Dando início a esta coluna, abordarei fatos curiosos da história de Blumenau, e resolvi trazer conteúdo sobre os jornais antigos que marcaram a sociedade blumenauense:
Conheça:
Blumenauer Zeitung: fundado em 1881, com tiragem semanal em quatro páginas que era distribuído também em Itajaí, Brusque, Joinville, Desterro (hoje, Florianópolis), Rio de Janeiro e Alemanha. Foi o primeiro jornal de Blumenau e seu fundador foi Hermann Baumgarten. Antes do Blumenauer Zeitung, o jornal que circulava pela incipiente colônia era o Kolonie Zeitung de Joinville. O jornal era publicado basicamente todo em língua alemã.
Immigrant: O segundo jornal genuinamente blumenauense foi fundando em 1883 para concorrer com o Blumenauer Zeitung já que à época, as correntes ideológicas políticas entre federalistas e republicanos estavam acirradas. O fundador do Immigrant foi Bernardo Scheidemantel, também conhecido por ter sido o primeiro fotógrafo profissional da cidade. Uma das curiosidades era que o Immigrant trazia a “escala semanal de horários” de partida do Vapor Progresso.
Der Urwaldsbote: Em 1893 nasce “O Mensageiro das Florestas” ou “Correio da Mata” que era o significado do nome do jornal fundado pelo Pastor Faulhaber. O jornal tinha forte orientação religiosa da comunidade luterana mas com o passar dos primeiros anos foi amornando até dar espaço para as ideias fortes e políticas de Eugen Fouquet. O Jornal encerrou suas atividades em 1941. Seu prédio histórico fica na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Paul Hering onde hoje se encontra uma livraria.
Saiba mais nos links:
http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/Cidades2/Blumenau.html
https://adalbertoday.blogspot.com/2011/09/historia-da-imprensa-em-blumenau.html
André Cantoni, um apaixonado pela História de Blumenau, é apresentador do podcast Blumencast, que tem crescido e conquistado cada vez mais audiência do público blumenauense. O Blumencast traz personalidades marcantes da nossa cidade abordando temas como história, jornalismo, política, humor, conteúdo digital, viagens e muito mais! Uma verdadeira memória digital de Blumenau e Região tem sido formada com esse canal. Você encontra conteúdo do Blumencast no Youtube, Instagram e Plataformas de Áudio.