O Colinas Camboriú Village e o COC Balneário Camboriú uniram forças em uma iniciativa inspiradora: um dia dedicado ao plantio de mudas de árvores nativas em família. Realizada no último sábado, 2 de março, no Colinas de Camboriú, a ação proporcionou um encontro interativo e educativo para mais de 600 pessoas, voltado para crianças de 6 a 11 anos do COC e seus familiares, promovendo a consciência ambiental e a importância das árvores nativas para o futuro do planeta.
Entre as espécies plantadas, destaque para Sibipiruna, Ipê amarelo, Ipê rosa, Pitangueira, Pata-de-vaca, Aroeira e Araçá. Estas mesmas espécies fazem parte do projeto paisagístico funcional do bairro Colinas de Camboriú Village, demonstrando o compromisso com a preservação ambiental e a criação de um espaço harmonioso e sustentável.
De acordo com o CEO da ABC Embralot, Thiago Cabral, o evento proporcionou uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, promovendo a integração e o aprendizado sobre a importância da preservação ambiental e a criação de um futuro mais verde e sustentável. “A ação também fortaleceu laços entre a comunidade escolar e o Colinas Camboriú Village, proporcionando um momento de conexão entre as famílias”, cita.
Plantas nativas atraem pássaros, abelhas, borboletas e outros animais típicos da região, aumentando a biodiversidade e promovendo um equilíbrio ecológico saudável. Além disso, a presença de espaços verdes proporciona uma sensação de calma e tranquilidade, estimula os sentidos, inspira as pessoas a se envolverem em atividades físicas, além de promover interação social, senso de comunidade e apoio social.
Mão na massa
Para o diretor do COC, André Volpato, ver os alunos em contato com a natureza vai ao encontro do propósito da escola e a parceria com o Colinas de Camboriú Village reforça estre compromisso. “Temos propósitos muito parecidos que é o de colocar as famílias no centro de nossas ações”, cita Volpato. Ele acrescentou que a intenção é continuar realizando atividades voltadas à natureza no Colinas de Camboriú. “Em breve teremos surpresas”, completou.
As famílias receberam mudas, pás pequenas e adubo para o plantio, além de orientações de profissionais especializados. O professor do COC João Moia Neto e a arquiteta e urbanista da Embralot, Fernanda Amorim, enriqueceram a experiência com explicações sobre as plantas, tornando o aprendizado divertido e interativo. Segundo o professor, a ação foi muito importante não só pela questão ambiental, mas também emocional. “As famílias plantaram não apenas uma árvore, mas uma mensagem para o futuro”, disse.
Segundo o estudante Antônio Sgarbi Gialdi, participar do plantio de uma muda de árvore e poder ter o seu nome na planta foi uma iniciativa incrível. “Agora posso ter a minha própria árvore”, disse. Para Carla Sgarbi, mãe de Antônio, a ação promovida pelo Colinas de Camboriú em parceira com o COC é uma experiência que dificilmente os estudantes vão esquecer.
A iniciativa também demonstra o compromisso com a educação das novas gerações. Ao proporcionar a oportunidade de participar do plantio e interagir com especialistas, o evento contribui para o desenvolvimento de uma consciência ambiental desde a infância. As crianças aprendem sobre a importância das árvores nativas para a biodiversidade, o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida.
Mais do que um condomínio, uma comunidade
O Colinas de Camboriú Village, bairro planejado da incorporadora Embralot, aproxima o novo conceito de morar, em que as pessoas buscam mais tranquilidade, comodidade e conexão com a natureza. As ações especiais realizadas no bairro, como o plantio de mudas, buscam antecipar o estilo de vida em comunidade que será vivenciado no espaço, gerando conexão entre os futuros vizinhos e construindo um futuro mais próspero e sustentável.
O Colinas de Camboriú Village fica situado na BR 101, km 131, Avenida Marginal Oeste, em Camboriú. Mais informações pelo www.colinasdecamboriuvillage.com.br.
HALLO! Magazine surge em 2013, com edições impressas, com notícias orientadas à soluções, despertando interesse e engajamento de seus leitores e leitoras. Em 2022, já é multiplataforma (formatos impresso e eletrônico).