Fazer do limão uma limonada. O ditado popular pode estar até um pouco gasto, mas cai como uma luva na história das sócias Vânia Uller, 39 anos, e Maria Lurdes Kienen, 64 anos, que enfrentaram desafios e superaram uma série de dificuldades para levantar um projeto ousado: uma casa noturna com entretenimento de qualidade e atendimento de excelência para Blumenau e região. Assim nasceu o Verdant Music Bar.
O projeto nasceu após os planos de Vânia de morar fora do país serem frustrados por dificuldades além do alcance. Depois de passar por processos burocráticos, solicitar vistos, pedir demissão e vender tudo o que tinha, a viagem não deu certo e a empresária teve que repensar os rumos da vida. Como sempre foi uma “festeira profissional’, ela decidiu unir diversão com trabalho e acabou encontrando uma vocação.
“Tentei ser sócia de uma casa (noturna) e não deu certo, então surgiu a ideia de abrir a minha. Chamei minha ex-patroa para ser minha sócia e ela topou”, relembra Vânia. “Parece estranho uma mulher de 64 anos se tornar sócia de uma casa noturna, mas fui porque conhecia a idoneidade da Vânia, que já tinha sido minha funcionária, e abracei a ideia para diversificar o meu segmento de mercado. E posso afirmar que foi uma excelente escolha”, complementa Lurdes.
Transição e exigência
Com o acordo fechado, Vânia deixou de vez o ramo têxtil (ela é modelista de formação) e passou a se dedicar integralmente ao projeto Verdant. Todas as decisões foram tomadas em conjunto pela dupla, da escolha do espaço ao formato de atendimento, Vânia conta que desde o início ela sabia o que queria e, principalmente, o que não queria.
“Queríamos um espaço amplo, sem divisórias, em um bairro estratégico para alcançar clientes da região. Sobre a decoração e a estrutura, como ‘frequentadora de baladas’, eu sabia muitas coisas que me incomodavam nas casas noturnas, então usei essas ideias, procurei muita informação e passei para a nossa engenheira para colocarmos tudo em prática. E até hoje a cada mês que passa ainda mudamos e aperfeiçoamos ainda mais”, afirma.
Um dos postos de destaque da casa é o atendimento, sempre elogiado pelos clientes e um motivo de orgulho para as gestoras do negócio – que afirmam ter sido difícil chegar a um bom nível de excelência. O nome do espaço também foi escolhido para demonstrar a aposta das empreendedoras em um projeto forte.
“Vi numa série, ‘O Arqueiro’ e fui procurar o significado de Verdant: verdejante, prosperidade, algo que prospera. O verde é associado a vários elementos: esperança, liberdade, saúde, vitalidade e relaxamento, e também está relacionado à riqueza e ao dinheiro”, explica Vânia.
Dificuldades e desafios
Mesmo após superarem as dificuldades de empreender e levantar um negócio do zero, as sócias precisaram passar por mais um desafio: a pandemia de coronavírus. A casa foi inaugurada duas semanas antes do fechamento geral determinado por conta da propagação do vírus e as sócias precisaram buscar formas de manter o negócio.
Após o primeiro momento de fechamento geral, elas adaptaram a casa para poder funcionar dentro das possibilidades permitidas.
“Pelo espaço amplo que podia distanciar as mesas começamos a nos destacar e ficamos conhecidas na cidade. A casa não dava lucro na pandemia, mal dava para pagar as contas fixas”, relembra a empresária.
Com dificuldades, elas conseguiram enfrentar o período mais crítico e manter a casa em funcionamento. Quando a fase mais dura passou, elas já tinham um público estabelecido e um nome no mercado.
“Somos a casa que mais cresceu nos últimos anos aqui na região e sabemos que o nosso público entende a nossa dedicação ao trabalho. Queremos seguir trazendo esse entretenimento de qualidade, com atrações exclusivas, não apenas para Blumenau, mas para o público das outras cidades da nossa região, que já nos prestigia muito”, finaliza Vânia.
O Verdant Music Bar está localizado na Rua Engenheiro Udo Deeke, nº 1221, no bairro Salto do Norte, e funciona às sextas-feiras e aos sábados, das 22h às 4h.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).