Blumenau abre licitação para nova cervejaria oficial da Oktoberfest

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A Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, publicou nesta quinta-feira, dia 23, o edital de concessão que vai definir a nova cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau.

A licitação será feita na modalidade “melhor preço” e abre espaço para participação de consórcios de cervejarias, ampliando as possibilidades de interessadas.

A nova cervejaria oficial poderá explorar comercialmente a Oktoberfest durante seis edições, da 38ª até a 43ª. Como contrapartida, a vencedora deverá construir uma área turística denominada “Boulevard”, com utilização de naming rights do espaço. As candidatas serão conhecidas no dia 10 de março.

A proposta de preço deverá ser de, no mínimo, R$ 2.830.000,00 por edição, nos seis anos de exploração comercial da Oktoberfest Blumenau, que serão pagos durante a vigência do contrato.

A cervejaria oficial também será responsável por projetar e executar a cenografia e decoração dos eventos. No entanto, o projeto deverá passar por aprovação da organização da festa. Mais uma vez será obrigação da licitada fazer a venda de chope sem álcool em todos os pontos de venda de bebidas dos eventos.

Blumenau abre licitação para nova cervejaria oficial da Oktoberfest. Foto: Daniel Zimmermann

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância dos valores obtidos por meio da licitação, que visam fomentar o turismo na cidade, com a promoção de eventos como a Páscoa, o Natal e o Réveillon.

“A Oktoberfest é o nosso principal produto turístico e acreditamos que é muito importante esse processo de escolha da cervejaria oficial, pois é por meio dele que fazemos desta a maior festa alemã das Américas e, além disso, desenvolvemos o turismo como um todo. Tivemos uma grande edição no ano passado e temos a certeza que com a nova cervejaria, advinda deste edital, faremos uma festa ainda melhor para os blumenauenses e turistas’’, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, o modelo de edital é eficaz e também garante que Blumenau possa prosperar ainda mais no que tange ao turismo.

“Todo o processo foi elaborado de acordo com a grandiosidade da Oktoberfest, que é destaque entre os grandes eventos no país. Neste ano abrimos para que consórcios de cervejarias, com somatórias de atestados, também possam participar do processo. Com isso, aumentamos o leque de possibilidades de parceiros para a nossa festa”, completa.

Boulevard

Uma das contrapartidas almejadas da cervejaria oficial da festa é a nova área dentro do Parque Vila Germânica, que visa a criação de um novo equipamento turístico para a cidade de Blumenau. A licitada terá o direito de utilizar o instrumento do “naming rights” do local até 31 de março de 2029. De acordo com o edital, o prazo máximo para entrega da obra fica estipulado para junho de 2024.

Neste novo equipamento poderão ser comercializadas exclusivamente marcas de produtos alcoólicos e não-alcoólicos da cervejaria oficial, com exceção para eventos com foco apenas em cervejarias artesanais.

“Blumenau vive o turismo durante todo o ano e este novo equipamento, além de contribuir com a promoção de eventos, também vai propiciar que a comunidade e visitantes tenham acesso a mais lazer e entretenimento”, aponta o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Cenografia

A cervejaria oficial será responsável pela formatação do projeto cenográfico e da decoração dos pavilhões da Oktoberfest Blumenau. A licitada deverá seguir os seguintes aspectos: projeto cenográfico apresentado deverá ser, obrigatoriamente, anual (para cada edição da Oktoberfest), original, seguindo referências da cultura germânica, cervejeira ou história local, não podendo ser replicado em nenhum outro evento patrocinado e/ou com participação da cervejaria oficial.

Naming rights

Além da comercialização de cervejas, chopes, licores, drinks prontos, refrigerantes, sucos, água mineral e souvenires, e da construção do Boulevard, a nova cervejaria terá o direito de exploração de naming rights de todos esses equipamentos. Também entram na relação o Biergarten (Setor 4) e o restaurante localizado no mezanino do pavilhão.

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