Entusiastas da robótica, estudantes e toda a comunidade escolar se reunirão em Camboriú para a edição regional do maior desafio nacional de robótica do sul do país, o Robotics Experience 2023.
No dia 21 de outubro, das 9 às 14 horas, o Ginásio Irineu Bornhausen se tornará o palco do desafio de robôs, um ambiente de aprendizado voltado para o desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação, empatia, iniciativa e pensamento crítico.
O evento, aberto ao público, tem como tema central “Situações de Resgate,” e pretende estimular os estudantes a usarem a tecnologia e seus recursos como ferramenta para a transformação positiva da realidade, aplicando os conhecimentos adquiridos durante as aulas de robótica educacional.
No desafio de robôs, os estudantes se organizam em equipes para programar um robô capaz de resolver uma série de missões. A atividade estimula o raciocínio lógico por meio da busca por soluções de problemas. A competição envolverá equipes divididas em três categorias: Júnior, com alunos entre 7 e 11 anos de idade; Master, de 10 a 14 anos; e Advanced, que inclui estudantes cursando o 8º ano, 9º ano e Ensino Médio.
Cerca de 500 estudantes do estado de Santa Catarina irão compor, aproximadamente, as 115 equipes. A abrangência geográfica inclui desde Florianópolis até o litoral norte e se estende até o oeste catarinense. A expectativa é que o evento atraia um grande público. Na última edição, realizada em Blumenau, cerca de 6 mil pessoas se reuniram para celebrar a tecnologia e a educação.
Responsabilidade Social
Com o apoio da prefeitura de Camboriú, o Robotics Experience busca promover o bem-estar social, mobilizando recursos para causas importantes e contribuindo para a construção de comunidades mais solidárias e conscientes. As inscrições não terão custo monetário; em vez disso, cada equipe deverá doar duas cestas básicas, que serão direcionadas para três instituições de assistência no município.
A Robomind
Fundada em 2014 em Blumenau, a Robomind busca capacitar estudantes com habilidades essenciais para o futuro, promovendo experiências de aprendizado que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo, incentivando a resolução de problemas.
A Robomind Editora cria materiais de ensino usados em suas aulas de robótica, abrangendo conceitos básicos e avançados, permitindo que os alunos explorem progressivamente princípios de robótica e programação. O destaque está na harmonia entre teoria e prática, usando a metodologia 2CEs: Contextualizar, Construir, Experienciar e Evoluir, e seguindo currículos STEAM e BNCC para desenvolver conhecimentos e competências ao longo da escolaridade básica.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).