CASACOR/SC – Itapema apresenta 28 ambientes no roteiro de visitação

Compartilhe esta notícia:

Qual o futuro que está sendo construído no hoje? O que a atual geração deixará como legado para a que está por vir? As questões motivaram o elenco da CASACOR/SC-Itapema a projetar muito mais do que belos ambientes, mas especialmente a despertar a reflexão sobre as ações que modelam o futuro. 

A partir do tema “De presente, o agora” os 38 profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo revelam suas interpretações em 28 ambientes autorais. O percurso ocupa cinco andares do Boulevard Royal Residence, empreendimento da RDO Construtora, sede desta edição de 30 de junho a 11 de agosto.

O trajeto começa com o espaço “Bossa Nossa”, de autoria de Rafaela Pereira do Studio Cast Interiores, que propõe uma jornada pela essência brasileira. Seja na música, no design e na exuberância da rica flora tropical, a celebração do melhor do Brasil é exaltada em cada detalhe. Na sequência, as profissionais Maria Cristina Iglesias e Carolina Hernandorena assinam o “Galpão das Artes” destacando a arte têxtil, seus teares e desenhos que conectam a modernidade passando do oriente ao ocidente. 

“Jardim Sensorial” é o espaço da designer de interiores Juliana Laurindo para a loja de fragrâncias Mels Brushes. Pensado para ser um local de conexão com a natureza, com vegetação preservada e materiais naturais – como a madeira e a palhinha -, a composição oferece um verdadeiro refúgio sensorial de experiência com a marca. Já na sétima participação em CASACOR/SC, a arquiteta Natália Xavier apresenta o “Lagom”, ambiente desenhado para expor o modelo EX30 a convite da Dimas Volvo. Não se trata apenas de uma garagem, a profissional adicionou áreas de convivência para o desfrute dos apaixonados por carros.

Serenidade Elemental DECA de Laís Feitosa, Carla Fernanda e Jessica Dauer é uma sala de banho que convida a aproveitar o presente. Foto: Lio Simas

A harmonia entre o homem e a natureza é celebrada na “Suíte Sunset” do arquiteto Nelson Machado. Linhas curvas, formas suaves e tons acolhedores compõem uma atmosfera calma e elegante. De Aracaju, os arquitetos Carol Rabelo e Paulo Gervasi, do escritório Rabelo Gervasi Arquitetura, se apresentam ao mercado catarinense com a “Casa Origem”. A dupla traz sua vivência no Amazonas como inspiração para o projeto e destaca obras de artistas locais e artesanato de diversas etnias e comunidades ribeirinhas do Norte brasileiro.  

Para festejar a vida, o “Living Casa Lyz” do escritório Iost Arquitetura e Design é perfeito para os encontros. Contemporâneo e atemporal, o layout foi projetado de forma simples para permitir a integração de muitas pessoas na mesma metragem. “Terroir”, da arquiteta Agnes Picolotto, traz a proposta de uma área gourmet da casa de um viticultor, onde a simplicidade representada pelos materiais naturais acolhe os visitantes.  

Pensar no amanhã com autonomia é o questionamento do Estúdio Criativo Arquitetura de Joziane Marques Pavinato. O “Loft da Longevidade” faz pensar sobre como queremos viver no presente e futuro. E o cotidiano vivido com conforto e qualidade ganha versão nas mãos do escritório Sabrina Lücke Arquitetura e Interiores no “Loft Transcender”.

O casal de arquitetos Jackson Zacharias e Evelyn Gruber aposta na arquitetura afetiva, de significado e com propósito ao ressignificar a vida na cidade materializada na “Morada Oásis”. O loft serve como refúgio e integra a natureza ao ambiente urbano. Já o arquiteto Michael Zanghelini destaca o tom e vibração violeta no “Living Ametista”, um espaço de 90 m² que abrange áreas de estar, jantar e cozinha. 

Seguindo as linhas orgânicas e irregulares da natureza, com texturas que vão do rústico ao refinado, o ambiente comercial “Reminiscências” transporta para um passeio nas memórias afetivas e recordações dos arquitetos Hebert Evaristo e Luiza Fortkamp do Estúdio HL – Arquitetura e Interiores. As paredes da casa da vó, as curvas da casa de João de barro, a madeira caiada desbotada levam à reflexão sobre o que fazemos hoje para criar memórias, ou melhor, reminiscências para as novas gerações? “Reencontro” de Natália Zambenedetti Arquitetura e Interiores joga luz sobre quem somos, como atuamos e o que deixamos para trás quando não lembramos de olhar para nós mesmos. 

A arquiteta Isadora Cachoeira se inspira na filosofia de que o eterno está sempre ao redor permeando todos os aspectos da existência. O “Espaço Onipresença” está configurado num living e área gourmet com móveis e materiais selecionados para viver o presente. A arquiteta Thayane Santana retrata um ambiente habitado por uma mulher moderna e ousada, que trabalha como estilista e influencer. O estilo de vida é representado no  “Neo Femme”.  

O agora como preciosidade. As arquitetas Daniela Schmitt Arquitetura Daniela Schmitt e Isabela Gilli Moritz são autoras do ambiente “Pausa para o presente”, como forma de sensibilizar os visitantes para a vida que se desenrola de instante a instante. Personalidade no morar é o que defende a designer de interiores Laryssa Toledo Ferreira no “CAS’ALMA”. Atrelado ao conceito do autêntico, o espaço conjuga as memórias afetivas para o campo do contemporâneo. 

“Serenidade Elemental DECA” marca a estreia do escritório LOF.D, LOF + Dauer Studio na mostra catarinense. Laís Feitosa, Carla Fernanda e Jessica Dauer criam uma sala de banho como resguardo para a alma inspiradas na filosofia de viver plenamente o momento presente. Também pela primeira vez no elenco, a arquiteta Samira Mussi resgata sua ancestralidade e festeja suas raízes no “Herança Viva – Conectando Origens e Inspirações”. A profissional destaca a importância do passado para construir o futuro como legado para as futuras gerações.

“Cosmopolita” carimba a segunda participação da arquiteta Bia Kestering na CASACOR/SC. O loft mescla resquícios da vida urbana equilibrados com momentos de sossego numa proposta de quase 150m². O “Wine Bar” de Marli Scarpari e Phellipe Paroschi, da Augen Arquitetura, aponta para uma tendência forte no mercado: os Wine Bars. Com a popularização do mundo dos vinhos, a proposta oferece uma experiência completa para admiradores dos bons rótulos.

O designer e arquiteto Laccy Silva, LCY Concept, trabalha o conceito de biofilia no “Ancestral Pub”. Segundo o profissional, visitantes serão convidados a descobrir os espíritos da floresta no incrível papel de parede que dialoga com a linda biofilia do teto; a coleção de mobiliário assinado e fabricado com madeira de redescobrimento e viajaremos no tempo ao som do recorte de cem anos da música brasileira. O “Lounge de Estar”, de Linda Martins e Linda Cris Araújo da Maraú Design Studio, é dedicado ao relaxamento e à convivência, projetado para incentivar os momentos de pausa e conexão no agitado ritmo da vida moderna. 

Ainda abordando o valor do momento, o arquiteto Felipe Medeiros harmoniza a relação entre natureza e construção no seu “Refúgio do Tempo”. O projeto destaca a atemporalidade, os materiais e as cores, além da arte, integrando o trabalho de artistas locais. O “Café Bistrô Chá da Alice”, de Jordana Battisti Arquitetura e Gestão, propõe uma vivência sensorial única. Seja no mobiliário escolhido, na iluminação, nas obras de arte e elementos de fantasia que habitam o espaço. 

As arquitetas Luise Deschamps e Francieli Deschamps ficaram responsáveis por contar os 40 anos de história da “RDO um legado em construção”. A dupla revela fatos da  família Deschamps, que cruzou o oceano em busca do bem-viver. Fecha o circuito de visitação o ambiente “Origem – Terraço um convite ao estar” de Mack arquitetura por Keli Camara Maksimiuk. O terraço é um convite ao estar, uma arquitetura para sentir, para sair do cinza das cidades artificiais e conectar o humano, é um lugar para estar.

A CASACOR/SC – Itapema funciona de terça a sábado, das 13 às 21h. No domingo e feriados, das 13h às 19h. Os ingressos, no valor de 90 reais,  podem ser adquiridos na bilheteria on-line https://appcasacor.com.br/events/santa-catarina-itapema

CASACOR/SC – Itapema

Quando: De 30 de junho a 11 de agosto

Onde: Boulevard Royal Residence – RDO Empreendimentos

Endereço: Rua 119 (esquina com a Av. Gov. Celso Ramos, Centro, Itapema)

Funcionamento: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingo, incluindo feriados, das 13h às 19h. 

Ingresso: R$90,00 (inteira)

Visitantes com direito a desconto de ½ entrada devem apresentar a comprovação do direito ao benefício e documento com foto na bilheteria CASACOR/SC. Os descontos não são cumulativos.

Estacionamento: Terceirizado (entrada pela rua 119)

Bilheteria on-line: https://appcasacor.com.br/events/santa-catarina-itapema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *