Foi-se o tempo em que uma matéria-prima saída da natureza não era considerada nobre. Que o diga o pinus, ou pinheiro americano, quase sempre renegado nos projetos de arquitetura e design, mas que ao longo do tempo tem se provado uma opção de madeira sustentável, resultado do reflorestamento, além do ótimo custo-benefício. Mais nobre que isso, impossível.
A arquiteta Bárbara Ramos, em sua participação na CASACOR/SANTA CATARINA – Florianópolis 2023, surpreende ao dar ao pinus seu devido status em uma onipresença ousada.
No Living Entre Laços, em visitação até o dia 29 de outubro no antigo Hotel Maria do Mar, a madeira é ebanizada – processo de escurecimento com óleo ou betume – e foi aplicada tanto no piso quanto nas paredes. A marcenaria foi executada pela Ornare Florianópolis.
“Queríamos mostrar que o pinus, mesmo sendo uma madeira pouco valorizada na arquitetura, pode ficar superelegante. Como o projeto tem uma paleta em preto e branco, desde a concepção eu já havia decidido que a madeira seria preta. E o acabamento ebanizado ficou perfeito, valorizando os veios que a madeira traz”, destaca.
Para quem está em dúvida sobre o uso da madeira, Bárbara faz alguns apontamentos a favor do pinus:
- A madeira proporciona aconchego, principalmente ao toque dela;
- O pinus pode ser usado como revestimento tanto no piso quanto no teto;
- Materiais naturais são sempre nobres e garantem sofisticação ao projeto;
- Aposte também em mobiliário feito a partir do pinus. Troque ideias com seu marceneiro sobre essa possibilidade;
- Por ser uma madeira mais delicada, seu uso não é recomendado para áreas externas.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).