Um acaso desses que a vida nos apresenta aproximou o escritor de livros infantis Filipe Gattino com a ONG Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS) na construção coletiva da publicação “Em busca do seu lugar”. São 20 versos com 20 ilustrações feitas pelas ex-alunas Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves dos Santos.
O lançamento acontecerá em duas datas, dia 15 de dezembro, na sede da ASAS, em Canasvieiras, e dia 16 de dezembro, no Centro Cultural Veras, no Córrego Grande, ambos em Florianópolis.
“Criamos uma história de amor, solidariedade e empatia que reflete bem os desafios e as conquistas de nossa vida real. O empoderamento da personagem principal, a abelha Melissa, muito representa a ASAS, que trabalha para ajudar jovens a traçarem um futuro melhor”, diz Juliana Cunha, uma das diretoras da ONG e organizadora da publicação. Em 2020 Gattino conheceu a ONG e cedeu uma de suas histórias para ser utilizada pela instituição. O tema era sobre uma abelha diferente, foi quando Juliana teve a ideia de transformar a poesia em livro com a participação das crianças e voluntários da ONG.
O trabalho contou com a participação de Rosiani Wisintainer, professora com experiência de mais de 30 anos em escola, defensora da ideia da produção
literária como ferramenta de liberdade intelectual. Ela supervisionou todo o processo. Já Fabíola Aguiar Machado, professora de artes, trabalhou com as crianças no desenvolvimento das ilustrações. A partir de um chamado para as crianças permaneceram no projeto, chegou-se a 20 alunos iniciais, três adolescentes decidiram ficar até o final. Karen, Victória Nascimento e Vitória Rafaela aprenderam técnicas de desenho, utilizando materiais diferentes, e mergulharam na poesia para produzir as ilustrações, num trabalho que durou dois anos.
“Em todos esses anos, comparo a história da ASAS com a da Melissa, tudo dá certo quando as pessoas se unem. Espero que esse relato possa inspirar outros a reconhecerem as oportunidades ao seu redor e agirem para tornar nossa sociedade mais justa”, afirma Juliana.
Filipe Gattino – nasceu em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul, em 1978. Formou-se em História e foi professor durante alguns anos. Atualmente, é diretor pedagógico na escola Autonomia, em Florianópolis. “Paradeiro” é o seu primeiro livro, de 2015; publicou ainda “Iguapitanga”, “A sirene da cigarra Irene”, “Irene, uma cigarra com garra”, lançados em 2018, 2019 e 2020, respectivamente. Ainda em 2020, também publicou “O mundo de Catarina”. Já em 2021, Filipe Gattino escreveu seu primeiro cordel infantil chamado “O bem-te-vi e o morcego”.
ASAS – Associação Ações Sociais Amigos Solidários (ASAS) foi criada com o objetivo de dar oportunidades e garantir os direitos de crianças e adolescentes. Desde 2007, atua em Florianópolis (SC), desenvolvendo atividades socioeducativas, esportivas e culturais. Além da contribuição para um desenvolvimento integral, a ONG promove o acesso a novas oportunidades para esses jovens e suas famílias, prioritariamente, as que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.
A sede fica localizada em Canasvieiras, e possui estrutura para os atendimentos com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e psicopedagoga. Em 2023, mais de 100 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, foram atendidos diariamente na ASAS no contraturno escolar. As principais atividades desenvolvidas são: Triathlon, educação ambiental, capoeira, hóquei, Maker, educação financeira, teatro, musicalização, artes e cidadania.
Lançamento do livro “Em busca do seu lugar”, poesia de Filipe Gattino e desenhos das
alunas Karen Suelen Alves Paz, Victória Nascimento de Quadros e Vitória Rafaela Alves
dos Santos.
Dia: 15 de dezembro
Hora: durante a festa de encerramento, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local: na sede da ASAS, servidão do Skate, s/n, esquina com Rua José Rosa, em
Canasvieiras, Florianópolis.
Dia: 16 de dezembro
Hora: das 14h30 às 16h
Local: Centro Cultural Veras, Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande,
Florianópolis.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).