21 pessoas, um sonho e uma câmera na mão! Assim começou a trajetória da Eclipse, equipe formada por cineastas, atores, fotógrafos e artistas, que está participando de uma super disputa do cinema mundial, a Yes We Cannes Global Film Challenge – YWC. A competição vai selecionar os melhores filmes de cada cidade para fazerem suas produções inéditas e exibir no Festival de Cinema de Cannes. O júri popular ocorre até dia 17 de dezembro pelo link: https://vimeo.com/ondemand/yeswecannes2023groupc.
Para chegar até aqui os profissionais suaram a camisa. No início de dezembro participaram do YWC, onde as equipes inscritas tiveram apenas 48 horas para fazerem um curta-metragem. Toda a produção, da escrita, filmagem, edição e trilha sonora musical, foi feita entre os dias 1 e 3 de dezembro, em Florianópolis, já que cada equipe pôde realizar na sua própria cidade. O Yes We Cannes segue o mesmo formato do 48 Hour Film Project, onde todos os aspectos do filme são definidos por uma comissão organizadora na hora do evento.
Cada equipe seleciona o gênero em um sorteio aleatório antes do início da competição, e recebem um personagem, um adereço e uma linha de diálogo que devem, obrigatoriamente, estar na produção. Entre os países representados na disputa mundial estão: Estados Unidos, Bolívia, Curaçao, Quênia, México, Canadá, Colômbia, República Checa, Itália, Uruguai, Chile, Argentina, França, Inglaterra, Japão, África do Sul, Holanda, Irlanda, Porto Rico, Gana, Austrália, Brasil, Polônia, Escócia, Suíça, Líbano, Portugal, Bélgica, Albânia, China
Nesta competição mundial, onde os participantes são convidados, os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar de Melhor Filme de cada cidade têm a oportunidade de realizar uma produção inédita. Os 15 melhores filmes serão exibidos no Filmapalooza, em Lisboa, em Março de 2024. Em seguida, os oito melhores filmes serão exibidos na Short Film Corner do Festival de Cinema de Cannes. Além disso, o vencedor de Melhor Filme ganhará US$2.000 e terá exibição garantida no Filmapalooza e em Cannes de 2024.
Sobre “Vernissage”
A produção dos catarinenses, tem 8 minutos e teve como maior desafio a gestão do tempo, afinal toda a elaboração do projeto foi pensada e executada em 48 horas. O curta conta a história de um pintor excêntrico, que buscando inspiração para a sua próxima Obra, tenta recriar de forma inusitada uma figura de seu passado imemorável.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Líder, ator e co-roteirista – Guilherme Eyng – https://www.instagram.com/gui.eyng/
Produção e atriz – Helena Maier – https://www.instagram.com/helenamaier/
Direção e Montagem – Laura Azambuja – https://www.instagram.com/lauraazbj/
Operador de Câmera e Direção de Fotografia – Leo Lira – https://www.instagram.com/leol.mov/
Diretor de Fotografia – Matheus Fighera – https://www.instagram.com/matheusfighera/
Direção de Arte e Maquiagem – Mariana Tzaschel – https://www.instagram.com/mtc.makeup/
Assistente do Direção de Arte e Assistente de Produção – Mari Morossino – https://www.instagram.com/marims._/
Assistente do Direção de Arte – Marina Meireles – https://www.instagram.com/_marina_meireles_/
Figurino – Marla Coelho – https://www.instagram.com/marlacoelhofigurino/
Figurino – Ana Lewis – https://www.instagram.com/anaclewis/
Pedro Paulo Barcellos – https://www.instagram.com/ppbarcellos/
Co-Roteirista – Douglas Jansen – https://www.instagram.com/odouglasjansen/
Continuidade – Iván Bustingorri – https://www.instagram.com/ivanbustingorri/
Atriz – Amanda Vizentainer – https://www.instagram.com/amandavizentainer/
Ator – Vitor Hugo Assunção – https://www.instagram.com/atorvitorhugo/
Direção de Som e Desenho de Som – Victor Caetano – https://www.instagram.com/akavitu/
DIT e Assistência de Edição – Luan de Liz
Making-off e Fotografia Still – Dressa Ferreira – https://www.instagram.com/dressaferreirafotografia/
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).