A Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos (ASBRAFE) participará, de 26 a 29 de maio, da Celebra Show 2024. O evento, que é considerado uma das principais feiras de negócios para os segmentos de festas, candies, eventos sociais, datas sazonais, como Natal e Halloween, decoração com balões, confeitaria e parques, acontece no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
Durante a participação da ASBRAFE na feira, os interessados poderão conhecer os serviços e benefícios oferecidos, além de tirar dúvidas e obter informações sobre o mercado. A associação também promoverá ações interativas e dinâmicas para fortalecer o relacionamento com associados, parceiros, jornalistas e visitantes.
A ASBRAFE
Fundada em 2018, a ASBRAFE atua como representante oficial do setor de lojas especializadas em festas, candies e confeitaria. Ao longo dos seis anos de história, a entidade se destaca como uma voz forte e proativa no cenário nacional e busca garantir que as demandas e necessidades do setor sejam ouvidas e consideradas, trabalhando para a criação de um ambiente propício ao seu desenvolvimento.
Presidente Executivo da ASBRAFE, André Zolla, ressalta que o comércio das lojas especializadas ainda não é reconhecido como um setor no Brasil e, por isso, nem sempre há informações disponíveis sobre ele. “Desde a sua criação, a ASBRAFE se propôs a levantar e divulgar dados de mercado a fim de promover um maior conhecimento do setor e direcionar a atuação dos diferentes agentes que participam dessa cadeia de valor”, explica.
Em 2019, a entidade realizou a primeira pesquisa oficial do setor, visando apresentar o tamanho e as características do mercado no país. Já em 2023, divulgou a segunda edição do estudo, focado na caracterização detalhada das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria. “Esses estudos não apenas fornecem insights valiosos para os membros da associação, mas também contribuem para o direcionamento estratégico e o desenvolvimento sustentável do setor como um todo”, completa Zolla.
Atualmente, a ASBRAFE conta com cerca de 400 associados, entre indústrias do setor e lojas especializadas no segmento. Em um período de um ano, o número de associados da entidade cresceu 82%.
ICFestas
Criado em 2023 pela ASBRAFE, o Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos, o ICFestas, tem o objetivo de disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.
A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente pela ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador:
- A pesquisa é realizada com empresários de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos;
- Os empresários são questionados sobre a situação atual de suas empresas e suas expectativas para o futuro;
- As respostas são utilizadas para calcular o ICFestas, que varia entre 0 e 100 pontos;
- Um valor acima de 50 pontos indica otimismo, enquanto um valor abaixo de 50 pontos indica pessimismo.
Dados do setor em abril
O último índice divulgado em maio deste ano, referente ao mês de abril, apresentou queda, saindo de 53,3 para 50,4. Esse declínio, que já vinha se desenhando desde o final do ano passado, se intensificou em abril, levando o indicador para o campo neutro. Apesar da queda no ICFestas, a expectativa para o futuro do setor ainda é positiva, com 57,4 pontos.
Realizado entre os dias 2 e 13 de maio de 2024, o estudo aponta dois fatores importantes que contribuíram com a queda dos indicadores no último mês:
- A relativa decepção do setor em relação aos resultados da Páscoa de 2024, conforme visto na pesquisa anterior;
- Fatores Sazonais: Neste ano, a Páscoa caiu em março, ao contrário de 2023, quando o evento ocorreu em abril.
“Esse é apenas um recorte da pesquisa, que é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE. Através desta iniciativa, esperamos que o empresário possa avaliar a situação de sua própria empresa e planejar melhor as ações”, finaliza Zolla.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).