Livro conta como uma gigante da iluminação surgiu em Blumenau

Compartilhe esta notícia:

A Blumenau Iluminação transformou em livro a história de 45 anos da empresa. Em 166 páginas e com o mesmo posicionamento da marca no título, Se tem luz, tem gente conta como a fábrica nascida em um galpão de madeira no bairro da Velha, na cidade de Blumenau, tornou-se uma gigante do setor de iluminação. O livro faz uma homenagem ao espírito empreendedor do fundador, Orlando Zeno Pamplona, e de sua esposa Lúcia Pamplona, ambos já falecidos.

“Sempre alimentamos o sonho de eternizar a nossa história e reafirmar a crença nos valores que nos foram transmitidos pelo seu Orlando, como a dedicação em tudo que se faz, o zelo no dia a dia e a paixão por empreender”, afirma o presidente da Blumenau Iluminação, Renato Medeiros. “A comemoração dos nossos 45 anos foi a oportunidade para escrevermos o livro”, acrescenta. 

A leitura se divide em três seções: Luz, onde o leitor mergulha na produção e conhece o portfólio de soluções em iluminação interna e externa oferecido pela empresa; Gente, um resgate da trajetória inovadora de Orlando Zeno e o legado levado adiante pelos filhos e netos, além dos colaboradores e outras pessoas essenciais na história da empresa; e Foco, que mostra como a Blumenau Iluminação está preparada para um futuro ditado pela tecnologia e pela automação.

Em comemoração aos 45 anos da empresa, a Blumenau Iluminação lança a obra “Se tem luz, tem gente”, onde resgata a trajetória da empresa, expõe fotos históricas, entrevista diretores e colaboradores e aponta o futuro do setor. Foto: Marina Testoni

A diretora financeira Lorena Pamplona Medeiros, filha de Orlando Zeno e Lúcia Pamplona, não esconde a emoção por reunir nas páginas do livro as histórias do pai, da mãe e dos irmãos. “Nossa empresa foi construída com perseverança e amor. Meu pai sempre foi uma pessoa muito correta e passou seus valores para nós. ‘É melhor ter crédito do que ter dinheiro’, ele dizia”, recorda a diretora. Enquanto o fundador viveu, todo fim de ano ela e o pai abraçavam cada colaborador e entregavam um presente como agradecimento, gesto que Lorena faz questão de manter até hoje.

O livro Se tem luz, tem gente foi distribuído em primeira mão a todos os colaboradores da empresa e ficará disponível para consulta em bibliotecas de universidades e escolas de negócios de Santa Catarina. Além disso, terá a função de apresentar a Blumenau Iluminação a novos mercados, já que a empresa projeta ser a maior fabricante de luminárias do Brasil nos próximos anos. 

Em comemoração aos 45 anos da empresa, a Blumenau Iluminação lança a obra “Se tem luz, tem gente”, onde resgata a trajetória da empresa, expõe fotos históricas, entrevista diretores e colaboradores e aponta o futuro do setor. Foto: Marina Testoni

“É um cartão de visita completo e mostra a força da nossa empresa. No planejamento do livro, fizemos questão de retratar exatamente como a gente é. Essa é uma história de verdade”, afirma o diretor comercial e de operações, Renan Pamplona Medeiros.

A Blumenau Iluminação

A Blumenau Iluminação surgiu e se expandiu na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Na sede de 20 mil metros quadrados no bairro Passo Manso hoje estão a fábrica, o estoque, a distribuição, o setor administrativo e um centro de negócios com showroom que apresenta todo o portfólio das marcas da empresa.

Um centro de distribuição foi adquirido em agosto de 2023. O terreno de 50 mil metros quadrados, sendo 11 mil metros de área construída, fica na Rua Bahia, a menos de 600 metros da sede. Mais de 260 colaboradores trabalham na empresa, que mantém ainda um escritório na China.

Ficha técnica

A edição do livro Se tem luz, tem gente é da Vigia Editora. Assinam a produção do conteúdo os jornalistas Edgar Gonçalves Jr. (coordenação editorial), Evandro de Assis (edição) e Leo Laps (texto e fotos) e os designers Aline Fialho (design e diagramação) e Arivaldo Hermes (tratamento de imagens). A coordenação de produção é de Brígida Dettmer e a coordenação geral é assinada por Mayara Claudia da Silva e Mariana Hermes Fagundes, da equipe de Marketing da Blumenau Iluminação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *