Na esteira do crescimento do mercado de iluminação no Brasil, que deve ter um incremento de mais de 50% até 2025, a Blumenau Iluminação, um dos maiores players do setor de iluminação nacional, celebra seus 45 anos, apresentando um reposicionamento de marca, com definição de novas práticas, inovando na identidade visual e nos materiais de comunicação, além de um investimento de R$ 12,6 milhões na aquisição de um novo centro de distribuição.
“Nosso reposicionamento tem grandes pretensões. Além de direcionar as decisões estratégicas da empresa para os próximos anos e aumentar a conexão com os nossos colaboradores e clientes, nós planejamos reforçar nossa posição de referência em iluminação no Brasil”, anuncia o presidente da empresa, Renato Medeiros.
Com o novo centro de distribuição, arrematado em um leilão neste mês de agosto, a Blumenau Iluminação ganha mais 11 mil metros quadrados de área construída. De acordo com Renato Medeiros, o espaço receberá investimentos de pelo menos R$ 5 milhões em reformas e adaptações necessárias. A previsão é de que a nova estrutura esteja pronta em até sete meses.
Mercado
A Blumenau Iluminação atua em todo o Brasil e em mais de 10 países da América Latina. De acordo com a diretoria da empresa, nos últimos cinco anos, a empresa registrou um crescimento de 130% no faturamento e cerca de 70% de incremento no quadro de funcionários, totalizando mais de 250 colaboradores diretos e cerca de 130 representantes espalhados pelo Brasil.
Pesquisas mostram que o crescimento do mercado de iluminação no país foi alavancado pela pandemia de Covid-19 e pelo trabalho em home office, que estimulou as pessoas a investirem em reformas residenciais, com foco em itens de decoração, segmento que aumentou 57% nos últimos três anos.
Se tem luz, tem gente!
Com mais de 10 mil pontos de vendas ativos em cerca de 10 países e mais de 1.500 produtos em seu portfólio, a Blumenau Iluminação começou seu reposicionamento de marca no início de 2022. A supervisora de marketing da Blumenau Iluminação, Mayara Silva, que liderou o desenvolvimento desse novo projeto, conta que o período foi de muito estudo e grandes desafios.
“Entendemos que tudo o que acontece na Blumenau Iluminação gira em torno da luz e das pessoas. Por isso, chegamos ao manifesto da marca: Antes de qualquer luz se acender, muita gente já colocou as mãos, a cabeça e o coração para que uma boa iluminação fosse possível para milhões de pessoas.”
Mayara conta que os insights sugeriram a construção de um posicionamento grandioso, que ultrapassasse as barreiras de Blumenau – cidade sede da empresa – e do Brasil.
“Estávamos atrás de uma mensagem que tivesse a capacidade de projetar a Blumenau Iluminação no cenário nacional como uma marca sólida e inquestionavelmente interessada em se relacionar com a população. Foi assim que surgiu o posicionamento: “Se tem luz, tem gente”. Uma frase curta e potente, porém, de fácil entendimento e presente no imaginário de qualquer pessoa. Quem nunca olhou para uma luz acesa do outro lado da rua e pensou: “tem alguém em casa”. Essa e outras situações cotidianas tornam essa mensagem altamente familiar, próxima e amigável. É simples: onde tem luz, tem alguém por perto”.
Trata-se de uma grande mudança simbólica e cultural para a empresa. “A escolha em preservar alguns elementos marcantes da antiga identidade, como a tipografia em caixa alta bem como a predominância da cor azul, foram mantidas de forma intencional para reforçar a proximidade e as percepções já construídas ao longo desses 45 anos de empresa”, explica Mayara.
Proximidade e relacionamento com o público
O diretor Comercial e de Operações da Blumenau Iluminação, Renan Pamplona Medeiros, conta que através desse novo posicionamento, o propósito da Blumenau Iluminação foi reescrito com o intuito de enfrentar um desafio do segmento de iluminação que é a construção de proximidade e de relacionamento.
“Queremos estar ao lado das pessoas, como a primeira opção quando se pensa em iluminação. Somos uma empresa com a qual os consumidores e lojas podem contar. Queremos reunir as pessoas ao redor da luz”.
O novo posicionamento também demonstra a visão futura da Blumenau Iluminação, que é democratizar o acesso à boa iluminação. Por isso, o mix de produtos passa a ser pensado para quem busca conveniência, autonomia e familiaridade. Nesse sentido, destaca-se uma grande vantagem: maior alinhamento e sincronia estratégica entre os departamentos comercial, marketing e de desenvolvimento de produto”, relata Renan.
>> Confira a nova identidade visual aqui.
História de 45 anos celebrada
Para celebrar os 45 anos, a Blumenau Iluminação também organizou uma semana de comemorações junto aos seus colaboradores. “Celebramos ao lado do nosso time, sem ele não estaríamos aqui. Eles pertencem a essa história de sucesso, por isso nossas comemorações começaram voltadas à nossa cultura interna”, conta Renato Medeiros.
Lorena Pamplona Medeiros, filha de Orlando Zeno Pamplona, fundador da Blumenau Iluminação, está na empresa desde 1986. De uma família de cinco irmãos, atualmente é a única que continua ativa no dia a dia da empresa.
“Nesses 45 anos, a empresa se estabeleceu como uma líder no mercado de iluminação, conquistando reconhecimento tanto nacional quanto internacionalmente. Somos sinônimo de inovação, qualidade e comprometimento com a satisfação dos clientes. Neste momento tão especial, não estamos apenas celebrando conquistas passadas, mas também olhando para o futuro com um novo olhar e uma nova abordagem. A empresa está orgulhosamente revelando seu novo posicionamento de marca, marcando uma evolução significativa em sua identidade”, conclui Lorena.
Renato Medeiros afirma que, com 45 anos de experiência e sucesso, a Blumenau Iluminação está pronta para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro trará.
“O novo posicionamento é um testemunho da capacidade que temos de evoluir e de nos adaptar. Tudo isso mantendo nossos valores e qualidade. Estamos orgulhosos por essa jornada de sucesso e por continuar iluminando os caminhos das pessoas. Se tem luz, tem gente. E se tem gente, você tem com quem contar!”, ressalta o CEO.
Sou Rodrigo Gonçalves, um empreendedor visionário. Como CEO do Grupo Inove Prime e mentor de negócios, dedico-me a transformar ideias em resultados tangíveis e estou profundamente empenhado em causas sociais.
Além disso, sou presidente do Instituto Vinícius Ian, onde trabalho para transformar a vida de autistas. Este é um propósito pessoal que nasceu com o diagnóstico de autismo do meu filho, Vinícius, aos dois anos de idade.
Como colunista e mentor, estou ávido por compartilhar conhecimento e experiência para ajudar outras pessoas a alcançarem o sucesso. Minha abordagem combina formalidade com um toque pessoal, tornando minhas colunas não apenas informativas, mas também inspiradoras.
Com uma vida dedicada ao empreendedorismo e ao impacto social, espero trazer uma adição valiosa aos leitores, oferecendo uma perspectiva única e enriquecedora.
Saiba mais: @rodrigo.goncalves_mentor