos sociais e prestando assessoria a entidades. 

“A segunda etapa do Programa de Participação Social foi ainda mais potente, com troca de saberes entre os envolvidos, muita bagagem compartilhada pelos formadores e diferentes possibilidades de projetos para serem colocados em prática no futuro. Percebemos que coletivamente temos mais força para alcançar os desejos e necessidades em comum. Principalmente quando temos acesso à informação e pertencimento nos processos de construção das políticas públicas” afirma Diego Cabalheiro, do Instituto Araxá.

Próximas etapas

Nos dias 8 e 9 de janeiro, as formações seguirão para os municípios de Itapema, Rio do Sul e Canoinhas, ampliando o alcance da iniciativa. O Instituto Araxá é responsável pela execução do projeto nas regiões da Grande Florianópolis, Serra Mar e Extremo Sul Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte.

O Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social e, em Santa Catarina, conta com recursos de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *