Quer abrir mercado em 2024? Especialista dá dicas para garantir sucesso do negócio

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De acordo com um estudo realizado pela Endeavor, o Brasil deve ter um crescimento de 20% no número de novos negócios em 2024, chegando a 5,4 milhões de empresas. O levantamento ainda aponta que as principais áreas de interesse dos empreendedores são tecnologia, saúde, educação e serviços – como varejo, alimentação e manutenção. Diante desse cenário, os empresários que desejam se inserir no mercado no próximo ano devem contar com algumas estratégias que podem diferenciá-los dos concorrentes.

Marco Antonio Oliveira, especialista da consultoria estratégica para negócios O4B, afirma que uma das principais estratégias é alinhar as soluções do negócio com as expectativas do mercado. “É fundamental conhecer o cenário em que se quer inserir. Prestar atenção no caminho que os consumidores estão tomando na jornada de compras é o primeiro e principal passo para definir seu próprio planejamento”, diz o executivo.

Consultor da O4B, que atende negócios de grande porte explica que focar na jornada do cliente pode garantir diferenciais nas vendas. Divulgação

Especializada em implementação de estratégias Go-To-Market (GTM), a O4B é responsável por desenvolver planos de entrada de empresas no mercado. Com foco no crescimento e  posicionamento comercial, a consultoria atua também na estratégia corporativa, governança, gestão de processos e controle de finanças.

Marco diz que a estratégia para entrada no mercado passa, inevitavelmente, pela jornada do consumidor. Identificar as lacunas deixadas pela concorrência também garante que o negócio possa oferecer diferenciais e se destacar no segmento escolhido.

“É fundamental definir o seu público-alvo, saber muito bem para quem você quer vender. E, além disso, também é importante saber dizer não, ou educar o consumidor. Afinal, você vai focar toda a sua estratégia para um determinado nicho de mercado. É inevitável que algumas ‘exigências’ de alguns clientes fiquem de fora do seu planejamento. Isso garante que o atendimento ao seu nicho de clientes seja personalizado e gere identificação e fidelização dos consumidores”, explica Marco.

Dados da Zendesk mostram que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas. Já a Opinion Box descobriu que os brasileiros esperam uma resposta imediata das empresas quando fazem perguntas ou reclamações. Assim, uma comunicação através de múltiplos canais garante que as demandas e solicitações do cliente não se percam e a empresa possa ampliar o alcance do seu negócio.

Além disso, contar com o apoio de profissionais especializados em estratégias de negócios garante o sucesso da entrada da empresa no mercado. “O auxílio de um especialista se torna uma ferramenta valiosa para organizações que desejam garantir o sucesso de seus produtos e serviços no mercado, melhorar a eficiência operacional e manter a vantagem competitiva. Contar com orientação para todas as etapas do lançamento do negócio ou produto, desde o desenvolvimento até a venda e o suporte ao cliente, é fundamental para a perenidade da companhia”, garante Marco.

Sobre a O4B

Fundada em São Paulo (SP) e com atuação em diversas regiões do país, a O4B – Open For Business é uma consultoria que atua nas áreas de estratégia corporativa, estratégias de acesso a mercado, governança corporativa e controladoria e finanças. Seus projetos se diferenciam pela atuação inclusive na fase de implementação das ações que forem sugeridas. A equipe formada por mais de 50 consultores especialistas, com formação e experiência de nível sênior garantem a entrega de projetos de alto valor agregado às empresas de médio e grande porte. Constam no portfólio da O4B marcas como WWF, Melhoramentos, Altenburg, Haco, Ipel, Cottonbaby e LezaLez.

Mais informações: o4b.com.br

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