Após mais de cinco décadas à frente da presidência da Altenburg, o empresário Rui Altenburg segue para novos desafios, assumindo o Conselho Consultivo da empresa e o filho Tiago Altenburg assume a presidência a partir de 1° de janeiro de 2024.
Rui Altenburg, terceira geração da família, iniciou sua trajetória profissional em 1970. Durante sua gestão, a pequena empresa familiar foi transformada em uma grande indústria, hoje considerada a maior produtora de travesseiros da América Latina e uma das maiores produtoras têxteis do Brasil.
A diversificação dos produtos visando ampliar a carteira de clientes, modernização e automação das linhas de produção, criação de uma rede de varejo, implementação do e-commerce, ampliação do parque fabril para cinco plantas produtivas e a transformação de uma empresa regional para uma corporação com representatividade em toda a América Latina representam alguns dos grandes marcos conquistados pelo Rui Altenburg, que além de atuar no mercado de cama e banho, também foi protagonista na criação da Ecofiber – empresa ligada ao grupo, que atua na fabricação de mantas de poliéster e placas de isolamento térmico e acústico.
Rui Altenburg está tranquilo com o novo momento: “a nossa continuidade foi planejada e chancelada pela nossa história, nossas raízes e tradições”, explica. Seu novo desafio será no conselho da empresa, composto por dois membros independentes e os quatro acionistas, criado há mais de 10 anos e proporcionando estabilidade, inovação e crescimento para o negócio. Rui Altenburg atuará como presidente do conselho, monitorando e impulsionando a nova gestão. E continua direcionando estrategicamente o negócio Ecofiber.
Tiago Altenburg, 39 anos, atua na empresa da família há 17 anos e nesse novo contexto, assume a presidência de uma empresa sólida, com os desafios dos dias atuais. O atual vice-presidente já atuou em diversas áreas da empresa, dentre elas a gestão da qualidade, gerência de vendas, diretoria industrial compreendendo produção e logística, diretoria de marketing e produto. Desde o início acompanhou a atuação de seu pai e demais gestores em reuniões gerenciais e de diretoria, presenciando as principais decisões estratégicas, o que considera um bônus para a sua visão e execução no negócio.
“O plano de sucessão, ou como chamamos na Altenburg, de continuidade, contribui para fomentar o negócio, para deixá-lo mais resiliente às mudanças do mercado, com transparência ao processo de escolha e maior segurança para todos os players envolvidos”, explica Tiago.
Tiago tem o apoio declarado dos irmãos e acionistas, Gabriel e Danielle Altenburg. “Ele sempre esteve disposto a encarar os desafios. Engenheiro de formação, sempre se desafiou na estratégia e gestão de pessoas, ampliou o olhar para a área comercial e com isso completou a sua visão de negócio e capacidade de atuação como presidente. Estou muito confiante nesse novo desafio que ele decidiu viver, de ser o continuador, depois de uma longa empreitada de mais de 50 anos em que o nosso pai desenvolveu a frente do negócio”, declara Gabriel.
“O Tiago desde sempre almejou alto quando se tratou em trabalhar na empresa da família. Os desafios foram inúmeros, e com todo seu foco e potencial foi galgando pouco a pouco a confiança do presidente, dos funcionários, clientes e acionistas. A empresa está bem direcionada, saudável financeiramente e, neste momento, enfrentará a salutar renovação que toda empresa realmente ‘viva’ necessita. Estamos juntos com ele e meu pai para apoiá-los neste momento tão crucial”, destaca Danielle.
Mirando no futuro, Tiago, que será o quarto presidente na história da Altenburg, avalia com otimismo o cenário atual.
“São muitos os desafios e estamos preparados. Acredito firmemente em nosso propósito de ampliar o bem-estar na vida das pessoas e sua conexão com o novo consumidor que busca cada vez mais experiências e produtos que se conectem com a sua história. Estamos preparando a empresa para nos próximos quatro anos ultrapassarmos o R$ 1 bilhão em receita, com maior proximidade aos seus mais de sete mil parceiros comerciais, um processo intenso de ampliação de lojas monomarca para valorizar as marcas do grupo perante o consumidor, além da expansão internacional da marca”, finaliza Tiago.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).