Santa Catarina é um dos estados que mais cresce no setor automotivo. Em 2023, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina, a Fenabrave-SC, as vendas de automóveis registraram um aumento de 14,20% em relação a 2022, totalizando 83.947 novos carros em circulação.
Diante desse contexto de expansão, o mercado automotivo apresenta não apenas desafios, mas também oportunidades para os empresários, como as exploradas no Car Talks 2024, em Florianópolis. Mais de 150 lojistas de veículos seminovos, de várias partes do estado participaram do evento no Rooftop Floripa Square, que discutiu inovações e transformação digital no setor automotivo.
Guga Gadelha, especialista em Marketing Automotivo, falou sobre os ‘Desafios do marketing digital e a presença online em portais e site próprio’. “O mercado automotivo está muito dinâmico, competitivo, e muda muito de Estado para Estado. Mas todas as lojas precisam ter um posicionamento digital com o tráfego pago, porque é no digital que estão os clientes. E o investimento tem que ser em todos os canais. Porque o lead não vem de graça, a gente compra”, explica o CEO do G30 Marketing Automotivo.
A abordagem do conteúdo nas redes sociais desempenha um papel fundamental na capacidade de impactar os consumidores. A qualidade e originalidade do conteúdo são determinantes para o sucesso das campanhas publicitárias online. Guga Gadelha ressalta que “O maior segredo de um anúncio é o criativo. Se ele for bom, o tráfego potencializa. Se for ruim, o investimento não vai valer a pena”.
A consultora de vendas Janice Pereira, desceu a Serra especialmente para participar do Car Talks e conta que ela e a equipe voltaram ainda mais motivados para vender mais. “O evento foi sensacional. Aprendemos muito sobre dar ‘um passo além’ nas vendas, no posicionamento digital e tráfego pago. Já começamos a colocar em prática”, disse.
O Conteúdo dissemina Marcas, Produtos e Serviços
As mudanças na forma como as pessoas se comunicam, interagem e consomem vem impactando diretamente no cenário dos negócios. Por isso, o marketing, a publicidade e as jornadas comerciais têm passado por transformações profundas.
O assunto foi abordado nesta primeira edição do Car Talks, pelo CEO do Floripa Square, Valton Werner Junior, na palestra ‘Estratégias onde conteúdo dissemina marca, produtos e serviços.’ “Entender como e o que engaja com o público é um processo contínuo de aprendizado e ajuste. Entender o que de fato as pessoas querem assistir e não aquilo que pessoalmente nos identificamos é um desafio e tanto”, enfatiza.
O empresário também destacou a relevância dos nano influenciadores na disseminação de um negócio, cujas audiências geralmente têm maior proximidade e confiança, resultando em uma conexão mais autêntica com os consumidores e um engajamento mais significativo.
“Criar conteúdo é difícil, trabalhoso e custa caro. Usar material de coprodutores é uma excelente alternativa para que uma marca, um produto ou um serviço esteja nas redes sociais. O conteúdo se torna autêntico, e isso conecta e engaja”, ressaltou Valton.
A Nova Jornada Digital do Cliente
Com o avanço da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais conectados e bem-informados, o que demanda um atendimento ágil e de qualidade tanto no pré, quanto no pós-venda. A integração da inteligência artificial nos primeiros contatos com os clientes já é uma realidade, e durante o Car Talks, os lojistas tiveram a oportunidade de utilizar a ferramenta na prática.
“O conteúdo do Car Talks colabora ainda mais com o mercado automotivo. Com certeza, vou aplicar cada conhecimento adquirido no meu dia a dia, e com isso, melhorar o atendimento aos meus clientes e parceiros, exaltou Kleber Helou, consultor de vendas de Florianópolis.”
Os participantes do evento também acompanharam talks, mediados por Guga Gadelha e Valton Werner Junior, sobre Desafios da Garantia Estendida e Seguros para o Segmento de Seminovos, que trouxe ao público oportunidades para agregar mais valor na hora da venda; O Futuro das Lojas Físicas e o Potencial do Nano Influenciador, destacou a importância de se transformar os espaços onde a experiência sensorial, encantamento do cliente e integração da tecnologia são essenciais para o atual novo capítulo do varejo; e A Nova Jornada Digital de Compra, que enfatizou a necessidade de se atentar para o fato de que após a ascensão da internet, mais de 60% da decisão de compra já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor.
O diretor comercial Marcos Stein participou de um dos talks e compartilhou experiências práticas sobre o posicionamento no digital dos seus negócios nestes últimos 20 anos atuando no segmento de seminovos. “Foi muito positivo participar e contribuir com esse evento. Florianópolis tem um grande potencial na venda de carros usados e nosso setor é carente de informações sobre o mercado de venda online”, contou o diretor comercial Marcos Stein.
O Car Talks, realizado pelo Floripa Square, teve patrocínio da Gestauto, SóCarrão, The Led, Ponto Z Painéis, e G30 Marketing Automotivo, e apoio da Assovesc, Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Santa Catarina.
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