Para marcar a Semana Santa com uma experiência completa, o chef Caio Fontenelle, com quase 20 anos de atuação na gastronomia, preparou um menu exclusivo constituído por entrada, prato principal e sobremesa. A combinação disponível em um dos seus três restaurantes, o Oliv, é inspirada nos sabores do Mediterrâneo e une criatividade e tradição.
Como opção de menu completo, Caio compartilha as sugestões e aponta as composições de cada receita. “Começamos com a bruschetta de polvo — uma entrada leve e refrescante, com polvo em vinagrete de tomates, pepinos, cebola e alho. Como prato principal temos o nhoque de camarões ao mel, feito com massa artesanal de batata, molho rosé ao mel e camarões grelhados. E, para finalizar a experiência, a minha versão do clássico crepe suzette: crepes finos recheados com chocolate meio amargo, envoltos em um delicado molho de laranja e sorvete de creme. É uma combinação pensada para provocar uma experiência gastronômica positiva e aproveitar ao máximo as tradições da Semana Santa”, ressalta.

Para quem gosta de salmão, o chef assina diversas receitas autênticas e criativas. Um exemplo é o pappardelle com salmão, que combina a massa com lascas de salmão grelhado, finalizadas com um suave creme de limão siciliano e um toque de cebolete. Outra alternativa é o salmão em crosta cítrica, servido com um delicioso risoto de alho poró. A salada mediterrânea com salmão também é uma ótima pedida. Ela combina um mix de folhas verdes com lascas de salmão, cebola roxa, pepino, ricota, azeitonas pretas, torradas temperadas e um delicado molho de iogurte. Uma opção fresca e equilibrada para quem busca leveza sem abrir mão do sabor.
Outro grande destaque para a data é a paella marinera. Elaborada com arroz arbóreo aromatizado com açafrão, a receita combina camarões, polvo, peixe branco, ervilhas e pimentões, resultando em um prato robusto e colorido, que serve duas pessoas. O robalo grelhado também é um sucesso do chef, servido sobre um bisque de camarões encorpado e para acompanhar, cenoura, abobrinha e brócolis grelhados.
“A proposta é oferecer combinações criativas e cheias de sabor. A Semana Santa, especialmente a Sexta-feira Santa, é um momento em que muitos buscam pratos com frutos do mar. Do pappardelle com salmão ao robalo grelhado, tudo é pensado para proporcionar uma experiência marcante”, finaliza Caio.
Sobre o chef
Caio Fontenelle é empreendedor e chef de cozinha, fundador dos restaurantes Figueira, Oliv e Pepper Jack, referências da cena gastronômica de Blumenau (SC). Após uma sólida carreira na área comercial de grandes empresas, aos 40 anos ele decidiu mudar a rota e transformar sua paixão pela gastronomia em profissão. Fez mestrado em empreendedorismo, foi professor universitário e, em 2006, inaugurou o Figueira, restaurante especializado em carnes na parrilla. O sucesso da casa abriu caminho para o Pepper Jack, com inspiração norte-americana, e o Oliv, focado na culinária mediterrânea. Recentemente, integrou ao Oliv uma unidade da Grand Cru, maior importadora de vinhos da América Latina.

HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).