De acordo com um estudo realizado pela Endeavor, o Brasil deve ter um crescimento de 20% no número de novos negócios em 2024, chegando a 5,4 milhões de empresas. O levantamento ainda aponta que as principais áreas de interesse dos empreendedores são tecnologia, saúde, educação e serviços – como varejo, alimentação e manutenção. Diante desse cenário, os empresários que desejam se inserir no mercado no próximo ano devem contar com algumas estratégias que podem diferenciá-los dos concorrentes.
Marco Antonio Oliveira, especialista da consultoria estratégica para negócios O4B, afirma que uma das principais estratégias é alinhar as soluções do negócio com as expectativas do mercado. “É fundamental conhecer o cenário em que se quer inserir. Prestar atenção no caminho que os consumidores estão tomando na jornada de compras é o primeiro e principal passo para definir seu próprio planejamento”, diz o executivo.
Especializada em implementação de estratégias Go-To-Market (GTM), a O4B é responsável por desenvolver planos de entrada de empresas no mercado. Com foco no crescimento e posicionamento comercial, a consultoria atua também na estratégia corporativa, governança, gestão de processos e controle de finanças.
Marco diz que a estratégia para entrada no mercado passa, inevitavelmente, pela jornada do consumidor. Identificar as lacunas deixadas pela concorrência também garante que o negócio possa oferecer diferenciais e se destacar no segmento escolhido.
“É fundamental definir o seu público-alvo, saber muito bem para quem você quer vender. E, além disso, também é importante saber dizer não, ou educar o consumidor. Afinal, você vai focar toda a sua estratégia para um determinado nicho de mercado. É inevitável que algumas ‘exigências’ de alguns clientes fiquem de fora do seu planejamento. Isso garante que o atendimento ao seu nicho de clientes seja personalizado e gere identificação e fidelização dos consumidores”, explica Marco.
Dados da Zendesk mostram que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências fluidas, personalizadas e integradas. Já a Opinion Box descobriu que os brasileiros esperam uma resposta imediata das empresas quando fazem perguntas ou reclamações. Assim, uma comunicação através de múltiplos canais garante que as demandas e solicitações do cliente não se percam e a empresa possa ampliar o alcance do seu negócio.
Além disso, contar com o apoio de profissionais especializados em estratégias de negócios garante o sucesso da entrada da empresa no mercado. “O auxílio de um especialista se torna uma ferramenta valiosa para organizações que desejam garantir o sucesso de seus produtos e serviços no mercado, melhorar a eficiência operacional e manter a vantagem competitiva. Contar com orientação para todas as etapas do lançamento do negócio ou produto, desde o desenvolvimento até a venda e o suporte ao cliente, é fundamental para a perenidade da companhia”, garante Marco.
Sobre a O4B
Fundada em São Paulo (SP) e com atuação em diversas regiões do país, a O4B – Open For Business é uma consultoria que atua nas áreas de estratégia corporativa, estratégias de acesso a mercado, governança corporativa e controladoria e finanças. Seus projetos se diferenciam pela atuação inclusive na fase de implementação das ações que forem sugeridas. A equipe formada por mais de 50 consultores especialistas, com formação e experiência de nível sênior garantem a entrega de projetos de alto valor agregado às empresas de médio e grande porte. Constam no portfólio da O4B marcas como WWF, Melhoramentos, Altenburg, Haco, Ipel, Cottonbaby e LezaLez.
Mais informações: o4b.com.br
Sou Rodrigo Gonçalves, um empreendedor visionário. Como CEO do Grupo Inove Prime e mentor de negócios, dedico-me a transformar ideias em resultados tangíveis e estou profundamente empenhado em causas sociais.
Além disso, sou presidente do Instituto Vinícius Ian, onde trabalho para transformar a vida de autistas. Este é um propósito pessoal que nasceu com o diagnóstico de autismo do meu filho, Vinícius, aos dois anos de idade.
Como colunista e mentor, estou ávido por compartilhar conhecimento e experiência para ajudar outras pessoas a alcançarem o sucesso. Minha abordagem combina formalidade com um toque pessoal, tornando minhas colunas não apenas informativas, mas também inspiradoras.
Com uma vida dedicada ao empreendedorismo e ao impacto social, espero trazer uma adição valiosa aos leitores, oferecendo uma perspectiva única e enriquecedora.
Saiba mais: @rodrigo.goncalves_mentor