O mercado de festas, casamentos e eventos vive uma nova fase, com estimativa de novos contratos, novas oportunidades e alta do faturamento. De acordo com Branca Rubas, presidente da Confederação de Convention Bureaus de Santa Catarina, e Adriana Rosa, especialista em eventos, o crescimento do setor é de suma importância para a economia catarinense. Elas explicam que a retomada das festas e comemorações tem movimentado diversos setores do país, além de capacitar e empregar uma vasta mão de obra. Na avaliação de Branca e Adriana, casamento é um dos nichos que o mercado catarinense tem potencial para crescer.
As especialistas foram convidadas do Convention Costa Esmeralda para conduzir a palestra os “Desafios da Sazonalidade na Costa Esmeralda através do mercado de eventos”, dentro da programação do Seminário de Turismo, realizada no último dia 27 de setembro.
O Itapema Beach Hotel, que foi sede deste evento, é uma das apostas neste segmento com o cenário perfeito para realização de casamentos. Localizado de frente a uma praia paradisíaca, o hotel conta com uma linda piscina frente mar onde são realizadas as cerimônias e com o Salão Tropical, onde é realizada a festa com toda a infraestrutura necessária. “Nosso hotel se preparou para atender este segmento agora por completo. Com o novo Espaço Rose. conseguimos fazer um atendimento personalizado para a noiva e suas madrinhas em um local exclusivo e aconchegante para se arrumarem para o grande dia”, diz Luciana Padilha Rahn, gerente geral do hotel.
Segundo Luciana, o Itapema Beach dispõe de 106 suítes frente mar e frente boulevard (rua coberta), bem como os chalés para quem busca um pouco mais de privacidade, atendendo noivos e convidados. “Temos hoje uma procura muito grande para realização de casamentos e estamos nos preparando e aperfeiçoando cada vez mais nossa estrutura para este nicho”, pontua a gerente.
Além de aquecer o mercado e a economia do país, o retorno com força total das festas criou uma disputa pela agenda das empresas e profissionais especializados. Neste aspecto, os eventos de experiência se apresentam como uma ótima oportunidade para gerar bons negócios, conectando o público com parceiros comprometidos com a realização dos sonhos. Conforme Branca, após a pandemia, o destination Wedding (destino de casamento na tradução livre) está muito em alta. “As pessoas querem unir a viagem para o local preferido e fazer o casamento, trazendo uma experiência diferente para os convidados”, destacou.
Branca acrescenta que, cada vez mais, Santa Catarina está sendo procurada por noivos de diferentes regiões do mundo para fazer casamentos e a Costa Esmeralda é privilegiada pelas belezas naturais. “Temos que mostrar para o mundo que ele precisa vir casar em Santa Catarina. As melhores lembranças, as melhores fotos serão levadas aqui do Estado”, completa.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).