Há mais de dois séculos, a Veuve Clicquot cultiva L’Art du Pinot Noir de acordo com a visão de Madame Clicquot. Essa variedade delicada tem uma extraordinária capacidade de expressar a complexidade do terroir de Champagne e de capturar a singularidade de anos excepcionais. Apenas safras com uvas de qualidade excepcional dão origem a La Grande Dame, que foi apresentada pela primeira vez na ocasião do bicentenário da Maison em 1972.
UM LEGADO MARCADO PELA EXCELÊNCIA
La Grande Dame personifica a paixão de Madame Clicquot pela Pinot Noir. Ela descrevia essa variedade como “a única capaz de produzir vinhos de finesse e frescor inigualáveis”. Madame Clicquot foi pioneira na produção dessa uva, como comprovam os arquivos da Maison. Já na década de 1820, cartas e registros contábeis revelam que ela produzia vinhos brancos a partir de uvas tintas de Bouzy.

Ela enfatizava a importância da delicadeza e da precisão ao prensar as uvas tintas para obter vinhos de qualidade. Convencida do potencial único da Pinot Noir, ela a colocou no centro da identidade enológica da Veuve Clicquot, adquirindo dez dos doze vinhedos icônicos da Maison. Essa escolha ousada continua a moldar a alma das cuvées. Esses vinhedos históricos estão localizados principalmente na Montagne de Reims, berço da melhor Pinot Noir de Champagne.
PINOT NOIR, A EXPRESSÃO MÁXIMA DE CHAMPAGNE E SEU TERROIR
Expressando todo o seu potencial em um clima nortista, essa uva frágil, porém poderosa, se beneficia dos solos frios e calcários da região, dos quais extrai sua finesse e estrutura. Versátil, interpreta o terroir com sutileza, refletindo suas nuances e conferindo grande complexidade. O cultivo da Pinot Noir exige precisão e cuidado. Seu processo de vinificação é longo e rigoroso — a Pinot Noir não se revela de imediato.
Nas primeiras degustações, os enólogos precisam se projetar no futuro para imaginar e antecipar a evolução dos vinhos claros. O tempo é um aliado dessa cuvée, tornando-se inestimável para os cortes e o estilo. Essa capacidade de refletir o terroir, sua complexidade e seu potencial de envelhecimento permitiram que La Grande Dame encontrasse sua essência.



A partir da safra de 2008, a Maison deu um passo ousado ao integrar 90% de Pinot Noir ao blend da cuvée de prestígio. O trabalho do Chef de Cave perpetua essa abordagem, em busca de equilíbrio e tensão entre as diferentes Pinot Noirs para alcançar a assinatura enológica única de La Grande Dame: elegância e precisão. Os 10% de Chardonnay completam o blend, adicionando textura e complexidade, conferindo um caráter equilibrado, mais salino e refinado.
La Grande Dame é um vinho excepcional. Destaca-se onde menos se espera — e nunca deixa de surpreender. Ela representa a expressão mais pura da ‘L´Art du Pinot Noir’.
“Um vintage profundo e preciso, La Grande Dame 2018 expressa uma nova faceta da arte da Pinot Noir.” — Didier Mariotti, Chef de Cave
PROFUNDA E PRECISA, LA GRANDE DAME 2018 TEM UM ESTILO ÚNICO E DISTINTIVO
O ano de 2018 foi marcado por condições climáticas contrastantes. Após um inverno particularmente chuvoso, o verão foi longo, quente e ensolarado. Essas condições resultaram em uma colheita excepcional, generosa e de alta qualidade. Essa qualidade beneficiou amplamente as Pinot Noirs, acentuando sua profundidade e precisão, revelando um equilíbrio harmonioso entre frescor e complexidade aromática.
A Montanha do Norte traz verticalidade ao vinho — estrutura, energia e tensão. A Montanha do Sul traz horizontalidade — textura, riqueza e maciez. Essa união sutil revela toda a elegância dessa cuvée excepcional.
Sob a expertise do Chef de Cave, La Grande Dame 2018 encarna o domínio perfeito do envelhecimento a serviço da arte da Pinot Noir. Ela oferece estrutura à cuvée: a Maison não busca um longo envelhecimento, mas sim uma maturação controlada, para valorizar a Pinot Noir e capturar toda sua intensidade e pureza. Essa expertise é transmitida de geração em geração, resistindo ao tempo, na tradição de Madame Clicquot.
O resultado é um vinho com alma ‘solaire’. Sua cor é brilhante e luminosa. Seu estilo profundo e preciso é marcado por uma finesse sutil e frescor, expressos por meio da salinidade. Aromas intensos emergem em uma fragrância delicada de cítricos — limão, lima, yuzu — combinados a frutas brancas, realçadas por notas florais e primaveris.
La Grande Dame 2018 oferece a sensação de equilíbrio ideal, com perfeita harmonia e intensidade para esta safra.
UMA NOVA IDENTIDADE ATEMPORAL
Veuve Clicquot apresenta uma nova identidade visual com o lançamento de La Grande Dame 2018. Esse novo design celebra o icônico amarelo da Maison, símbolo de otimismo e alegria. Essa evolução marca um momento importante para La Grande Dame, pois essa identidade foi pensada para durar safra após safra. Ela ancora a cuvée em códigos fortes, que homenageiam Madame Clicquot e seu amor pela Pinot Noir.
Esse novo design reflete o desejo da Maison de destacar sua assinatura enológica, ‘L’Art du Pinot Noir’. A safra, também destacada, relembra que Madame Clicquot foi a criadora do primeiro champagne vintage, em 1810.
UMA EMBALAGEM INOVADORA E A ARTE DE PRESENTEAR
A nova caixa de presente de La Grande Dame 2018 se destaca pelo uso pioneiro do cânhamo — uma das soluções de conversão de carbono mais rápidas do planeta. Essa biomassa virtuosa representa 60% do papel amarelo da embalagem. A caixa é fabricada na Europa.
A nova caixa de La Grande Dame 2018 foi criada para celebrar momentos de alegria e partilha. Cuidadosamente desenvolvida nos mínimos detalhes, ela eleva a experiência de presentear e torna-se o presente essencial para comemorar ocasiões especiais e homenagear ‘les grandes dames’.
LA GRANDE DAME
UMA FILOSOFIA COMPARTILHADA COM OS MELHORES CHEFS DO MUNDO
Fiel à sua busca pela excelência e movida por uma visão ousada, a Veuve Clicquot revelou, em 2021, seu ‘Garden Gastronomy’, a assinatura gastronômica de La Grande Dame. Inspirada na criatividade dos maiores chefs do mundo, essa iniciativa oferece uma experiência de harmonização de comida e champagne perfeitamente alinhada à La Grande Dame. O Garden Gastronomy convida a redescobrir sabores por meio de uma experiência culinária única e refinada.
Essa comunidade de chefs estrelados cria verdadeiras obras vivas, com uma paleta de cores e texturas onde os vegetais são protagonistas. Sua criatividade brilha em produtos ‘farm-to-table’, com frutas e hortaliças frescas, como as cultivadas na horta da propriedade em Verzy.
Hoje, o Garden Gastronomy é uma comunidade de chefs ao redor do mundo que compartilham uma mesma filosofia: uma cozinha inspirada no jardim, que respeita a sazonalidade, a terra e as pessoas, elevada por sua criatividade. A Maison trabalha para manter a diversidade de seu patrimônio vegetal, preservando assim a singularidade de um sabor distinto.
SOBRE A VEUVE CLICQUOT
Fundada em Reims, em 1772, a Veuve Clicquot permanece fiel ao seu lema: “Uma só qualidade, a melhor”. Em 1805, Madame Clicquot assumiu o comando da Maison e tornou-se uma das primeiras mulheres de negócios modernas. Rapidamente foi apelidada de “a grande dama da Champagne”.
Seu espírito livre, ousadia e cultura da inovação continuam a inspirar a Maison, cuja influência se espalha pelo mundo. Apesar dos desafios, ela olhou para o futuro com confiança e venceu o que parecia uma aposta impossível para uma mulher de sua época: revolucionar o universo do champagne.
Madame Clicquot criou a primeira mesa de remuage — ainda em uso hoje —, o primeiro champagne vintage e o primeiro rosé assemblage conhecido. A cuvée emblemática da Maison, o Brut Yellow Label, simboliza mais de dois séculos de savoir-faire dentro de um patrimônio excepcional. A cor amarela, presente nos rótulos desde 1877, é também a cor do sol nascente — uma mensagem de otimismo.

HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: La Grande Dame 2018 de Veuve Clicquot chega ao Brasil – Agência 6 – Jornal Floripa