Os alunos do segundo semestre do curso de Design de Moda do UniSENAI (Centro Universitário SENAI) confeccionaram fantasias de Natal e jogos de saída de maternidade para os bebês da UTI Neonatal do Hospital Santo Antônio. A ação é uma prática dos valores de responsabilidade social que também fazem parte dos currículos dos cursos da universidade. As famílias dos bebês receberam os kits nesta quarta-feira (6) das mãos dos alunos.
O projeto foi executado na disciplina de Projeto Aplicado I, que busca atender demandas sociais, e seguiu a metodologia do Design Thinking, sendo orientado pela professora Cristiani Maximiliano, em conjunto com os docentes Karen Muller, Marko Santos e com a coordenadora do curso Egéria Höeller Borges Schaefer. A escolha pela confecção dos kits aconteceu porque, numa visita ao hospital, a equipe do projeto conversou com os responsáveis e identificaram a carência das peças de saída de maternidade para os bebês – o que levou os estudantes a optarem pela confecção dos kits.
“[O desenvolvimento das peças] Foi bem desafiador, porque é uma turma muito exigente com a entrega, eles são muito criteriosos e não estavam aceitando entregar ‘qualquer coisa’, então eles realmente elevaram o nível da entrega”, destaca a professora Cristiani Maximiliano.
O objetivo da proposta era desenvolver um kit com peças de “saída de maternidade”, que contém um conjuntinho de roupas, “naninha”, cobertor, touca e uma fantasia que será usada para a produção das fotos especiais do Natal, nos bebês da unidade neonatal. A estudante Yasmin Casas Cruz de Oliveira, que participou da confecção das peças, falou do sentimento de poder proporcionar um momento feliz para famílias que vivem dias de angústia na espera da recuperação de seus bebês.
“É muito emocionante, na verdade, poder fazer parte desse projeto, ajudar tantos pais a ter uma lembrança da criança, então fazer parte disso, desses momentos felizes é incrível”, conta a jovem, que se inspirou no personagem Tony Tony Chopper, do anime One Piece, que é uma rena e também é um médico na história. “Acho que encaixou perfeitamente na temática do Natal e também por ele ser médico”, completa.
Para a enfermeira da UTI Neonatal Suelen Vanessa Gabriel a ação também é uma forma de entregar carinho e afeto aos pais que acompanham os bebês. “Esse projeto é bem importante para a UTI Neo pela humanização para os pais, porque eles olham as crianças de outra forma quando eles estão com uma roupinha diferente. No dia a dia é sempre cheio de fios, drenos, sondas, então quando eles vestem essas roupinhas de Natal e outras datas, eles veem a criança com outro olhar”, analisa.
E, de fato, é isso o que acontece, como relatam os pais da pequena Sara, prestes a completar três meses, Miriane Silva e Salviano Silva. “Quando a gente chega ali e vê as crianças vestidinhas, até esquece o que está passando, porque a gente vem todo dia com medo de entrar na UTI, e quando você vê eles dá até uma alegria e esquece tudo, é muito gratificante pra gente. É bom saber que tem pessoas boas que pensam neles ali”, conta Miriane. “Ver tanta gente boa fazendo as coisas para a gente, ainda mais para essas crianças que estão sofrendo tanto ali dentro, a gente fica até sem palavras, só podemos agradecer”, conclui o pai, Salviano.
Ao todo, foram confeccionadas mais de cem peças, que se transformaram em 25 kits e serão entregues para as famílias no dia 6 de dezembro, na unidade hospitalar. A produção contou ainda com doações de tecidos das empresas Pingo Lelê e Grupo Tex Cotton.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).