A cidade de Bombinhas vai atrair a atenção internacional entre os dias 5 e 7 de junho para falar de turismo sustentável. Especialistas da América Latina e Europa participam da Conferência Latino-Americana Green Destinations.
Bombinhas foi escolhida por ser referência no assunto. O município compõe uma lista seleta de destinos sustentáveis no mundo, e foi reconhecido internacionalmente pela premiação TOP 100 Sustainabililty Stories, que premia histórias de boas práticas em destinos ao redor do mundo e levou o primeiro lugar na categoria Cultura & Tradição no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023.
Para o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, a realização do evento em Santa Catarina, mostra que o estado tem evidenciados esforços pelo turismo de qualidade e sustentável.
“Estamos muito animados para receber parceiros e profissionais de turismo no primeiro de muitos Green Destinations Latino América. Será uma excelente oportunidade para reunirmos líderes de destinos latino-americanos, empresários e especialistas do setor para se inspirar com exemplos de boas práticas e discutir soluções sustentáveis e responsáveis para o turismo aqui na América Latina”.
Desde sua primeira edição em 2016 na Eslovênia, a conferência global Green Destinations, tornou-se um dos principais eventos dedicados a destinos turísticos sustentáveis e suas comunidades empresariais.
A Conferência
O evento combina palestras e workshops sobre gestão e desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, networking com líderes do setor e apresentações de destinos referência e histórias de boas práticas, além de visitas técnicas, que possibilitam os participantes a testemunhar a aplicação do turismo responsável na cidade sede da conferência.
O principal objetivo do evento é apoiar gestores de destinos e líderes empresariais da América Latina no desenvolvimento de um turismo mais responsável e sustentável, através da apresentação de histórias de sucesso e do intercâmbio de experiências e boas práticas.
O evento visa engajar a comunidade Green Destinations na América Latina: conselhos de turismo, destinos participantes do Top 100 e do programa de certificação Green Destinations, representantes de organizações parceiras da GD; e outros profissionais de turismo, para debater sobre estratégias de desenvolvimento sustentável no setor.
Temas relevantes
Os painéis da conferência permeiam assuntos como gestão de parques naturais, marketing para destinos sustentáveis, certificação para sustentabilidade, Amazônia, e tendências para o turismo sustentável.
A conferência reunirá palestrantes de 9 países para discutir e promover práticas sustentáveis no setor. Os palestrantes são especialistas em diversas áreas, como ecoturismo, conservação da biodiversidade, marketing e comunicação, desenvolvimento comunitário e políticas públicas.
Eles trazem experiências e perspectivas únicas sobre como desenvolver e promover um turismo que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Além disso, a presença de palestrantes renomados ajuda a inspirar os participantes a pensar de maneira criativa e inovadora sobre como implementar práticas sustentáveis em suas próprias empresas e comunidades.
A diversidade de ideias e opiniões apresentadas pelos palestrantes contribui para a criação de um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor, que promove o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de soluções para os desafios enfrentados pelo setor do turismo na América Latina.
Realização
O evento é realizado pela organização holandesa Green Destinations, juntamente com o Instituto DEL, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC e Programa Del Turismo. Conta com patrocínio do Sebrae, do Instituto Educacional da Economia Bávara – bbw, da Sequa Cooperação Alemã, do Instituto Bancorbrás e da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB. Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis SC (ABIHSC) e o Governo de Santa Catarina.
Bombinhas
Apoiada, principalmente, pelo Programa DEL Turismo, criado e desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e pelo Instituto DEL, Bombinhas passou pelo processo de identificação de potenciais turísticos junto à comunidade juntamente com desenvolvimento desses potenciais com olhar voltado a práticas sustentáveis, e hoje colhe os frutos de trabalho exemplar de colaboração entre o município, a comunidade local e o Programa DEL turismo.
A história de boas práticas da pesca artesanal da Tainha, tradição antiga dos pescadores da península de Bombinhas, e o resgate da cultura ancestral da região, levou o destino à primeira colocação na categoria Cultura e Tradição e colocou o menor município de Santa Catarina na mira do turismo sustentável internacional.
A ideia do programa é simples: unir esforços nos municípios, planejar em longo prazo e executar.
“Este programa tem feito muito pelas cidades quando identifica seus potenciais turísticos e trabalha em conjunto para que eles sejam desenvolvidos através de práticas sustentáveis. Queremos que o turista que chega aos destinos viva a experiência pelos olhos de quem mora na cidade e quer preservá-la”, explica Elisabeth Bauchwitz, turismóloga e consultora de Turismo do Programa DEL Turismo.
Del Turismo
Nascido na Facisc, o DEL Turismo é executado nacionalmente, em cinco estados brasileiros. A Federação e outras entidades integrantes da Rede DEL Turismo têm um Termo de Cooperação com as entidades internacionais Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA), para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável.
O Del Turismo surgiu a partir do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.
Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho da Rede é focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase do Rede DEL.
Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.
Em Santa Catarina, o DEL Turismo já é desenvolvido pela FACISC desde 2010, em diversos municípios.