Carnaval é uma data muito usada pelos brasileiros para viajar. Seja o folião que pula atrás do bloco ou a família que busca paz no interior, a hora de arrumar as malas pode se tornar uma guerra em casa. Excesso de roupas e itens para se levar, aproveitamento do espaço das malas, enfim, não há quem escape dessa e de outras armadilhas na hora de se preparar para curtir um bom feriado.
Especialista na arte da arrumação, a personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkraut traz 7 dicas importantes e que poucos utilizam na hora de pensar em como organizar as coisas que levarão para a viagem. Confira abaixo:
– Faça uma lista: Antes de começar, anote tudo o que precisa ir na viagem, de roupas à carregador de celular.
– Clima: Pesquise antes a temperatura e o clima que vai estar no local de destino, isso vai evitar o excesso de bagagem, como um moletom para um local bem quente.
– Estilo: Antes de escolher as peças, analise o estilo do local, e o tipo da viagem, assim você evita levar roupas que não condizem com o ambiente.
– Setorização: Separe tudo por sessões. Higiene nas necessaires, roupas íntimas em outra divisória, acessórios, e tudo mais o que for levar.
– Tudo na mala: Agora você coloca tudo na mala, respeitando as sessões que você criou antes, como um “quebra-cabeças”.
– Sempre que possível, desfazer a mala no local de destino. Manter os itens dentro da mala durante toda a viagem, pode esconder o que você levou além de amarrotar algumas peças.
– Quando for refazer a mala para voltar, separe as roupas sujas das limpas e procure manter as mesmas setorizações que você fez na ida. Isso facilitará muito o processo de devolução dos itens para o local, no momento de desfazer a mala.
“Seja para passar as férias todas, apenas uns dias ou só o final de semana, a técnica de como montar uma mala prática e organizada é sempre a mesma e se ajusta ao tamanho e quantidade de malas que você e sua família levarão”, finaliza Nalini.
Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.
Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.
Sobre seu livro:
Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?
Era assim que a autora de “Casa Arrumada, Vida Leve” se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.
Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.
A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.