O cartaz da 39ª Festa Pomerana estampa o seu principal significado: alegria e tradição de geração em geração. A Rainha Mirim Analice Bianca Wandalen Hamann, a Rainha Maria Luiza Siewert e a Rainha da 3ª Idade Laurita Hardt simbolizam a cultura que faz a cidade carregar o título de mais alemã do Brasil. A festividade, que teve sua primeira edição pensada para comemorar o aniversário de Pomerode em 1984, resgata hábitos e costumes que os povos germânicos trouxeram para o país no processo de imigração há exatos 200 anos.
Nesta segunda-feira (11/12), prestes a completar 65 anos de emancipação, o município realizou o lançamento desse tradicional evento, que terá uma programação para honrar o passado, festejar o presente e manter essa história viva no futuro. Em 2024, a festa será realizada no período de 10 a 21 de janeiro. Confira os detalhes:
Desfile e abertura da festa
A abertura oficial da 39ª Festa Pomerana está prevista para o dia 10 de janeiro, às 20h, no Pavilhão Principal. Mas antes disso, às 19h, haverá o primeiro desfile, com saída da Igreja Luterana da Paz em direção ao Parque de Eventos. Na edição de 2024, serão sete desfiles ao todo:
· Quarta-feira (10/1): 19h
· Sexta-feira (12 e 19/1) – 19h
· Sábado (13 e 20/1) – 18h
· Domingo (14 e 21/1) – 9h30min
Grupos e pessoas interessadas podem se inscrever até esta quarta-feira (13/12) para participar. Mais informações no regulamento.
Gastronomia
A festa contará com 16 pontos gastronômicos, além de dois restaurantes, um no Pavilhão Principal e outro no Biergarten, e a Casa do Café. Nestes locais, o público poderá encontrar uma variedade de opções gastronômicas e sabores que remetem à Alemanha com receitas que os imigrantes criaram ao longo dos anos com os ingredientes que encontraram ao chegarem no Brasil.
Chope
A cervejaria oficial da 39ª Festa Pomerana é a Schornstein, que traz o especial Chope IPA Tangerina. Os outros estilos presentes nesta edição serão: Pilsen, Weiss, Witbier, IPA, Bock, APA, de Vinho e Bock com Pimenta. O público também terá a possibilidade de experimentar as brassagens das cervejarias AllesGut, Borck e Wunderbier.
Atrações musicais
Música boa é o que não faltará nessa edição. Cerca de 50 atrações musicais animarão todos os setores da festa. A novidade desse ano fica por conta da presença de uma banda alemã, a Dorfrocker, que se apresentará nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, no Pavilhão Cultural. Sexta e sábado, a apresentação está marcada para às 22h, já no domingo, para às 15h.
Encontros culturais
Seguindo a tradição do último ano, a 39ª Festa Pomerana será ponto de encontro para grupos de Bandoneon, Teufelsgeige (Violino do Diabo) e Bandas Marciais. Também haverá um dia dedicado à recepção dos Grupos Folclóricos e da Melhor Idade.
Concurso de Delícias
Para quem quiser provar seus dotes na culinária germânica, o Concurso de Delícias irá premiar os melhores chefs amadores. Anote as datas e prepare sua receita. As inscrições poderão ser realizadas na primeira semana de janeiro.
· Quinta-feira (11/1): Geleia
· Sexta-feira (12/1): Cuca
· Sábado (13/1): Bolinho de Carne
· Domingo (14/1): Strudel
· Segunda-feira (15/1): Cerveja Artesanal
· Terça-feira (16/1): Bolacha
· Quarta-feira (17/1): Heringsbrot
· Quinta-feira (18/1): Pão
· Sexta-feira (19/1): Licor
· Sábado (20/1): Recheio de Marreco
Competições típicas
Diariamente, a partir das 18h, haverá as competições típicas: Serrador e Lenhador, Alles Wurst – É tudo linguiça e Chopp no Caneco. Esta última, é a grande novidade na festa, que vem para substituir o chope em metro. A mudança busca trazer mais essa competição que é tradicional em festas na Alemanha, onde o competidor deve tomar 1 litro de chope. No chope em metro eram 600ml. Aos finais de semana, o Pavilhão das Competições abre às 11h e também recebe duelos de Cabo de Guerra e Corrida do Barril.
Culto em plattdeutsch
A 39ª edição da Festa Pomerana também marca o retorno do culto em plattdeutsch, um dialeto baixo-alemão que quase desapareceu totalmente, com conhecimento e prática de apenas 3% da população alemã. Em Pomerode, a língua veio junto com os imigrantes pomeranos e fazia parte do dia a dia da cidade, ainda sendo praticado por alguns moradores.
Küchenmarsch und Fackelzug
O Pavilhão Principal será palco para os tradicionais Desfile de Tochas e Marcha da Cozinha. O primeiro retrata a época em que não havia energia elétrica e as festas eram iluminadas por tochas e lamparinas. Já o segundo, remonta uma outra tradição nas festas, que trata de uma dança que as pessoas envolvidas na preparação de um casamento realizavam após o jantar como forma de homenagear os noivos. Ambas serão realizadas às quintas e sábados, às 21h.
Ingressos
· Segunda, terça, quarta e quinta-feira – livre para todos
· Sexta-feira e domingo – R$ 15 – livre para pomerodenses
· Sábado livre até 17h após R$ 25 para todos
· Pessoas com Traje Típico não pagam em nenhum dia.
Toda movimentação financeira na festa será novamente feita por meio de um cartão. Ele será personalizado com todas as orientações de uso no verso.