Blumenau comemorou 172 anos de fundação no último dia 02 de setembro. E uma das coisas que mais me deixa apaixonado pela História da cidade, é a quantidade de curiosidades que o nosso município possui. Separei, então, cinco 5 fatos curiosos que talvez você não saiba sobre os primeiros anos da nossa amada cidade.
Você sabia que…
Já havia moradores aqui antes de Dr. Blumenau: Dr. Blumenau não foi o primeiro imigrante a chegar nas terras banhadas pelo Rio Itajaí-Açú. Ele mesmo esteve aqui pela primeira vez em 1848 quando inclusive pernoitou na casa de Peter Wagner na região que hoje é o City Figueira no Vorstadt. Outras famílias também já habitavam a região e sem contar os indígenas Kaigangs e Xoklengs também chamados de Botocudos.
Dr. Blumenau não veio com os 17 imigrantes: Os primeiros imigrantes desembarcaram no antigo porto de Blumenau, onde hoje fica a Praça Hercílio Luz (Biergarten) no dia 02/09/1850 mas Blumenau já os esperava aqui, inclusive, ele que preparou o primeiro barracão de imigrantes para abrigar os recém chegados. Quem teve a missão de capitanear esses imigrantes foi Reinhold Gaertner, sobrinho de Dr. Blumenau.
Nem sempre foi 2 de setembro de 1850: O aniversário da cidade nem sempre foi comemorado no segundo dia de setembro. Isso porque inicialmente, Dr. Blumenau adotara a data de 02 de agosto de 1852, data que os primeiros lotes coloniais foram entregues aos primeiros moradores na região do Garcia. A data que conhecemos hoje foi oficializada no ano de 1900 por Bonifácio da Cunha.
Blumenau era muito maior: A extensão territorial da cidade era de 10.610km². Para se ter uma ideia, Blumenau fazia limite com Lages. A partir de 1934, Blumenau foi desmembrada em 38 municípios e a razão foi principalmente obter o enfraquecimento político e econômico da cidade. Hoje, o município possui uma extensão territorial de 519km².
Enchente desde sempre: Blumenau sofreu sua primeira enchente com apenas seis meses de colônia estabelecida. O rio devastou as primeiras plantações e carregou tábuas que estavam prontas para serem usadas nas primeiras residências.
Fonte: Livro do Centenário de Blumenau.
André Cantoni, um apaixonado pela História de Blumenau, é apresentador do podcast Blumencast, que tem crescido e conquistado cada vez mais audiência do público blumenauense. O Blumencast traz personalidades marcantes da nossa cidade abordando temas como história, jornalismo, política, humor, conteúdo digital, viagens e muito mais! Uma verdadeira memória digital de Blumenau e Região tem sido formada com esse canal. Você encontra conteúdo do Blumencast no Youtube, Instagram e Plataformas de Áudio.