Chocolate, irresistível, mas precisa ser consumido com moderação  

Compartilhe esta notícia:

Quem resiste a um chocolate, não é mesmo? Nem que seja um pedacinho, mas o importante é não exagerar!

O cuidado que temos que ter quanto às quantidades consumidas é, principalmente, pelo fato de que o chocolate, além de cacau, tem açúcar.

Segundo a médica Gabriela Lammel, que atua na área de emagrecimento, performance e estilo de vida e é membro da Associação Brusquense de Medicina – ABM, a semente do cacau também é rica em gorduras, então ele acaba sendo um alimento bastante calórico.

“Se você consumir um chocolate ao leite, por exemplo, e exagerar na quantidade, estará ingerindo uma grande quantidade de açúcar, por isso prefira os com maior teor de cacau.  Se você tem uma alimentação equilibrada, de uma forma geral, e consumir três quadradinhos por dia, que correspondem a, aproximadamente, 30 gramas, colherá os benefícios sem exagerar nas calorias e no açúcar”, frisa.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Chocolate, em 7 de julho, a dica dos médicos é moderação e atenção ao escolher o produto que vai consumir, com atenção aos rótulos. Divulgação

Ainda segundo a médica, as propriedades anti-inflamatórias do chocolate provêm do cacau, que é rico em flavonoides. Essas substâncias anti-inflamatórias naturais têm a capacidade de neutralizar radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e também pelo desenvolvimento de doenças como o câncer e doenças crônicas degenerativas.  Então, o chocolate além de ser delicioso, pode fazer muito bem para a saúde.

“O cuidado que devemos ter quanto a esse potencial anti-inflamatório é o teor de cacau do chocolate. Portanto, teores maiores como 60 ou 70% de cacau, trarão mais benefícios.  Há estudos que relacionam o consumo moderado de cacau com a menor incidência de diabetes e hipertensão.  Outro fato, que o torna mais delicioso ainda, é porque o chocolate tem triptofano. Este é um aminoácido precursor do neurotransmissor do bem-estar e da felicidade, a serotonina”, completa.

Consumo em excesso

A diferença entre o veneno e o remédio é sempre a dose. Grandes quantidades de chocolate também trazem grandes quantidades de gordura e açúcar, o que aumenta muito a ingestão calórica. Hoje temos mais da metade da população acima do peso, sendo que um terço já tem obesidade. Então, a quantidade de calorias não pode ser ignorada.

Exagerar no chocolate significa que você, provavelmente, estará exagerando nas calorias naquele dia, o que leva ao acúmulo de gordura e isto, já é fator de risco para várias outras doenças.

Dica de consumo

De acordo com a médica Gabriela Lammel, os chocolates com teores maiores de cacau sempre trarão mais benefícios à saúde, pelo teor maior de substâncias anti-inflamatórias.

É muito importante estar atento ao rótulo, o cacau ou a massa do cacau sempre devem ser o primeiro ingrediente. Outra dica importante é evitar aqueles produtos que têm uma lista gigantesca de ingredientes, pois quanto menor a lista, melhor para a saúde.

Um bom chocolate não precisa de muita coisa além de cacau, gordura do cacau, leite e uma pequena quantidade de açúcar. Já o chocolate branco é basicamente gordura do cacau, leite e açúcar. Então, todos aqueles benefícios que o cacau pode trazer, estão ausentes no chocolate branco.

“Consumir chocolates com alto teor de cacau e em quantidades moderadas por dia, é suficiente para manter a saúde e se deliciar.  O consumo moderado é aquele entre 3 a 4 quadradinhos, o que corresponde a em torno de 30 gramas”, conclui a médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *