NRF 2024: impressões de uma agenda que precisa entrar para o calendário corporativo

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No inverno de Nova York, o encontro de milhares de pessoas de todo o mundo aqueceu, mais uma vez, o palco da 114ª edição da NRF Retail´s Big Show. A agenda que traz as tendências do varejo e dá o tom do mercado para o ano vigente reúne, durante três dias, empresários, líderes e CEOs de grandes marcas para expor sobre suas experiências e quais devem ser os rumos do comércio mundial.

As dezenas de palestras, sessões e painéis, além da feira expositiva com foco em tecnologia, despertam nos visitantes uma nova visão sobre seus negócios. E foi em busca desse conhecimento – e atraído pela referência do evento em escala global – que Marcelo Sardagna, CEO da Tempo Certo, empresa de gestão de software para o setor logístico varejista, participou pela primeira vez da NRF.    

“Com expectativas superadas, foi uma vivência incrível de aprendizado e troca de informações. As palestras trouxeram insights importantes que podemos desenvolver nos negócios e o bombardeio de tendências, além das dicas de como alcançá-las, é uma lição de vida que faz com que os participantes da feira saiam na frente e elevem suas empresas a um outro patamar de competitividade”, destaca o empresário. 

NRF traz insights que podem ser aplicados nas empresas locais. Divulgação

Marcelo fez parte de uma comitiva que contou com a curadoria de conteúdos e acompanhamento na feira desenvolvidos pela Father & Company Brasil, corporação focada em processos de internacionalização de negócios nacionais. “A agenda é importante não apenas para quem quer dar um passo rumo à exportação, mas para quem se preocupa em entender a dinâmica do mercado global e busca formas de trazer práticas inovadoras para seus próprios negócios. É assim que se fomenta mindset global; é assim que se atinge maior competitividade local e aí sim, se sobe um degrau para atuar no exterior”, afirma Thiago Raitez, diretor comercial da Father, que acompanhou o grupo do qual Marcelo fez parte. 

A companhia, inclusive, tem uma divisão exclusiva para tratar dessas experiencias internacionais, com foco no mindset global dos empresários brasileiros: é o Get Global Xperience. “É uma forma de desenvolvermos essa educação global que tem um impacto significativo nas empresas brasileiras. É um passo antes de estruturar o processo de atuação no mercado externo. Percebemos que existe um caminho a ser trilhado pelas empresas locais, de amadurecimento e fomento de competitividade – e essa iniciativa do Get Global vem para dar esse suporte a essa etapa de conhecimento e aprendizado”, explica Sheyla Patrícia Pereira, sócia diretora-executiva da Father & Company. 

Aprendizados 

Na bagagem, o empresário de TI traz várias ideias que podem ser adaptadas à realidade do seu negócio. Ele resumiu em três pontos principais as tendências que devem ditar as relações de comércio de produtos e serviços pelo mundo em 2024. “A primeira percepção é direcionar totalmente o foco de atuação no cliente, buscando entender suas necessidades, das mais simples às mais complexas. Isso, claro, associado a ofertas de qualidade, preços atrativos e vitrines – sejam virtuais ou presenciais – que encham os olhos do consumidor”, observa Marcelo. 

Ele destaca ainda a importância de se olhar para dentro de casa e formar boas equipes, com retenção de valores, bom ambiente de trabalho e ferramentas que engajem o colaborador para melhores desempenhos. E por fim, a ascensão do uso da Inteligência Artificial Generativa, como forma de potencializar resultados e a performance junto ao consumidor. 

Nas áreas de inovação e tecnologia, o empresário aponta que, segundo o que constatou, deve haver uma crescente aplicação do conceito de mercados autônomos, com plataformas próprias para que o cliente tenha experiências de compras sem auxílio de colaboradores, e a robótica aplicada aos processos produtivos, com a substituição do trabalho repetitivo humano por máquinas.   

Marcelo Sardagna, da Tempo Certo, em visita técnica junto com a delegação catarinense à Lego. Divulgação

A participação na feira foi incrementada, ainda, por uma programação à parte do evento, formulada exclusivamente para o grupo conduzido pela Father. O roteiro incluiu visitas técnicas no varejo de Nova York (em marcas como Louis Vuitton, Lego, Longchamp, Nordstrom, Farm e Glossier), encontros no Consulado e com nomes de peso do mercado brasileiro e também internacional, que oportunizaram muito networking. 

“A NRF precisa ser uma experiência obrigatória para gestores de qualquer segmento. A riqueza de conteúdos que vivemos dentro da feira e fora dela é determinante para traçar novos caminhos e conquistar um novo momento na trajetória da empresa. Sem dúvidas, em 2025 estaremos lá novamente”, finaliza Marcelo.

Sobre a Father & Company Brasil 

Com mais de 25 anos de experiência em comércio exterior, a Father Estratégias Internacionais é especializada em projetos de internacionalização de empresas, com serviços como consultoria, planejamento estratégico internacional, expansão para o mercado externo, além de operações efetivas como exportação e importação, com metodologia própria e patenteada. Com escritórios próprios no Brasil e nos EUA, tem parceiros no Paraguai, Bolívia, Itália, Japão e Equador. Atua em mais de 30 países e é responsável por mais de 40 mil processos de negócios globais, além de ter participação na abertura de mais de 50 franquias internacionais.

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