Com mais de nove mil participantes, a Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional – deu início à maior feira de Turismo da América Latina, nesta quinta-feira (26), no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília. A rica programação da 51ª edição da ABAV Expo consolida o tradicional evento como um importante ponto de encontro para profissionais do setor, permitindo uma troca intensa de conhecimentos, a apresentação de novas tendências e inovações, além de gerar negócios.
As atividades tiveram início ainda pela manhã, com a abertura da 1ª Jornada do Turismo 2030 – Estratégias para prosperar frente aos Desafios Climáticos. Com painéis mediados pela jornalista Christiane Pelajo, o evento traz, até sexta-feira (27), debates sobre Turismo Regenerativo e Descarbonização.
O primeiro dia da Jornada do Turismo 2030 teve a participação do coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), José Marengo, e da consultora em energia da WWF Brasil, Samara Santos. Na sequência, tiveram início as miniapresentações de convidados. O destaque foi o anúncio do lançamento da campanha institucional para a retomada do Turismo no Rio Grande do Sul, feito pelo governador do estado, Eduardo Leite.
ABAV Talks: Entre as atrações da Arena Estratégia, no primeiro dia de evento, está a palestra sobre a Lei Geral do Turismo, sancionada recentemente. O assessor jurídico da ABAV Nacional, Marcelo M. Oliveira, e Wilken Souto, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, apresentaram as mudanças legislativas e a responsabilidade solidária das agências de turismo. A nova legislação visa aprimorar a segurança jurídica para as agências e consumidores, abordando questões complexas como a responsabilidade compartilhada em casos de falência de fornecedores, como companhias aéreas. Os palestrantes também ressaltaram a importância de ajustar as normas para equilibrar a proteção ao consumidor e o desenvolvimento sustentável do setor, sem prejudicar a atividade econômica das agências de turismo.
A Arena Estratégia também contou com palestra do Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, Wilken Souto, que trouxe as diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Pela primeira vez, o planejamento está alinhado ao Plano Plurianual, refletindo o compromisso com políticas públicas integradas e participativas. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor turístico no Brasil.
NaArena Especialização, o Sebrae Nacional promoveu a palestra “De olho no Turismo de Experiências”, com a participação de Germana Barros Magalhães, Analista do Sebrae Nacional; Renata Agostini Vescovi, Gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência; e Edson Wendell Gomes Rôla, Diretor Comercial do Receptivo de Charme. Na ocasião, foram apresentados resultados de um estudo realizado com 902 viajantes e profissionais do setor, revelando que 86% dos entrevistados consideram as experiências turísticas o fator mais relevante na decisão de viagem. A busca por relaxamento e conexão com a natureza se destaca, especialmente no contexto pós-pandemia. No entanto, 50% dos respondentes apontaram que as experiências são percebidas como caras, percebendo a necessidade de uma melhor comunicação do valor desses produtos.
Durante a palestra “Afroturismo: Capacitação em Afroturismo” promovida pela EMBRATUR, Tânia Neres, Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas, destacou a importância de investir em um segmento turístico com grande potencial de crescimento. Neres ressaltou que o afroturismo não é apenas uma tendência, mas uma oportunidade econômica significativa, especialmente considerando o impacto econômico positivo que a inclusão e a representatividade podem trazer para o Brasil.
Ana Carolina Melo, CEO da Revista Melhor Viagem 60+, e Ariel Figueroa, editor da Coluna do Turismo, destacaram o crescente interesse dos viajantes acima de 60 anos no turismo, também na Arena Especialização. De acordo com ela, o público sênior é um segmento que está em plena expansão, impulsionado por uma geração que valoriza experiências de vida, conforto e segurança ao viajar.
ACESSIBILIDADE: a Arena Estratégia também trouxe relevantes temas para o debate. Os palestrantes apresentaram o tema Cidades Acessíveis, utilizando o audioguide.app para falar sobre a importância da inteligência artificial e da tecnologia como formas de tornar os destinos turísticos mais inteligentes. A ferramenta funciona como um mecanismo facilitador de contato e expressões culturais por todo o mundo.
Ao longo da ABAV Expo 51, serão oferecidos 60 capacitações, palestras e treinamentos. Confira a programação completa no site www.abavexpo.com.br.
Agenda:
Evento: ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF (St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul)
Data: 26 a 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h
Mais informações e credenciamento: www.abavexpo.com.br
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br
Redes Sociais & Newsletter
A ABAV Nacional está presente no Instagram, Twitter, YouTube, Facebook, LinkedIn e TikTok e usa a #abavnacional
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).
Pingback: ABAV Expo 51 reúne mais de 9 mil participantes no primeiro dia de evento – Agência 6 – Jornal Floripa