Sala de banho para relaxar: influências modernistas repaginadas em uma consciência minimalista

Compartilhe esta notícia:

Poetas do Futuro por Deca, assinado pela arquiteta Natália Xavier para a CASACOR/SC 2023 “Casa e moradia é onde o coração encontra o refúgio e o descanso do stress cotidiano, podendo, então, planejar o futuro ideal com a melhor experiência no presente.”

Assim a arquiteta Natália Xavier descreve o ambiente “Poetas do Futuro por Deca”, assinado por ela e que compõe a edição Corpo & Morada da CASACOR/SC 2023, em Florianópolis.

O projeto mescla linhas retas, curvas e elementos orgânicos, trazendo a essência do modernismo dos anos 1950 ao unir simplicidade, sofisticação e formas naturais através de peças selecionadas para compor bar e sala de estar agregadas à sala de banho – uma tendência que eleva a funcionalidade de um banheiro ao status de spa, transformando em um ambiente mais aconchegante e relaxante.

A arquiteta Natália Xavier está confirmada no elenco da CASACOR/SC com o ambiente “Poetas do Futuro por DECA”. Foto: Mariana Boro

O movimento modernista foi uma tendência artística do século XX que influenciou diferentes áreas, propondo um novo olhar para conceitos considerados “conservadores” em um momento de inúmeras transformações tecnológicas e sociais. Dentre os arquitetos que atuaram neste movimento no Brasil, destacam-se Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Vilanovas Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Lúcio Costa.

Ao trazer para o contemporâneo, a consciência minimalista presente no projeto coloca-se como a grande tendência, ao trazer a preocupação ambiental nos materiais utilizados e em suas funcionalidades, desde a matéria-prima até o descarte final. Todos os fornecedores possuem certificação verde e a escolha de peças prioriza a durabilidade.

“A Deca, por exemplo, segue esse princípio em criar produtos duradouros que reduzem o rápido descarte, gerando menos impacto ambiental e promovendo longevidade nos projetos, além das características únicas de design nas peças”, pontua Natália Xavier.

A arquiteta ressalta os principais materiais que compõem o ambiente, como as pedras naturais, o MDF Nogueira Flórida, lançamento da Duratex, e o piso Ignis da Portinari, também lançamento da marca. Dentre as obras de arte, a escultura Roda de Moinho feita pelo desenhista, gravador e escultor Pita Camargo; as telas assinadas pela pintora, escultora e ceramista Cassia Aresta; e o tapete desenhado pelo arquiteto e designer Paulo Sérgio Niemeyer, neto da figura mais notória da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer.

O charme à parte no ambiente fica por conta das Poltronas Sênior, de Jorge Zalszupin, arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro.

Uma grande inovação na sala de banho é a área do box feita de superfície sólida, pela Infinita Concept, que permite cantos arredondados e sem emendas, o que torna o espaço mais higiênico e prático, permitindo criar espaços exclusivos e personalizados.

Para um ambiente que valoriza o bem-estar, Natália propõe a integração dos ambientes com mobiliários de formas simples, práticas e funcionais, unindo as propostas do modernismo à consciência minimalista do contemporâneo.

Deca, Duratex, Portinari, Autoria Design, Infinita Concept e Oriente-se são os fornecedores do ambiente “Poetas do Futuro por Deca” assinado por Natália Xavier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *